Logo
Imprimir esta página

Conheça as quatro principais tendências para o varejo alimentar online em 2021

Um estudo realizado pela Harvard Business Review apontou que 73% dos consumidores usam mais de um canal durante sua jornada de compra. "Esse dado pode parecer distante do varejo alimentar, mas não é. E a grande indústria já percebeu esta tendência e investe pesado em marketing digital e nas estratégias online e omnichannel", afirma Fernando Bravo, fundador e CEO da VipCommerce, empresa de tecnologia especializada no segmento de e-grocery.

Conforme ele explica, após o fenômeno da transformação digital, uma parcela significativa da população passou a utilizar cada vez mais a tecnologia para realizar tarefas simples do dia a dia. Atualmente, o Brasil conta com 230 milhões de smartphones em uso. "Os planos deixaram de ser comercializados em minutos para serem vendidos em dados. Isso abriu uma avenida de oportunidades para que fossem criadas experiências híbridas ao consumidor, gerando muito mais proximidade entre loja e cliente", explica Bravo.

O especialista elencou as quatro principais tendências para o varejo alimentar online em 2021:

1 - Adoção da estratégia figital = físico + digital

Existe, nesse momento, uma digitalização acelerada do varejo, uma vez que o contexto atual está tracionando fortemente a evolução digital das empresas de modo geral. "Para o próximo ano, a expectativa é que as empresas invistam cada vez mais na estratégia figital, ou seja, na confluência de canais físico e digital", opina o CEO da VipCommerce.

O primeiro passo para isso é a adoção de um plano de construção de um canal online para aprimorar a relação com os clientes e gerar proximidade. Segundo dados do IBGE de 2018, o principal fator de escolha dos supermercados, elencado com 52% de relevância, é a proximidade - isso em todas as classes sociais. "O meio online é o principal elo de ligação do tecido omnichannel, conectando e impulsionando as demais estratégias de vendas", destaca.

2 - Compatibilidade dos canais online e off-line

Alguns varejistas lutam contra a compatibilidade dos canais físico e digital por acreditarem que precisam privilegiar um deles, mas isto é um equívoco. Isso porque, enquanto o canal online sustenta o relacionamento e a fidelização do consumidor, o off-line é aquele que converte as vendas. "É fundamental relacionar os dois mundos, mantendo ações sempre equivalentes em ambos os espaços", esclarece Bravo, lembrando que a cultura omnichannel prevê que não haja atritos entre online e off-line. Como exemplo, ele lembra que a indicação de preços iguais nos dois canais é uma pedra fundamental para a relação igualitária, bem como condições promocionais, sorteios, etc.

3 - Geração de experiências híbridas

Cada vez mais, vamos presenciar estratégias que propiciem experiências híbridas para os consumidores, como por exemplo opção de drive thru, compre e retire, utilização do aplicativo para finalidades dentro da loja física, ofertas pelo celular de acordo com o comportamento de compras. "Dentro deste contexto, uma tendência relevante para os próximos anos será a utilização dos apps para recursos durante as compras in loco, bem como evoluções relacionadas ao delivery - processos avançados de separação, empacotamento e entrega rápida".

4 - Adoção de soluções cada vez mais robustas

Em cerca de dois anos, a tendência é que haja uma evolução significativa dos sistemas adotados pelo varejo alimentar. O clímax da estratégia figital será o chamado Shop & go, no qual o cliente realiza a compra pelo app dentro da própria loja e já retira, utilizando um dispositivo para uma experiência de compra rápida e dinâmica.

"Daqui para a frente, dentro da perspectiva omnichannel, as empresas de varejo alimentar passarão por um intenso aprendizado sobre o comportamento de consumidor e serão capazes de gerar campanhas, ofertas, promoções e muito mais de acordo com aquele cluster de clientes, de forma muito mais assertiva", finaliza o CEO da VipCommerce.

Sobre a VipCommerce

A VipCommerce é uma empresa especializada em soluções omnichannel voltadas para o segmento e-grocery. Sua plataforma de e-commerce e seu modelo logístico criado exclusivamente para o varejo alimentar permite às lojas físicas incorporar os benefícios dos serviços digitais utilizando marca própria, por meio de site e aplicativo, garantindo assim um melhor relacionamento com os clientes. Atualmente, mais de 300 lojas distribuídas em 15 estados já se beneficiam das soluções da VipCommerce.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto