Logo
Imprimir esta página

Cão e altas temperaturas – o que é preciso saber

Cão e altas temperaturas – o que é preciso saber

A que o tutor precisa ficar atento nesta época do ano

Cuidados com animais de estimação devem ser constantes. Mas, de acordo com a estação do ano em que estamos, tutores precisam ficar atentos a algumas questões. “No verão, época em que temos temperaturas mais elevadas, é importante que o tutor saiba que o cão não sofre perda de calor como nós, por meio da transpiração, do suor. Esta perda de calor no cão se dá por meio da ofegação e por meio de glândulas que ficam nas patas, entre os dedos”, explica o médico-veterinário Alexandre Merlo e gerente técnico de Animais de Companhia da Zoetis.

O especialista enumera uma série de precauções que o tutor deve ter neste momento com o cão. Confira!

Ø Deixar água limpa e sempre disponível

Como o cão não tem perda de calor pelo suor como os humanos, a água é importante para que ele se refresque. Preste atenção se a vasilha de água não fica exposta ao sol. A água deve estar limpa e fresca.

Ø Banho

A maioria dos cães, que vive em casa ou apartamento, toma banho uma vez por semana. Para animais de porte pequeno, essa frequência pode ser mantida. Para os de porte grande, que muitas vezes não tomam banho toda semana, banhos mais frequentes podem ser recomendados, na dependência da rotina.

Ø Tosa

Os pelos retêm o calor no animal. O tamanho, se mais curtos ou longos, muitas vezes acaba sendo uma decisão humana com base nos padrões raciais definidos. Há raças com pelos tradicionalmente mais curtos e outras em que os pelos são mais longos.

No verão, podemos, no entanto, deixar o pelo em um comprimento menor. Mas deixar rente à pele não é recomendado. Além do corte, a escovação, que em geral ocorre de uma a duas vezes por semana, é bastante importante.

Ø Horários de passeio

O cão absorve calor do ambiente, mas não tem a mesma facilidade para eliminá-lo, uma vez que não sua como as pessoas. Se a temperatura for muito elevada, ele não conseguirá ofegar para dissipar o calor na mesma proporção. Por isso, não é recomendado que o passeio seja feito nos horários mais quentes do dia, como próximo à hora do almoço. Isso pode levar o cão a um estado de intermação, que é o colapso causado pelo aumento de temperatura após suma exposição a calor excessivo. Sintomas como ofegação muito intensa após um passeio, fraqueza e redução de consciênca podem indicar uma situação de risco, e o animal deve ser imediatamente levado ao médico veterinário para resfriar o corpo. Em alguns casos, a intermação pode levar até a óbito.

Além do horário do passeio, que deve ser feito logo cedo pela manhã ou no fim da tarde, o animal deve estar sempre próximo à sombra para evitar que as patas não tenham contato com o chão quente. Paradas ao longo de todo o passeio devem ser feitas para que o animal descanse. Levar água fresca e oferecê-la frequentemente também é necessário.

Ø Doenças, pulgas e carrapatos

Prevenção e tratamento para pulgas e carrapatos devem ser realizados durante todo o ano. Porém, é no verão que esses parasitas proliferam mais rapidamente, e os cuidados devem ser redobrados. Revolution e Simparic podem ajudá-lo a combater esses parasitas.

Revolution é vendido em forma de pipetas, que devem ser aplicadas sobre a pele na região da nuca (ou transição entre pescoço e tórax) do animal. O produto é de fácil e rápida absorção e pode ser utilizado em filhotes de cães e gatos a partir de 42 dias. Já Simparic vem em formato de comprimidos e é indicado para cães. Tem ação em carrapatos, pulgas e três tipos de sarnas e começa a agir em três horas após a administração oral. Para pulgas e carrapatos, uma única dose mantém alta eficácia por até 35 dias.

Uma doença que também tem sua ocorrência aumentada nesta época é a dirofilariose, causada por um verme que se abriga no coração do cão, e pode levar à morte. É transmitida por mosquitos de várias espécies que vivem em vários locais, em especial em regiões litorâneas.

Se você mora na praia costuma levar seu cão ao litoral, ou ainda mora em áreas com incidência alta de mosquitos, a maneira mais rápida e eficaz de protege-lo é fazendo a prevenção. Para isso, contamos em nosso portfólio com ProHeart SR-12 e Revolution.

Lembre-se de levar seu cão pelo menos uma vez ao ano, a um médico-veterinário e de que qualquer tratamento deve ter o acompanhamento de um especialista.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 65 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2018, obteve faturamento de US$ 6,3 bilhões de dólares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto