Logo
Imprimir esta página

2020 encerra com forte impacto nas relações interpessoais

Vida conjugal e demais aspectos “em família” revelam efeitos da pandemia entre familiares

Os impactos das medidas de prevenção ao coronavírus tiveram forte impacto nas relações pessoais. Ao longo do ano, o crescente número de divórcios foi amplamente mencionado pelos órgãos competentes, com sensível aumento após o mês de setembro.

Segundo informações do Registro Civil (CRC Nacional), em abril deste ano foram realizados 25.394 registros, uma queda de 61% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Para a terapeuta tântrica e especialista em relacionamentos entre casais, Deva Dasi Abigail, alguns fatores se revelam pelo fato das pessoas estarem passando mais tempo juntas, o que as obriga também a olharem para os desafios da convivência diária.

“O confinamento devido à pandemia tem trazido não somente o ônus para o bolso, mas também para muitas pessoas que evitavam até então lidar com suas questões emocionais. A percepção da falta de sintonia entre os casais que ficava escondida por meio do trabalho, da “vida agitada” de ambos, veio à tona com os números, não só de mortes pelo Covid, mas pelo aumento de violência doméstica, divórcios e abusos de ambos os lados”, explica Dasi.

Para ela, há fortes indicadores de que os homens são fortemente impactados neste processo, já que, na grande maioria das vezes, não lidam muito bem com as próprias emoções.

“O número de 60% de mortes do sexo masculino no Brasil escancara essa situação, bem como as denúncias de abuso e violência doméstica advinda por parte das mulheres. E não é sobre machismo ou feminismo. É falta de informação mesmo”, afirma a especialista.

Segundo ela, falta inteligência emocional, o que diminui drasticamente a imunidade. “Pesquisas mostram que um coeficiente de inteligência positiva mais alto resulta em um sistema imunológico mais eficiente, níveis menores de hormônios relacionados ao stress, menor pressão arterial, menos dor, menos resfriado, sono melhor e uma probabilidade menor de ter hipertensão, diabetes e derrames. Ou seja, cuidar da Inteligência Emocional é sim cuidar da saúde”, explica.

Tratamento pode estar no próprio corpo – Deva Dasi Abigail, que tem larga experiência em terapias corporais, afirma que novos caminhos podem ser apontados a partir do “olhar” para o próprio corpo.

“Muitos acreditam que a solução está em trabalhar apenas no aspecto mental. O que também devido a pesquisas se torna ineficaz, uma vez que apenas 5% de nossas decisões é comandada pela parte racional, e os 95% do seu tempo, pela parte irracional do seu cérebro. Ironicamente, a solução é olhar para o corpo. O nosso corpo carrega memórias desde que nos entendemos por gente, dentro da barriga de nossa mãe”, enfatiza.

Entre os aspectos mencionados pela terapeuta como possibilidades de melhoria estão a atenção à respiração, relegada com o nível alto de ansiedade e stress, o cuidado com o funcionamento do corpo, a relação com a alimentação e o entendimento sobre as experiências corporais, que culminam com as relações sexuais. Nesse sentido, buscar o auxílio de terapeutas é o melhor caminho para repensar tais dilemas.

Sobre Deva Dasi - Deva Dasi Abigail é engenheira elétrica pela Unesp, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV. Após atuar quase dez anos em projetos de instalações nas áreas de siderurgia, hospitalar e mineração, iniciou sua busca pelo autoconhecimento. Antes de viajar para Vancouver no Canadá, iniciou sua pesquisa mais aprofundada sobre o Tantra, e percebeu que poderia ajudar outras pessoas, tanto no Brasil quanto no Canadá. Posteriormente voltou ao Brasil onde se especializou em coaching de Relacionamentos e Sexualidade, e em cura para Disfunções Sexuais utilizando o tantra, com formação pelo Metamorfose – Escola da Nova Sexualidade. Atualmente atua como palestrante, terapeuta tântrica e coach, com atendimentos presenciais e on-line.

É de autoria de Deva Dasi Abigail o livro “Entendendo o mapa da mina”, publicado pela Appris editora. A obra está dividida em 5 capítulos, e tem prefácio de João Bosco Tavares Lima, psicólogo, escritor e idealizador do projeto Social “Semeando o Bem”.

Em linguagem leve, simples e bem-humorada, ela relata um pouco do trabalho que desenvolve com homens e mulheres, tendo como base o tantra. Trata-se de uma filosofia comportamental milenar, de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto