Logo
Imprimir esta página

2020: a década de reafirmação da TV aberta no Brasil

década de reafirmação da TV aberta no Brasil - (Divulgação) década de reafirmação da TV aberta no Brasil - (Divulgação)

Consolidação foi marcada principalmente pela digitalização do sistema e interatividade década de reafirmação da TV aberta no Brasil

Se o ano de 2020 tem sido difícil para a maioria dos setores econômicos no âmbito global, no Brasil não seria diferente. Mesmo assim, em meio a tantos obstáculos, pode-se dizer que um setor em especial ganhou relevância entre a população nos últimos meses: o da TV aberta.

E não foi só este ano. Apesar da concorrência dos serviços de TV por assinatura e streaming, a TV aberta reafirmou na última década sua posição como principal veículo de comunicação, seja por conta do seu acesso democrático, por ser o único meio que consegue transmitir a todo o território brasileiro, pela informação em tempo real e sem custo ou por contar com uma programação eclética. Por meio da TV, os alunos da rede pública de alguns estados puderam assistir às aulas e a população tem recebido informações atualizadas sobre a pandemia com intervalo de minutos.

Assim, não é exagero dizer que a TV aberta se desenvolveu mais na última década do que em qualquer outra, já que tem seguido um processo de evolução contínuo. “Em 1970 era lançada a TV analógica em cor. O grande salto tecnológico da TV aberta aconteceu em 2007, com o lançamento da TV digital no Brasil. Portanto, passamos 37 anos para ver a TV se transformar naquilo que é hoje. A partir desse momento, pudemos abrir um leque de oportunidades: conteúdos de altíssima qualidade, podendo ser acessado por todos os domicílios, de forma livre e gratuita, além de alcançar meios móveis alternativos, nos aproximando ainda mais ao nosso telespectador através da interatividade.", explica José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

Entre a digitalização do sistema e a inserção de recursos interativos, veja a seguir os cinco principais pontos que fizeram desses últimos 10 anos a melhor década da televisão brasileira.

Switch off em todas as capitais – o processo de desligamento do sinal analógico para dar lugar à tecnologia da TV digital se iniciou em 2016, mas foi apenas em meados de 2017 que o país alcançou a marca de 100% das capitais digitalizadas. Hoje, aproximadamente 2.000 municípios já passaram pela transição e a expectativa é que até 2022 todo o território brasileiro seja digitalizado.

Lançamento dos Smart TVs – parece até que faz mais tempo que os televisores conectados à internet passaram a fazer parte da rotina dos brasileiros, mas a verdade é que eles só chegaram ao país por volta de 2011.

Interatividade com o DTV Play – a proposta de interatividade na TV aberta saltou de nível com a criação do DTV Play (também conhecido como Ginga perfil D), em 2018. A tecnologia, que deverá ser embarcada nos Smart TVs a partir de 2021, é o que permite transitar de forma fluida entre a programação aberta e os conteúdos oferecidos por internet.

HDR e Áudio imersivo – o Fórum SBTVD aprovou em 2019 as tecnologias de High Dynamic Range (HDR) e Áudio imersivo (ou áudio 3D) para a TV aberta. Isso significa que os telespectadores que tiverem os televisores compatíveis com esses recursos poderão ter acesso a um sistema de cores mais próximas da realidade e um som capaz de preencher todo o ambiente.

Call for Proposals para a TV 3.0 – considera-se atualmente que o Brasil esteja usufruindo da versão 2.5 da TV digital (que é a intermediária ente o padrão HD e Ultra HD). No entanto, já foram iniciados os estudos e, neste ano, foi realizada uma chamada para propostas da TV 3.0. Assim, empresas de todo o mundo trouxeram sugestões que serão avaliadas pelo Fórum SBTVD e, se possível, aplicadas ao novo padrão da televisão digital no Brasil.

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústria de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto