Logo
Imprimir esta página

Fim de ano: veja como harmonizar vinhos e carnes

Especialista indica os melhores caminhos na combinação entre a bebida e os tradicionais pratos de Natal e Réveillon

O final de ano chegou e, com ele, as confraternizações. Mesmo que mais intimistas, as reuniões entre amigos e familiares são oportunidades perfeitas para refletir sobre o ano que passou e vislumbrar novas oportunidades para o que está por vir. Aliado a isso, a composição de uma bela ceia é capaz de tornar esses eventos ainda mais memoráveis, principalmente quando acompanhados de bons vinhos.

Guilherme Melo, co-fundador da Ohca, holding de bebidas brasileiras detentora da marca Vinho 22, explica que o intuito da combinação entre vinhos e alimentos é a ampliação dos sabores. “O melhor da harmonização acontece quando um elemento complementa o outro. Ou seja, o sabor da bebida se une ao da refeição e gera um terceiro sabor com maior impacto no paladar. Logo, a proposta de combinar esses produtos com as receitas festivas é uma maneira de enriquecer a ceia”.

De acordo com o executivo, o mais importante é agradar o paladar de cada pessoa – e cada um pode explorar as próprias harmonizações e decidir o que mais gosta. Mas para os que gostam de explorar as combinações recomendadas para cada tipo de vinho, a dica é seguir uma das duas técnicas mais usuais, que são: (1) por contraste, na qual as características do alimento são totalmente distintas das bebidas, como no caso de vinhos adocicados com pratos salgados; ou (2) por similaridade, em que o exemplo tradicional é o das bebidas doces com as sobremesas. Levando isso em consideração, veja algumas dicas de como destacar os sabores à mesa neste fim de ano:

Chester ou Peru

Carnes brancas (tipicamente peixes e frangos) são comumente harmonizadas com vinhos brancos. Mas o Chester e o Peru apresentam algumas particularidades, como a firmeza e intensidade do sabor, que tornam a harmonização com tintos bastante interessante. A sugestão aqui é o 22Tarsila Merlot, uma bebida versátil de paladar maduro e macio.

Tender

Além de marcante, a carne suína é uma das mais versáteis em termos de combinações. Tintos, rosés e brancos costumam ser boas alternativas, então é um bom prato para explorar e experimentar diferentes harmonizações. Uma ótima opção é o 22Tarsila Chardonnay. A bebida composta 100% por uvas chardonnay é extremamente equilibrada. Logo, o sabor não irá sobressair ao do alimento e vice-versa.

Frutos do mar

Para aqueles que preferem um prato mais leve e pretendem investir em frutos do mar, o rosé é indispensável. Essa opção é um ótimo exemplo de harmonização por similaridade, pois destaca ainda mais o frescor presente nesse tipo de prato. Neste caso, o 22Tarsila Rosé, um vinho seco e refrescante, que apresenta uma base clássica e elegante com a Pinot Noir, irá garantir uma explosão de sabores.

Sobre o Vinho 22

O Vinho 22 está sob o guarda-chuva da Ohca. Fundada em 2017, pelos sócios Guilherme Melo, Renato Saghi, Marcelo de Paula e Rodrigo França, a holding de marcas de bebidas nasceu com o propósito de transformar a relação das pessoas com as marcas que consome - lançando marcas de apelo jovem, personalidade forte e para diferentes ocasiões de consumo. Atualmente, seu portfólio contém as marcas Jós, Joselita, Vinho 22 e Vinho 22 Tarsila, com novidades previstas para 2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto