Logo
Imprimir esta página

2020 e o nosso compromisso com a sustentabilidade

Por Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Se eu fosse resumir 2020 em algumas palavras, certamente usaria resiliência, equilíbrio e perseverança como características pessoais fundamentais para a superação de um ano tão desafiador. Por outro lado, também vejo que, em meio às diversas dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, as organizações, em nível mundial, fizeram ecoar um termo de amplo significado – sustentabilidade –, que se tornou um marco para o ambiente corporativo de 2020.

É notório, aqui e acolá, que o compromisso assumido em relação às práticas sustentáveis não é mero modismo. Representa uma nova consciência quanto a variados aspectos das relações sociais, ambientais e de governança das organizações. Isso está expresso nos princípios conhecidos pela sigla ESG – Environmental, social andcorporate governance, utilizados como uma referência para nortear o hoje e o amanhã das entidades, sejam empresariais ou de outros tipos.

No Conselho Federal de Contabilidade, esse compromisso já vem sendo efetivamente utilizado, por meio de ações que têm como foco a sustentabilidade da organização, da profissão contábil e da sociedade brasileira. São práticas sustentáveis que estão previstas, por exemplo, no Plano de Logística Sustentável (PLS) e no Plano de Integridade do CFC. Outro destaque nesse sentido é o processo de adequação do Conselho à ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

Além disso, neste mês de dezembro, demos mais um passo importante para formalizar o nosso engajamento com os princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Essas são as esferas contempladas no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e são convergentes com o conceito sistêmico que envolve a sustentabilidade.

Em uma “Carta de Compromisso para organizações sem atividade empresarial”, endereçada ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o CFC afirmou o seu apoio aos 10 Princípios do Pacto Global, comprometendo-se a difundi-los aos funcionários do Sistema CFC/CRCs, aos parceiros, aos clientes e ao público em geral.

Ainda, o documento levou o nosso compromisso de transformar os Princípios do Pacto em parte da cultura organizacional do CFC e registrou o nosso apoio para sediar, quando possível, os eventos do Pacto Global da ONU no Brasil. Na carta à Secretaria-Geral da ONU, também expressamos o nosso envolvimento para incentivar os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) a participarem da Rede Brasil do Pacto Global e a implementarem os 10 Princípios.

Com essa iniciativa, posicionamos a entidade responsável por preservar e desenvolver a profissão contábil no Brasil como uma aliada das causas justas e das práticas de desenvolvimento sustentável. Neste admirável mundo interconectado em que vivemos, é nossa responsabilidade ir além da missão institucional para contribuir com toda a sociedade.

Dessa forma, nos despedimos de 2020, esperando que 2021 traga boas-novas de saúde e prosperidade para todo o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto