Logo
Imprimir esta página

Brasileiros mudam hábito de consumo e optam por e-commerce na hora das compras de fim de ano

A perspectiva de aumento de vendas para o Natal deve manter a alta da Black Friday

O mês de dezembro sempre foi o ponto alto no comércio, e representa grande parte do faturamento da grande maioria dos varejistas. Este crescimento nas vendas é impulsionado pelo 13º salário recebido por boa parte dos trabalhadores, aposentados e pensionistas, viabilizando a intensificação do consumo para as compras de final de ano, seja para a ceia (que esse ano deve ficar restrita a um número menor de pessoas) ou para presentear os familiares. Com a crescente popularização da Black Friday no Brasil nos últimos anos, esse movimento de incremento no consumo tem começado um pouco antes, já em novembro, que passou a ser também um mês-chave para a indústria varejista.

Segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, a Black Friday de 2020 bateu recorde de faturamento. Em comparação com 2019 as vendas do e-commerce cresceram 38% e atingiram R$ 12,4 bilhões. E no Natal não deve ser diferente. Com projeção de crescimento acima de 30% nas vendas online, gerando uma receita de R$ 3,38 bilhões. Essas altas do varejo como um todo, estão sendo puxadas, principalmente, pelo crescimento do comércio eletrônico, no qual as projeções dos estudos citados apontam para expectativa de crescimento 26% para 2021, alcançando R$ 110 bilhões.

Isso foi confirmado na operação de diversos clientes da Compasso UOL, empresa focada em transformações digitais de médias e grandes empresas. Com um ano marcado por forte digitalização, o número de clientes com soluções de Digital Commerce aumentou na companhia. "Nossos clientes, novos e antigos investiram no aumento da capacidade e atuação de seus e-commerces e tiveram um crescimento exponencial nessa Black Friday, prevendo que o resultado de sucesso se repita nas compras de final de ano", explica Alexis Rockenbach, COO da Compasso UOL.

O investimento em soluções para o comércio eletrônico é a resposta do mercado para a tendência que veio para ficar: as compras via e-commerce. Segundo Gil Torquato, CEO da Compasso UOL, houve um crescimento de 93% de novos usuários nas plataformas de Digital Commerce implementadas pela companhia. Um dos fatores que impulsionou as vendas online, com certeza, está ligado a pandemia. "Com o isolamento social muitas pessoas preferiram realizar grande parte de suas compras pela internet. Além de evitarem aglomerações, as compras online proporcionam muito mais praticidade e agilidade. Em minutos é possível ver o valor de um produto em diferentes lojas e adquiri-lo com o melhor preço. O brasileiro já vinha evoluindo sua adesão ao comércio digital, mas as grandes mudanças que ocorreram na dinâmica social neste ano de 2020 consolidou esse formato e se percebe uma forte tendência de que continuará acelerando nos próximos anos".

As sessões também tiveram um aumento bem expressivo, cerca de 84% a mais que no ano passado. Ou seja, antes de comprar o produto em promoção, que está em destaque na homepage do site, o consumidor navegou e pesquisou bastante por todo o e-commerce durante a Black Friday. "É nítida a mudança de hábitos dos brasileiros quando se diz respeito ao consumo, e não há dúvidas que a pandemia acelerou esse processo. Tanto as pessoas estão se dando a oportunidade da primeira compra online, quanto as empresas estão fazendo da internet um ambiente cada vez mais atrativo e o crescimento das compras de fim de ano é a prova disso", afirma Rockenbach.

Sobre a Compasso UOL

A Compasso UOL é uma empresa brasileira de tecnologia pertencente ao Grupo UOL, que oferece serviços de tecnologia e provê soluções estado-da-arte, contribuindo para a transformação digital de seus clientes e os tornando líderes em seus setores de atuação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto