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Em ano atípico, Cooperativa Vinícola Garibaldi surpreende e registra 7% de crescimento no faturamento

Em ano atípico, Cooperativa Vinícola Garibaldi surpreende e registra 7% de crescimento no faturamento

Em um ano cujos prognósticos passaram por profundas reavaliações - decorrência dos efeitos da pandemia que desestabilizou os mais sólidos planejamentos e freou quaisquer projeções otimistas traçadas para 2020 - a Cooperativa Vinícola Garibaldi conseguiu manter sua fase de ascensão mesmo diante de um cenário marcado por incertezas.

As vendas de espumantes, principal produto da casa, tiveram incremento em volume de 13% em relação ao ano passado. Crédito Augusto Tomasi

A pandemia retraiu, mas não foi capaz de conter a onda de expansão da cooperativa. Seu faturamento ultrapassou os R﹩ 186 milhões neste ano, 7% a mais do que o alcançado em 2019. Em parte, esses números vêm na carona de outro aumento registrado pela vinícola e que ajudam a explicar seu desempenho. As vendas de espumantes, principal produto da casa, tiveram incremento em volume de 13% em relação ao ano passado.

Outro fator que impulsionou o faturamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi foi a comercialização de vinhos finos. No comparativo com 2019, as vendas dessa bebida cresceram 30% - muito por causa de mudanças de hábitos ocasionadas pela pandemia. "No início, quando começou a ser praticado o distanciamento social, as pessoas ficaram muito em casa, e o vinho foi um dos eleitos para passar esses momentos em família, ao redor da mesa", diz Maiquel Vignatti, gerente de Marketing e Turismo da cooperativa.

No segmento dos vinhos, um dos destaques da temporada foi o Frisante Relax. Revitalizado, ele caiu no gosto de quem procurava uma bebida mais leve, ideal para momentos como happy hour ou para acompanhar aperitivos. Eleito o melhor vinho rosé do país na avaliação da 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, o Relax acumulou um crescimento nas vendas acima dos 150% em relação a 2019.

Mas se a pandemia, por um lado, ajudou a estimular o consumo dos produtos da marca, por outro, derrubou as receitas advindas com o enoturismo. A queda nesse segmento foi de 64%. Enquanto no ano passado 145 mil pessoas visitaram a vinícola, esse ano deve fechar com 52 mil visitantes, um claro resultado das restrições impostas pelas bandeiras do Distanciamento Controlado do governo do RS durante a pandemia. Mesmo com isso, a Cooperativa Vinícola Garibaldi comemorou o aumento no ticket médio gasto pelos visitantes. Em novembro, as cifras ficaram próxima dos R﹩ 90, um acréscimo de 180% em relação ao mesmo período de 2019. "Isso são respostas a um novo conceito em enoturismo e ao posicionamento da marca", avalia Vignatti.

Em janeiro de 2021, a Cooperativa Vinícola Garibaldi completa 90 anos de fundação, reunindo, atualmente, 420 famílias associadas.


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