Logo
Imprimir esta página

Casas de veraneio precisam de cuidados especiais para conservação de portões e esquadrias

Casas de veraneio precisam de cuidados especiais para conservação de portões e esquadrias

Materiais que ficam expostos às intempéries, como chuva, altas temperaturas e maresia, requerem tratamento e manutenção adequados para maior durabilidade

Portões e esquadrias que ficam expostos às intempéries, naturalmente, acabam sofrendo um maior desgaste pela ação do tempo. E essa degradação pode ser uma preocupação a mais quando falamos de casas de veraneio, pois, muitas vezes, os imóveis passam longos períodos sem receber cuidados, como uma simples limpeza ou manutenção. Por isso, o ideal é aderir a algumas técnicas de preparação das superfícies, com aplicação de produtos que possam ampliar a vida útil desses materiais e diminuir a frequência dos reparos. Esse período de férias de verão pode ser uma boa época para colocar a "casa em ordem".

Primeiramente, é preciso identificar o tipo de material que compõe os portões e as esquadrias do imóvel, pois cada superfície requer um tratamento diferente. As estruturas de aço galvanizado, por exemplo, sofrem menos com a corrosão e, muitas vezes, a ferrugem é apenas superficial. "A manutenção consiste em retirar a tinta que esteja solta, descascando e, se necessário, fazer a aplicação de solvente, utilizando palha de aço para auxiliar na remoção. Feito isso, basta aplicar o primer e, assim que secar, passar a tinta de acabamento. Esse processo é bem simples", explica José Alves Cintrão Neto, consultor técnico da Solventex.

Em estruturas de aço carbono, mais sensíveis à corrosão, a técnica é um pouco diferente, mas não apresenta grandes segredos. "Nesse caso, basta lixar a peça, principalmente na área da ferrugem, aplicar um primer, aguardar o intervalo de secagem recomendado e aplicar a tinta de acabamento. Lembrando que devemos sempre respeitar o intervalo entre as etapas. Caso a aplicação da tinta de acabamento ultrapasse o tempo de repintura indicado pelo fabricante, o processo de lixamento da peça e aplicação de primer deverá ser repetido. Não há muita dificuldade, pode ser feito pelo proprietário mesmo, caso ele goste desse tipo de trabalho e não queira contratar ajuda profissional", comenta o especialista.

Entretanto, se a superfície apresentar uma degradação maior da pintura, é necessária a utilização de removedor específico à base de soda cáustica, o que requer uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e muito cuidado na aplicação. Neste caso, o ideal é contar com ajuda de um profissional.

Em esquadrias e portões de alumínio, a manutenção é feita basicamente em três etapas: lixamento, limpeza e pintura. "Em estruturas que já foram pintadas, não existe a necessidade de aplicação do primer, basta usar uma lixa d’água fina, para promover porosidade na superfície e garantir maior aderência da nova tinta, depois limpar e aplicar o acabamento. O alumínio é um material bastante resistente e, tomando os cuidados básicos, pode durar muitos anos", esclarece Cintrão.

Válido para todos os materiais, o grande segredo para uma boa conservação é o tratamento da superfície. Além da limpeza adequada, a indicação é aplicar duas demãos de primer, para maior proteção. Mesmo que a ferrugem já esteja instalada, é possível utilizar convertedores, que interrompem o avanço da oxidação e agregam durabilidade e resistência ao material, além de permitir maior aderência ao acabamento e proteção contra novas corrosões.

Para portões e esquadrias, a Solventex conta com uma linha completa de produtos, adequados para a pintura e manutenção preventiva de estruturas metálicas, a fim de aumentar sua durabilidade e reduzir os custos com reparos. As opções incluem primers, esmaltes sintéticos e convertedores, com propriedades anticorrosivas e grande resistência às intempéries, proporcionando excelente acabamento e durabilidade.

Entre os destaques da marca estão as linhas: Galvanitex, primer para galvanizado e alumínio; Esmaltex, de esmaltes sintéticos; e as Tintas Convertedoras de Ferrugem, que contam com primer e esmalte.

Para mais informações dos produtos oferecidos pela Solventex, acesse: https://solventex.com.br/

Sobre a Solventex:

A Solventex Tintas está no mercado de tintas industriais há 57 anos e é líder no segmento de serralheria detendo mais de 50% das vendas deste setor. Seu portfolio oferece hoje mais de 30 produtos distribuídos em duas linhas: Industrial e Industrial Especial. Suas soluções são voltadas para os mais diversos segmentos de indústrias. Com capacidade de produção superior a 2,0 milhões de litros/mês e certificada ISO 9001, a companhia tem investido fortemente em uma estrutura modernizada, com tecnologia de ponta, novos equipamentos, mão de obra altamente qualificada, além de laboratórios de controle de qualidade e desenvolvimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto