Logo
Imprimir esta página

ACSP: Instituto Amor em Mechas é premiado na 2ª edição do Prêmio Tarsila do Amaral

Idealizada por Débora Pieretti, instituição cumpre importante papel social ao ajudar quem sofre com queda de cabelo; sua história de superação e de sucesso profissional conquistou júri e internautas que fizeram suas escolhas

Vencedora (ao centro) recebe bolsa de estudos para estudar na Faculdade do Comércio

Débora Pieretti foi diagnosticada com câncer de mama, em 2015. Passou desde, então, por tratamento quimioterápico que causou a queda do seu cabelo. Deprimida, ganhou uma peruca em um evento feito para pacientes que conviviam com a doença. Ficou emocionada com o gesto e, ao mesmo tempo, feliz com o presente. Na hora sentiu também que precisaria fazer com as outras pessoas o que fizeram por ela. Tomou a decisão de empreender socialmente dois anos mais tarde e criou o Instituto Amor em Mechas. A partir deste instante, ela passou a visitar salões de beleza e pedir aos administradores de cada um destes que ficassem com uma urna para doações de cabelo personalizada que chama carinhosamente até hoje de “Urna do Amor”. Toda esta matéria-prima era levada para uma parceira fabricante de cabeleiras que trocava cada um quilo arrecadado por duas unidades já confeccionadas. Estas começaram a ser doadas para quem tem problemas que provocam a perda do cabelo. Até o momento, o instituto recebeu mechas de mais de dez mil pessoas e já distribuiu 2.136 perucas.

Ela foi a vencedora do Empreendedora Revelação 2020, categoria do Prêmio Tarsila do Amaral que reconheceu os valores de pequenas e médias empreendedoras do Estado de São Paulo. A escolha foi feita por um júri formado por integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), e pelas pessoas que votaram pela internet.

A cerimônia foi realizada na terça-feira (15), no Centro da capital, com transmissão ao vivo pelo Youtube e aplicativo Zoom, diretamente da sede da ACSP. Débora levou para casa um cheque de R$ 3 mil e uma bolsa de estudos integral para um dos cursos oferecidos pela Faculdade do Comércio, instituição de ensino que tem aulas totalmente voltadas para o varejo.

“Fiquei muito emocionada com o prêmio e já posso dizer que vou realizar o sonho interrompido de fazer uma faculdade”, disse Débora.

Em segundo lugar no Empreendedoras Revelação 2020 ficou Janine Rodrigues, proprietária da edtech Piraporiando, que divulga obras contrárias ao racismo, bullying e preconceito. O terceiro lugar foi para Renata Zanetti, sócia-mantenedora do Colégio Tarsila do Amaral, de Limeira (SP), que trabalha cultura e artes como um pilar de aprendizado para a criança. Além disso, a escola se preocupa com a inclusão de alunos com deficiência ao universo escolar. A quarta posição ficou com Rosilene Aparecida Luck, proprietária da loja Rosi Brinquedos, também de Limeira (SP), conhecida por ser uma das principais lojas da região a vender muita variedade de brinquedos. A última contemplada nesta categoria foi Renata Chaves, proprietária da Alere Projetos Educacionais. A empresa promove palestras e workshops para capacitar professores na gestão da sala de aula. O foco é também engajar os alunos e fazer com que eles tenham participação ativa nas aulas.

O prêmio Tarsila do Amaral foi criado no ano passado para homenagear trabalhos de mulheres conectados diretamente à cultura e ao empreendedorismo. Ainda no evento, foram homenageadas Nina Silva, uma das fundadoras do movimento Black Money; Mônica Monteiro, que acaba de assumir a diretoria executiva de todos os canais pagos do Grupo Bandeirantes; Fernanda Feitosa, diretora e fundadora do Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP Arte); Andreza Chagas, criadora de marca própria de jeans-wear; e Ilana Trombkla, cofundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro.

“Todas vocês, mulheres empreendedoras, podem ter certeza que nós nunca vamos abandoná-las”, afirmou Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC, em discurso que antecedeu a entrega do Prêmio Tarsila do Amaral. “Este recado é para todas que precisarem da nossa ajuda para prosperarem nos negócios; estaremos aqui”, emendou.

A História do Prêmio – Em 2019, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, Ana Cláudia Cotait, procurou a sobrinha-neta da artista modernista e coordenadora dos projetos ligados à pintora, Tarsilinha do Amaral, para falar sobre a iniciativa da ACSP e da Facesp. A empresária, então, cedeu de forma gratuita a chancela do prêmio às entidades ligadas ao setor do varejo. Tarsilinha participou do evento da Associação Comercial de São Paulo, via plataforma zoom.

CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 98 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto