Logo
Imprimir esta página

Confira 9 benefícios do paisagismo e transforme sua casa e ambiente de trabalho em 2021

Confira 9 benefícios do paisagismo e transforme sua casa e ambiente de trabalho em 2021

Vasos com plantas e jardins verticais são ótimos para começar

A forma como um ambiente é projetado pode impactar diretamente no comportamento humano e no bem-estar das pessoas que estarão convivendo nele. É o que a Neuroarquitetura garante. Por isso, tem sido cada vez mais importante repensar a relação com a própria casa e criar um ambiente de saúde nos mais diferentes espaços de trabalho.

Segundo o especialista em Design Biofílico João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo da Ecotelhado, a Neuroarquitetura tem sido fundamental para transformar os espaços construídos e os projetos de interiores, sejam eles públicos, edifícios, shoppings, escolas e o home office, que ganhou tanta força diante dos desafios de 2020.

“Neste ano, ampliamos ainda mais a consciência da nossa dependência do contato com o mundo natural e da importância de resgatarmos a conexão com a natureza nos espaços para que as pessoas se sintam motivadas, produtivas e inspiradas para executar suas tarefas. A biofilia, que significa amor à vida, reforça esse compromisso de conectar o ser humano com a natureza por mais qualidade de vida”, explica Feijó.

Assim, o paisagismo deixa de compor apenas uma parte estética que valoriza a beleza de um lugar e proporciona diversos benefícios para o ambiente, as pessoas e as cidades.

Jardim Vertical Ecotelhado com projeto da arquiteta Alana Rizzardi

Confira 10 benefícios do paisagismo para ter uma casa e um ambiente de trabalho saudáveis:

1- Melhoria da qualidade do ar: as plantas naturais são umidificadores naturais. Filtram o ar e proporcionam mais oxigênio ao ambiente;

2-Redução dos níveis de estresse: a proximidade com as plantas reduz os níveis de estresse, ajudando a controlar a ansiedade;

3-Aumento da produtividade: plantas naturais inspiram a mente e ajudam a aumentar os níveis de concentração;

4-Estímulo da criatividade: as plantas energizam os ambientes, favorecendo no fluxo das atividades;

5-Decoração natural: além de oferecer diversos benefícios para o corpo, mente e alma, os jardins são ótimos elementos de decoração, embelezando os espaços de forma natural;

6- Reduz a temperatura interna: com jardins verticais, hortas e telhados verdes, por exemplo, é possível reduzir a temperatura e, assim, usar menos ar condicionado;

7- Captar e reutilizar água da chuva da chuva: sim, os jardins podem cumprir essa ótima função;

8- Biodiversidade nos centros urbanos: o paisagismo devolve a natureza e, com isso, atrai joaninhas, abelhas e outros insetos importantes;

9- Isolamento acústico: com uma brise vegetal ou parede verde, você melhora a proteção acústica do ambiente.

Jardim vertical Ecotelhado recente aguardando o crescimento das plantas

Por onde começar

Pequenos vasos na mesa do trabalho e ao lado do computador já promovem ótimas sensações. No ambiente interno, as plantas que se dão bem são samambaia, orquídea e cróton, uma espécie que pode ser encontrada nas tonalidades rosa, laranja, roxo e verde. Ambas gostam de receber um pouco de Sol por dia. Árvores frutíferas, como jabuticabeira, estão se dando bem em vasos com sistema de irrigação.

Outra sugestão é criar uma horta vertical, que pode ser pequena e garantirá a experiência de consumir alimentos ou temperos orgânicos. “Plantas de ciclo curto são as que colhemos com mais rapidez, pois se desenvolvem em menos tempo, como a cebolinha, manjericão, hortelã, alecrim”, acrescenta o engenheiro agrônomo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto