Logo
Imprimir esta página

Área de lazer com piscina: Arquiteta Patricia Penna revela os segredos para realizar os sonhos de qualquer família

Localizada no Litoral Norte de São Paulo, a piscina complementou a arquitetura moderna da casa projetada pelo escritório Patricia Penna Arquitetura & Design de Interiores | Foto: Leandro Moraes Localizada no Litoral Norte de São Paulo, a piscina complementou a arquitetura moderna da casa projetada pelo escritório Patricia Penna Arquitetura & Design de Interiores | Foto: Leandro Moraes

Para tornar o lazer em casa muito mais atrativo, a área da piscina pode agregar propostas atrativas para os moradores e visitantes

Seja para aproveitar as férias de verão ou os finais de semana na companhia de familiares e amigos, um dos maiores desejos dos proprietários de casas é ter uma área externa com piscina para chamar de sua. E esse desejo é vigoroso independentemente do endereço: a residência que se configura como endereço principal ou o refúgio de campo ou na praia.

Diante da necessidade de ampliarmos o nosso tempo em casa – que teve início em 2020 e se prolonga pelo momento atual –, o lar adquiriu uma dimensão muito maior em nossas vidas. “Além do descanso, alimentação e relaxamento, o lazer, mais do que nunca, deverá se fazer presente nos projetos. Nesse quesito, a felicidade proporcionada pela combinação sol e piscina pode ser vivenciada tanto por uma pessoa sozinha, como também acompanhada por seu núcleo de relacionamento mais próximo”, afirma Patricia Penna, à frente do seu escritório Patricia Penna Arquitetura & Design de Interiores.

Experiente na execução de casas com áreas de lazer com piscina, a profissional relaciona dicas para quem está planejando iniciar o projeto.

1) Projeto e planejamento

O primeiro passo é ter o briefing do cliente. A arquiteta Patricia Penna reforça que a primeira ação é compreender as expectativas do proprietário do imóvel. “Para o bom desenvolvimento do projeto, precisamos compreender os anseios do cliente, pois trata-se do planejamento do setor de lazer da residência – vai além da piscina, em si”, explica. A partir daí, já é possível avaliar os custos, grau de complexidade e tempo de execução, da obra.

2) Dimensões e localização

Depois do briefing, é hora de dar início aos estudos de projeto, avaliando local de implantação da piscina, bem como dimensões, acessos, e tudo o que concerne ao setor de lazer.

De acordo com Patrícia, uma piscina precisa ter no mínimo dimensões entre 3 a 3,50m de comprimento x 2,50m de largura. Caso os moradores desejem praticar natação, algo bastante comum, esses números mudam consideravelmente: entre 15m e 20m de comprimento com largura mínima de 2,5m. “Quando a área externa da casa é pequena, costumamos sugerir outras opções de imersão aquática como ofurôs e spas”, relata a arquiteta.

Independentemente das dimensões da piscina - grande ou pequena, larga ou apenas uma raia – existe uma grande liberdade (ainda que convenções) quanto ao formato da piscina. “Desenhos com linhas orgânicas voltam a atrair os clientes e se adequam super bem em vários estilos de residências”, conta.

3) Segurança

Se a segurança, por si só, já deve nortear o projeto como um todo, a atenção deve ser redobrada em famílias com crianças. Os materiais que contribuem para esses cuidados vão desde pisos antiderrapantes para o entorno da piscina, a como barreiras removíveis e capas de proteção.

A arquiteta ainda sinaliza a importância de um trecho mais raso: a “prainha”, para facilitar o acesso à piscina, bem como criar uma área mais segura para a diversão das crianças e também local de contemplação e relaxamento, para os adultos.

A responsabilidade no projeto também engloba a instalação de ralos e saídas de água com proteção anti sucção, além de inspeções e manutenções periódicas. “Vale ressaltar que o uso, por lei, é obrigatório para evitar acidentes trágicos”, relata a arquiteta.

Pensando nos acessórios, o morador deve investir ainda em boias de formatos diversos, que podem ser utilizadas tanto por crianças, como por adultos.

O que não pode faltar em uma área externa de lazer com piscina?

Não podem faltar elementos que facilitem e complementem os momentos de lazer! Espreguiçadeiras, poltronas confortáveis, mesas de apoio, ombrelone, além de um facilitado acesso ao setor de serviços, pois o fluxo cozinha/área de serviço/lazer é, normalmente, bastante intenso. Além disso, é ideal que o mobiliário seja resistente às intempéries, próprios para áreas externas.

No sentido de projetar não apenas uma piscina, mas sim o “setor de lazer”, é natural associar a piscina, a uma varanda gourmet, com infraestrutura de cozinha – fogão, geladeira, churrasqueira, forno, e quaisquer outros eletros que o cliente deseje, como máquina de gelo, gaveta aquecida, refrigerada, cervejeira, etc. A cozinha de apoio ao “lazer” é super interessante pois evita o acesso ao interior da residência, facilitando o fluxo do lazer, e evitando possíveis acidentes ou estragos.

Por fim, um elemento imprescindível em qualquer setor de lazer, é um bom paisagismo! Em espaços menores ele pode ser feito com vasos, ou canteiros, e em áreas maiores com um lindo gramado, um bom projeto paisagístico faz muita diferença! “O paisagismo engrandece e arremata o projeto. Agrada ao olhar e proporciona a sensação de estar conectado à natureza, contribuindo muito para o bem-estar almejado por todos”, diz Patricia.

Tendências, novas tecnologias e acabamentos: quais as novidades em piscinas?

No tocante aos revestimentos, fica no passado o protagonismo das pastilhas azuis para dar lugar aos revestimentos naturais como a pedra Hijau e opções produzidas em alta definição, que propiciam o aspecto natural fidedigno das pedras naturais.

As famosas ‘prainhas’ – área rasa da piscina que possibilita a colocação das espreguiçadeiras dentro d’água –, figuram-se na lista das tendências mais solicitadas pelos futuros donos de piscinas.

Por fim, como a piscina também tem o seu brilho durante à noite, a iluminação possibilita criar uma cena de luzes com os sistemas de automação existentes no mercado. “Tudo pode ser controlado, inclusive, pelo smartphone”, finaliza a arquiteta.

Sobre Patrícia Penna

No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decorações no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais.

Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.

Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto