Logo
Imprimir esta página

Como aproveitar a família em meio às restrições da quarentena

A natureza é sempre um convite ao convívio. Ainda que a distância, é possível fazer trilhas, curtir sons e conhecer os benefícios de uma vida ao ar livre

Nesta semana, comemora-se o Dia Nacional da Família (dia 8), qualquer que seja o formato pelo qual ela se estabeleça. A data é uma forma de celebrar essa união e a importância desse vínculo para o pleno desenvolvimento e o bem-estar do indivíduo, em especial crianças e adolescentes, garantindo direitos como educação, saúde, boa alimentação, cultura e entretenimento. Neste ano, a celebração em família acontece em plena quarentena, em um cenário de distanciamento social que desafia a criatividade.

Para ajudar a montar uma programação que cative a todos, uma boa sugestão é buscar atividades de conexão com a natureza e locais ao ar livre. O ambiente natural – ainda que a distância e visitado de forma on-line – reenergiza, promove o bem-estar, traz boas lembranças, produz novos conhecimentos e ainda desperta interesses que podem ser úteis aos planos futuros, como próximos passeios, assim que a situação da pandemia permitir.

“A quarentena colocou a tecnologia como a grande mediadora das relações humanas. Isso envolveu também a nossa relação com a natureza. As pessoas ficaram impossibilitadas de viajar e sair de casa; tiveram seu contato com a natureza restrito. Entretanto, a nossa capacidade nos adequarmos às situações também instiga a criatividade. Conseguimos nos conectar com a natureza no jardim; pela janela de casa, observando nuvens, pássaros e a força do vento; ou plantando uma semente e acompanhando a planta ganhar vida e se desenvolver. A natureza faz parte do nosso ser e é essencial para cada um de nós”, afirma a coordenadora de Comunicação Institucional da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Melissa Barbosa.

Confira algumas possibilidades para aproveitar bem esta semana em boa companhia:

Viagens e passeios virtuais

Tours e experiências virtuais em museus e atrações icônicas ao redor do mundo foram democratizadas durante a quarentena. Fazer isso em família é ainda mais divertido. É possível fazer um tour no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, no Museu do Louvre, no Museu do Vaticano e no Museu Metropolitano de Nova York. Ou um tour aéreo, com imagens em 360º, sobre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Sem sair de casa, a família toda também pode passear na natureza e fazer uma trilha virtual dentro de uma reserva ecológica. Para conhecer a Mata Atlântica com um guia especializado, é só visitar a Reserva Ecológica de Guapiaçu ou o Parque das Neblinas.

Cinema em casa

As plataformas de streaming trazem um enorme cardápio de conteúdos de qualidade para ser curtido em família. Lançado em novembro, o filme Começo da Vida 2: Lá Fora (2020) aborda a importância da conexão das crianças com a natureza e faz um convite à reflexão sobre um futuro coletivo e mais saudável para nós e para o planeta. O documentário, dirigido por Renata Terra, foi produzido pela Maria Farinha Filmes em parceria com o Instituto Alana e a Fundação Grupo Boticário.

Nosso Planeta (2019) é outro documentário que vale a pena apresentar à família. Dividido em oito capítulos, mostra com riqueza de detalhes como os biomas da terra estão conectados e sua participação fundamental para a prosperidade da vida. As filmagens foram gravadas em 50 países, contando com a parceria da WWF para a produção que levou quatro anos para ser concluída. O Brasil também entra na lista de cenários filmados, com destaque para a Reserva Natural de Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR).

Música e relaxamento

Um momento de relaxamento em família é sempre bem-vindo. A playlist Escute a Natureza reúne 16 faixas com sons da natureza, criada para estimular as pessoas a dedicarem parte de seu dia para atividades como meditação e ioga, ou para se conectar com o mar, o canto dos pássaros, o coral das aves ao amanhecer, os sons relaxantes produzido pelas baleias, entre outros. Os sons da natureza são como uma música clássica, uma orquestra, têm o poder de auxiliar o indivíduo a relaxar, se liberar das preocupações e transportar os pensamentos para lugares e paisagens que transmitem prazer e serenidade.

Brincadeiras

Se a ideia é desconectar e deixar a televisão, o computador e o celular de lado, brincadeiras podem ser criadas na hora e render boas risadas. Jogos de mímica de animais; adivinhações – daquelas em que a pessoa precisa adivinhar o objeto ou a pessoa que tem escrita ou desenhada em sua testa –; descobertas no jardim; construir uma história coletiva e piqueniques também são boas opções para estimular o convívio e o diálogo.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto