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Como atrair mais visitantes e rentabilizar espaços culturais com a digitalização?

Tecnologia garante o acesso à cultura e à arte no atual cenário de distanciamento social e permite a incorporação de novos serviços para aumentar os ganhos, agilizar tomada de decisões e aumentar a segurança nos espaços

Afetada de maneira direta pela pandemia do Covid-19, o setor da cultura precisou se reinventar para oferecer seus serviços aos consumidores. Um exemplo disso são os museus, que precisaram se adequar e oferecer visitas online ao invés do tradicional tour.

Nesta linha, a Minsait, uma companhia da Indra, reforça que a transformação digital é o único caminho possível para responder às exigências de democratização da informação e da arte, os novos perfis dos visitantes e os impactos da pandemia. Para isso, é fundamental a implantação de soluções digitais que permitam compartilhar a informação entre todos os agentes do setor, a fim de oferecer aos usuários experiências mais atrativas e melhorar a gestão dos espaços.

Este foco integral facilita a análise de informação sobre os visitantes não só para ampliar seu número e os ganhos por venda de entradas, por exemplo, mas também para colocar à sua disposição serviços de transporte, acomodação, entretenimento ou compras, desde o momento do planejamento da visita ao local. Além disso, a empresa defende no estudo a incorporação de novos perfis profissionais muito mais tecnológicos para o quadro de museus e empresas do setor para acelerar a transformação.

Além das funcionalidades e serviços pensados para os visitantes e usuários dos espaços artísticos e culturais, a Minsait destaca as oportunidades que as tecnologias disruptivas apresentam para melhorar a gestão interna dos espaços e agilizar a tomada de decisões. A partir do ponto de vista da segurança, destaca-se a incorporação de sistemas digitais e multimídia de avisos para guiar os visitantes até as saídas de emergência e evitar aglomerações para garantir o distanciamento social.

A companhia também considera que o uso de algoritmos e inteligência artificial para ativar protocolos de segurança será generalizado, assim como haverá a criação de centros de dados que integrem a informação originada de todos os dispositivos que interagem com a segurança. Além disso, será essencial a integração de soluções de Big Data, Algoritmia e Dashboard para facilitar a simulação de situações futuras, a fim de planejar as necessidades de recursos e organizar melhor os serviços.

Por fim, a Minsait considera fundamental a aplicação das ferramentas CRM para a gestão integral da experiência, interações e pontos de contato entre usuários, a fim de melhorar a relação e obter inteligência de todas as dúvidas, reclamações, sugestões ou compras. A companhia lista também outras tecnologias para proporcionar serviços de valor aos visitantes:

Aplicativos móveis para conhecer com mais detalhes determinadas obras, dar zoom em peças concretas de uma coleção, interagir com conteúdos educativos e, também, visitar coleções e obras que não estiverem expostas naquele momento;

Redes sociais para estabelecer relações de comunicação direta e aberta com os visitantes, oferecer melhores serviços aos cidadãos e atrair um público mais jovem;

Chatbots para complementar as funções de atendimento ao público em relação à resolução de consultas e dúvidas de caráter geral ou responder a perguntas muito específicas sobre aspectos de uma exposição, monumento, edifício histórico ou representação cultural a todo o momento e de qualquer lugar do mundo;

Realidade virtual, aumentada e mista para fazer com que os visitantes tenham experiências imersivas que façam com que eles se insiram na arte e na cultura como algo além de meros espectadores;

Gamificação através de dispositivos móveis que estimulem o processo de descobrimento cultural e aprendizagem do público mais jovem;

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


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