Logo
Imprimir esta página

Campanha arrecada itens de higiene bucal para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Realizada pelos odontólogos Brunno Braga Leite e Carla Rockenbach, iniciativa é voltada para o público da Casa Mãe de Misericórdia, um dos projetos sociais da Paróquia Nossa Senhora da Assunção

Um milhão de goianos com mais de 18 anos perderam 13 ou mais dentes, enquanto 438 mil perderam todos os dentes em Goiás, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é uma triste realidade que pode ser facilmente percebida nas comunidades mais carentes, como se vê na Casa Mãe de Misericórdia, clínica de saúde filantrópica, mantida pela Associação Assunção, voltada para o atendimento da população da Vila Itatiaia e região que vive em situação de vulnerabilidade social. A instituição possui um total de sete consultórios em que presta atendimento médico em diversas especialidades, chegando a atender mensalmente cerca de 600 pessoas.

A assistente social da Associação e coordenadora da clínica, Edna Benetti, conta que há pessoas bem carentes, que procuram atendimento com praticamente todos os dentes perdidos, mas que a equipe voluntária realiza todos os procedimentos possíveis para evitar a extração dentária. Só na área de odontologia, a clínica atende uma média de 50 pessoas mensalmente, atualmente com foco em adultos. Entre os procedimentos mais procurados estão próteses, bloco, extração, restauração e limpeza.

Preocupados com esta realidade, é que os diretores da Venko Inteligência Odontológica decidiram organizar uma campanha solidária para arrecadar escovas, pastas e fios dentais. “Nossa ideia é doar e incentivar mais as pessoas a escovarem os dentes, a se cuidarem, a terem uma higiene melhor”, explica Carla Rockenbach. Os kits de higiene bucal serão recolhidos no dia 10 de dezembro, durante a Venko Experience de Natal, e posteriormente utilizados nos atendimentos odontológicos da Casa Mãe de Misericórdia, que acontecem diariamente, nos períodos matutino e vespertino. O evento, que também será marcado pelo lançamento de uma playlist natalina, acontecerá na sede da Venko, que fica no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia.

O odontólogo Brunno Braga Leite reitera a importância da prevenção. “Tudo começa na prevenção. Investindo hoje em uma boa escovação, no uso correto do fio dental, você vai ter lá na frente um paciente que precisará menos de tratamento”.

A odontóloga Carla Rockenbach acrescenta ainda que o fio dental acaba sendo artigo de luxo para muitos, assim como a substituição da escova dental a cada dois ou três meses, conforme recomendações. De acordo com informações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), apenas 57% dos brasileiros declaram usar o fio dental diariamente para a limpeza dos dentes.

Segundo Carla, muitas vezes as pessoas não fazem uso por conta da limitação financeira, mas também existe a falta de conhecimento sobre a importância desse ato. “É preciso investir na cultura da higiene oral em todos os âmbitos da nossa sociedade. Além disso, ajudar aqueles que não têm recursos para ter uma higiene bucal adequada, pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destaca a odontóloga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto