Logo
Imprimir esta página

Enxadristas da vida real: assim como em O Gambito da Rainha, conheça os alunos que representarão o Brasil no primeiro Mundial Escolar de Xadrez Online

Equipe do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo, é uma das 10 escolas brasileiras que competirá com mais de 300 instituições de ensino ao redor do mundo

Após o Xadrez ganhar os holofotes no Brasil por conta da série O Gambito da Rainha, fenômeno de audiência na Netflix, o mundo poderá conferir entre 10 de dezembro 2020 e 20 de fevereiro de 2021, os enxadristas da vida real no primeiro Mundial Escolar de Xadrez Online. Entre as mais de 300 escolas, de aproximadamente 50 países, que participarão da competição, o Brasil marcará sua presença com o Colégio Augusto Laranja, localizado no bairro de Moema, São Paulo, para competir pelo título.

Em razão da série que ganhou destaque e bateu o recorde de audiência com mais de 62 milhões de visualizações logo nos primeiros dias de estreia, segundo a plataforma de streaming,a modalidade aumentou a popularidade no Brasil e fez com que as pesquisas sobre ela alavancassem. De acordo com o Google Trends, somente na primeira semana que a trama foi ao ar a procura online pelos assuntos relacionados ao Xadrez subiram 41%.

A minissérie conta a história de uma garota órfã (interpretada pela atriz Taylor-Joy) na década de 50 que encontrou no Xadrez sua aptidão pelo jogo e uma habilidade inacreditável nas táticas do tabuleiro. Esse contexto não é novidade na única escola brasileira tricampeã brasileira de Xadrez Escolar, que disponibiliza a modalidade aos alunos desde os anos 90 e conta com o Mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Álvaro Aranha, como responsável técnico da equipe.

Organizado pela Expo Dubai 2021, junto com o site chess24, o torneio reunirá 10 instituições educacionais de cada país, com uma equipe de nove jogadores por escola, sendo o Augusto Laranja um dos 10 colégios que irão representar o Brasil no Mundial. “A produção da Netflix deve trazer mais espectadores para o campeonato e, possivelmente, mais adeptos ao universo do tabuleiro. Isso é extremamente benéfico aos jovens em função das habilidades desenvolvidas, como o raciocínio lógico, aptidão na área de exatas, concentração e pensamento estratégico”, comenta Álvaro.

Conheça a equipe de enxadristas do Colégio Augusto Laranja que representarão o Brasil:

Kauã Marques, 15 anos, está no 1º Ano do Ensino Médio, atual Campeão Brasileiro e o único Sul-americano até 14 anos. Ele tornou-se Mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e, desde a sua chegada na escola em 2015, tem se destacado nos torneios online e campeonatos na cidade de São Paulo. É o primeiro tabuleiro da equipe, o que significa que ele irá enfrentar os adversários mais fortes.

Diego Sashaki Haraguchi, 12 anos, está no 6º Ano do Ensino Fundamental II, foi Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar em 2017 e 2019. É o segundo tabuleiro do time.

Vinícius Taishun Lima, 14 anos, está no 9° Ano do Ensino Fundamental II, Campeão Brasileiro Escolar por dois anos consecutivos, 2014 e 2015. É Campeão Sul-americano Escolar 2019.

Henrique Jaze Simões da Rosa, 14 anos, está no 8º Ano do Ensino Fundamental II, Campeão Paulista Sub-12 2018 e Campeão Paulista Interclubes Sub-16.

João Pedro Vieira Corrêa, 15 anos, está no 9º Ano do Ensino Fundamental II, Campeão Sub-20SP Open Clássico U2050 de 2019 e já conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro Escolar 2017.

Clarice Soares Leite Flores, 15 anos, está no 9º Ano do Ensino Fundamental II, é Vice-Campeã Brasileira Escolar de 2018 e Bicampeã Brasileira Escolar 2017 e 2019.

Henrique Carvalho Bernardo, 10 anos, está no 4º Ano do Ensino Fundamental I. O mascote do time possui uma bagagem bastante significativa e, mesmo sendo o mais novo da turma, já conquistou o título de Campeão Paulista Escolar 2018 e de Campeão da final SP Open Escolar, na Categoria A 2019.

Matheus Sashaki Haraguchi ,14 anos, está no 9ºAno do Ensino Fundamental II, é Vice-Campeão Paulista Escolar 2017 e Vice-Campeão Brasileiro Escolar 2019.

Carolina Ziemer Vilalba Moreira, 14 anos, está no 8º Ano do Ensino Fundamental II, é Campeã da Categoria B da final do Circuito SP Open 2017, Campeã da Categoria C do Challenger do Augusto Laranja 2020 e, recentemente, alcançou o terceiro lugar na categoria sub-14 feminino no torneio online, FloripaChess Open 2020.

Esta não é a primeira vez que o Colégio participa de grandes eventos do Xadrez. Em junho de 2019, a equipe do treinador Álvaro Aranha participou de um torneio na Rússia, com as 109 melhores escolas locais e 36 instituições campeãs de outros países. O Colégio conquistou o 19º lugar no geral e 6º entre as escolas estrangeiras.

Agora, com a expectativa de realizar um bom torneio, os treinos se intensificaram. “Nosso objetivo é fazer uma boa disputa neste Mundial e competir com excelência. O time escalado tem a consciência do quanto é preciso se esforçar para um campeonato deste porte. Por serem apaixonados pelo que fazem, nossos alunos não medem esforços e seguem treinando mesmo nas férias”, diz o técnico orgulhoso.

O torneio Mundial Escolar será online e o público poderá acompanhar por meio do site espanhol www.chess24.com. As 10 escolas finalistas disputarão a final do Mundial, de forma presencial, programada para setembro de 2021, em Dubai, com tudo pago.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto