Logo
Imprimir esta página

Brasil segue como recordista mundial de ligações telefônicas de Spam, aponta Truecaller

Ligações de fraudes saltam de 26% para 48% e de serviços financeiros de 13% para 42%

O Brasil continua batendo um triste recorde mundial: a nação com o maior número de ligações telefônicas de spam, de acordo com o relatório Truecaller Insights 2020. A liderança do País no ranking entre 20 países pesquisados foi alcançada e permanece desde 2018, quando ultrapassou a Índia. O estudo é realizado com base nas chamadas e mensagens indesejadas identificadas pelo aplicativo Truecaller.

Comparado com a edição do ano passado, o crescimento das ligações de spam no Brasil foi de 9%, passando de uma média de 45,6 chamadas por usuário mensalmente em 2019 para 49,9 este ano. Desde 2017, quando o relatório começou a ser produzido, as ligações de spam tiveram um crescimento de 141% no Brasil.

Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar entre os países com o maior número de chamadas de spam, registrando um impressionante crescimento de 56% na comparação com o ano passado, quando estava na oitava posição. A Índia, que já esteve no topo, caiu para o nono lugar. Em 2019, os top 10 eram principalmente da América do Sul, mas agora Chile, Peru e Colômbia viram um decréscimo nas chamadas de spam.

Ligações fraudulentas e serviços financeiros são os principais spammers no Brasil

A edição do relatório da Truecaller de 2020 mostra uma grande mudança na distribuição de spam e na forma como os spammers operam no Brasil. No ano passado, a maioria das chamadas foi realizada por operadoras de telecomunicações e fornecedores de serviços de Internet, mas neste ano estes setores representaram apenas 6% das ligações.

Em contrapartida, as ligações de fraudes quase dobraram este ano, saltando de 26% para 48%, e agora figuram como as principais chamadas de spam, um reflexo do aumento nas tentativas dos golpistas de buscar tirar vantagem da pandemia. Outro ponto a destacar é um crescimento de 13% para 42% de instituições financeiras, que intensificaram as ofertas de cartões de crédito, seguros e empréstimos, e ficaram em segundo lugar entre os maiores spammers.

Pandemia afetou comportamento dos spammers

Este ano os usuários da Truecaller bloquearam 31,3 bilhões de chamadas de spam, um crescimento de 18% sobre 2019, e identificaram 145,4 bilhões de chamadas desconhecidas, um aumento de 25%. O relatório revela também que o comportamento dos spammers mudou com a pandemia. As chamadas tiveram um declínio a partir de março e atingiram o nível mais baixo em abril com o avanço das restrições pelo mundo. A partir de maio as ligações voltaram a crescer uma média de 9,7% ao mês, inclusive com o aumento das chamadas fraudulentas de golpistas tentando tirar vantagem das incertezas da pandemia.

Outros dados relevantes:

- Vários países europeus que nunca apareceram entre os top 20 passaram a integrar a lista este ano – Hungria, Polônia, Espanha, Reino Unido, Ucrânia, Alemanha, Romênia, Grécia e Bélgica.

- Os maiores crescimentos nas chamadas de spam vieram da Europa e dos Estados Unidos, com a Hungria alcançando o maior salto, de 1132%; seguido por Alemanha, com 685%; Bélgica, com 557%; e Romênia, com 395%.

- Os países com os piores índices na Ásia foram a Indonésia (18,3%), Índia (16,8%), Vietnã (14,7%) e Rússia (14,3%).

- Os spammers também “descansam” aos finais de semana, com uma sensível redução das chamadas durantes estes dias.

Notas e Metodologia

Os dados deste relatório foram agregados anonimamente a partir de chamadas recebidas marcadas como spam pelos usuários - ou automaticamente sinalizadas pelo Truecaller - durante o período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de outubro de 2020. Durante esse período, foram identificadas 145 bilhões de chamadas e 13,8 bilhões de SMS de spam em todo o mundo. O estudo de 2019 pode ser acessado aqui, o de 2018 aqui e o de 2017 aqui.

Sobre a Truecaller

As pessoas usam Truecaller para estar à frente do seu tempo. O app ajuda a saber quem está ligando, filtra ligações e mensagens indesejadas e foca no que realmente importa. A empresa oferece um portfolio único de serviços, como um discador com identificador de chamada, detecção de spam, envio de mensagens e muito mais. A missão da Truecaller é construir confiança em qualquer lugar tornando a comunicação segura e eficiente. Com sede em Estocolomo, na Suécia, a empresa foi fundada em 2009 por Alan Mamedi e Nami Zarringhalam. Entre seus investidores estão Sequoia Capital, Atomico e Kleiner Perkins Caufield Byers.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto