Logo
Imprimir esta página

Dicas para não cair no golpe do leilão falso

“Os Leiloeiros” é plataforma que disponibiliza, em um único espaço, dados, informações e referências sobre leiloeiros e casas leiloeiras. No Brasil, há quase 1.000 sites falsos que se apresentam como empresas de leilão

Pensando em solucionar o problema que atinge milhares de brasileiros em todo o País, a rede colaborativa “Bom Valor”, empresa de tecnologia que cria e desenvolve produtos, serviços e soluções digitais para compradores e vendedores, inclusive no segmento de leilões, lançou - com o objetivo de transformar o mercado de compra e venda e de leilão, garantindo muito mais confiança, segurança e transparência nas transações – a plataforma “Os Leiloeiros”, uma plataforma disponibiliza, em um único espaço, dados, informações e referências sobre leiloeiros e casas leiloeiras para auxiliar compradores de leilão a realizarem compras mais seguras e com alta taxa de sucesso.

“‘Os Leiloeiros’ é uma plataforma e uma solução digital que visa trazer mais segurança para os compradores do mercado de leilões. Os sites de leilões clonados e fakes hoje são uma realidade e este cenário só tem piorado, e o número de pessoas enganadas é alto e maior ainda são as suas perdas financeiras, por isso criamos e desenvolvemos este serviço digital", destaca Ronaldo Santoro, Founder e Head Produtos Digitais e Tecnologia da rede Bom Valor e um dos principais nomes do segmento de leilões do Brasil.

Segundo publicação da Asbrale (Associação Brasileira dos Leiloeiros e Entidades), do início de novembro, existem mais de 997 sites falsos que se autointitulam empresas de leilões. Em alguns casos, inclusive, as casas leiloeiras tiveram seus nomes e logotipos clonados, induzindo os arrematantes ao erro pois ao olhar o site tudo levava a crer que era a página do leiloeiro oficial, mas, na verdade, era uma imitação.

Os golpistas buscam reproduzir um leilão virtual adquirindo endereços na internet, utilizando padrões visuais, disponibilizando fotos fictícias de produtos e inserindo, inclusive, marcas de bancos ou órgãos públicos em suas páginas.

"Os Leiloeiros é uma plataforma viva e dinâmica e está empenhada em trazer muito mais união e protagonismo para a classe. Os dados e as informações são autênticas, confiáveis e transparentes, e garantidas pelo uso da identidade digital da Original My e pela tecnologia Blockchain. Queremos que todos os leiloeiros do Brasil tomem posse do seu perfil na plataforma, que ocupem este espaço que foi feito para eles", reforça Ronaldo Santoro.

A plataforma contém uma base pública de leiloeiros oficiais e rurais inscritos nas Juntas Comerciais e possui, também, uma relação atualizada das casas leiloeiras no Brasil, tudo alimentado e gerido por eles próprios e com total garantia de autenticidade. ‘Os Leiloeiros’ também oferece uma busca por endereço dos sites dos leiloeiros oficiais ou das casas leiloeiras com o objetivo de alertar quanto a segurança e idoneidade.

A plataforma ‘Os Leiloeiros’ surge em um momento em que o Brasil enfrenta diversas fraudes em sistemas do segmento. Segundo o Dfndr Lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, entre junho e julho deste ano, mais de 52 mil pessoas foram vítimas desse golpe no país.

Medidas preventivas para não cair no golpe

Considerando que milhares de pessoas de boa fé estão sendo lesadas por criminosos que se passam por Leiloeiros Públicos Oficiais, utilizando nomes de Leiloeiros verdadeiros ou simplesmente criam sites falsos de leilões na internet e aplicam golpes em vítimas que, desavisadas, efetuam pagamentos sem nunca terem visto os bens arrematados, vale ressaltar que os sites falsos frequentemente têm o domínio .COM e hospedam estes sites fora do País para não serem identificados. No entanto, alguns poucos leiloeiros oficiais utilizam este tipo de domínio. Os golpistas, para não serem identificados, acrescentaram .com/br.

Além de acessar a plataforma “Os Leiloeiros” e procurar pelas casas leiloeiras devidamente inscritas nas Juntas Comerciais, o comprador de itens de leilão pode seguir as seguintes dicas para evitar cair em golpes:

NÃO EFETUE PAGAMENTO EM CONTA DE TERCEIROS

Leiloeiros NUNCA solicitam que o arrematante efetue pagamento de comissão ou do lance em conta de terceiros.

NÃO ADIANTA PERGUNTAR O NOME DO LEILOEIRO

Os bandidos acostumaram-se a dar nome de qualquer leiloeiro na hora do atendimento.

VÁ PESSOALMENTE AO ESCRITÓRIO DO LEILOEIRO

Embora a maioria dos leilões sejam online, TODOS os leiloeiros oficiais no Brasil mantêm seus escritórios ou pátios físicos.

Os endereços que constam dos sites fraudadores são falsos e quando o interessado vai até o local indicado no site descobre que caiu no golpe. Visitar pessoalmente antes de arrematar ainda é uma das medidas mais seguras. Desconfie se tentarem evitar sua visita.

TODO LEILÃO DEVE TER UM EDITAL ESPECÍFICO

Todo leilão seja de automóvel ou imóvel deve ser precedido de um edital. No edital, que deve ser publicado pelo menos três vezes em jornais de ampla circulação, constam os dados do veículo e todas as condições de arrematação. Isto está na Lei.

IDENTIFIQUE O NOME DO COMITENTE VENDEDOR

Comitente vendedor é quem autoriza a venda em leilão de um bem. O edital é tão importante que nele deve constar o nome e qualificação do vendedor.

DESCONFIE DE VALOR MUITO BAIXO

Mesmo em leilão existe um limite para o valor mínimo do lance. Desconfie de bens com valores muito baixos.

Para se ter uma ideia dos números do setor, somente a rede Bom Valor - empresa que desenvolveu a plataforma “Os Leiloeiros” - ofertou mais de 3500 produtos por mês e transacionou R$ 365 milhões somente em 2019, ano sem pandemia e sem o boom do comércio online.

Com o avanço da tecnologia e o período de isolamento social, o número de leilões virtuais cresceu nos últimos meses, se tornando uma alternativa para quem deseja arrematar bens variados. Entretanto, também estão frequentes as ações de quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos, que buscam enganar os consumidores. Apenas no primeiro trimestre deste ano, os leilões falsos tiveram um aumento de 70%, de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Leiloeiros Judiciais (ANLJ).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto