Logo
Imprimir esta página

Atenção redobrada no verão: cuidados para evitar acidentes com banhos e mergulhos

Próximo do verão, aumentam os casos de acidentes como afogamentos, mal súbito, hipotermia e traumas, além disso, este ano ainda requer uma preocupação a mais, o Coronavírus

Próximo da estação mais quente do ano, torna-se comum a procura por piscinas, praias, rios, cachoeiras, entre outros lugares que refrescam e, ao mesmo tempo, transformam o momento em diversão para o corpo e a alma.

No entanto, é nesta época do ano que são registrados os maiores números de acidentes que podem, inclusive, levar uma pessoa a perder os movimentos de braços e pernas e até a morte durante banhos e mergulhos.

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), a cada 92 minutos, um brasileiro morre afogado; 52% das mortes estão na faixa de 1 a 9 anos idade e ocorrem em piscinas e residências; 70% dos óbitos são registrados em rios e represas; 44% ocorrem no verão (de dezembro a março), e mais de 90% das mortes acontecem por ignorar os riscos, não respeitar limites pessoais e desconhecer como agir.

No Brasil, os afogamentos são a segunda maior causa de mortes e a sétima de hospitalização por motivos acidentais entre crianças de 0 a 14 anos, segundo a ONG Criança Segura.

A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel (Blumenau/SC), alerta que, depois dos afogamentos, os acidentes mais comuns no verão são, mal súbito, hipotermia e traumas em geral.

Para não deixar o lazer de lado, a especialista ressalta sete fatores importantes para prevenir qualquer tipo de acidente, e até mesmo a morte. São eles:

Conhecer a profundidade do local em que mergulhará, principalmente em lugares que possuem pedras, como rios e cachoeiras;
Observar se há salva-vidas por perto;
Para as piscinas, mantenha em dia o exame médico;
Evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de mergulhar;
Evitar saltar de cabeça e ficar atento com saltos em beiradas de piscinas, trampolins e afins;
Crianças sempre devem estar supervisionadas por um adulto;
Não superestime sua capacidade de nadar.

“A maioria destes incidentes ocorre por falta de prudência. As pessoas ignoram seus limites e acham que sempre podem avançar um pouco mais e, isto pode ocasionar um afogamento ou algo pior”, afirma Danielle.

Coronavírus e o verão
A neurocirurgiã explica que, além da preocupação com afogamentos e traumas, este ano ainda requer uma preocupação a mais, o contágio da Covid-19.
E, a pergunta que muitas pessoas fazem é esta – “Posso me contaminar dentro da piscina?” – a resposta é: pouco provável, afirma a médica.

“Com a ação do cloro, não é possível que o vírus fique dentro da água. Portanto, uma vez estando imerso na piscina, a pessoa têm mínimas chances de contrair a doença”, explica Danielle.

Porém, a especialista alerta, dentro da piscina não é possível contrair o vírus, mas, na beirada da piscina e mantendo contato com outras pessoas, é possível.

“É preciso que as pessoas entendam que, mesmo que os locais estejam abertos para o público frequentá-los, é preciso que haja atenção e cuidado. Então, a dica que fica é, tenha seu próprio kit pessoal como álcool em gel, toalhas e chinelos. Além disso, sempre que estiver fora da piscina use máscara e evite aglomerações”, finaliza a neurocirurgiã Danielle de Lara.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto