Logo
Imprimir esta página

Ancestralidade dos gatos ajuda a entender os comportamentos e instintos que se mantém vivos após gerações

Nos últimos anos, a presença de gatos aumentou em 8% nos lares brasileiros, de acordo com o censo realizado pelo Instituto Pet Brasil. Os números apontam que se a curva de crescimento continuar seguindo em ritmo acelerado, é possível que a população felina supere os cães como animais de estimação no Brasil. Em países como Estados Unidos e Rússia, essa tendência já é uma realidade.

Mas o que chama atenção é que ainda pouco se sabe sobre a origem dos gatos. Em julho deste ano, foram encontrados vestígios de ancestrais dos gatos domésticos em cavernas polonesas, aumentando a complexidade da história evolutiva dos pequenos felinos. Estudo divulgado pelo National Geographic Brasil indica que ao migrarem para Polônia há cerca de seis mil anos atrás, os homens trouxeram, sem perceber, gatos selvagens, o antepassado do gato doméstico.

Naquele período, os gatos viram na convivência com os humanos a oportunidade de encontrar comida facilmente, já que o desenvolvimento agrícola também atraiu roedores. “Diferente dos cães, os gatos são animais carnívoros que necessitam de quantidades maiores de proteína.

Os felinos têm paladar exigente, buscando sempre alimentos mais frescos com palatabilidade e odor agradáveis. Por isso, é importante oferecer variações nas versões secas e úmidas, respeitando as particularidades dessa espécie”, comenta Fernanda Duran, veterinária da Mars Petcare.

Fernanda complementa que os produtos da Mars Petcare são desenvolvidos com embasamento científico e que os portfólios buscam trazer opções diversificadas para atender aos gostos dos felinos. “O portfólio de WHISKAS®, por exemplo, oferece essa diversificação de texturas - com soluções de alimento seco, sachês, petiscos, além ampla gama de sabores, tudo pensado em agradar o paladar tão característico dos gatos”.

Além do paladar seletivo, os felinos ainda reproduzem alguns comportamentos do passado: quando se debruçavam sobre rios e lagos para matar a sede, os bichanos usavam a água como espelho para monitorar possíveis predadores à espreita. Por isso, gatos não bebem água se o bebedouro estiver posicionado em locais sem rota de fuga ou que dificulte a percepção do ambiente.

Historicamente, a vida em grupo é comum na natureza, pois oferece vantagens como proteção e procriação. Ao contrário de outras espécies felinas, como o leão, os gatos selvagens aderiram à vida solitária, pois os benefícios da coletividade não compensavam ter que dividir suprimentos. O territorialismo dos felinos, que perdura até hoje, é fruto de anos em que a competição entre esses animais por alimento era acirrada.

A independência dos bichanos, vista por muitos como praticidade na convivência doméstica, também é resultado de seus hábitos de caça - no processo de domesticação, eles não dependiam de humanos para prover comida. Apesar da fama de antissociais adquirida ao longo do tempo, que está diretamente ligada ao comportamento independente, a verdade é que os gatinhos conquistaram seu espaço nos lares brasileiros e conforme as projeções, vieram para ficar.

Sobre a Mars Petcare

A Mars Petcare é a divisão focada em nutrição e bem-estar animal da Mars, uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS® e OPTIMUM™. Além de prover o mercado pet com produtos cuidadosamente desenvolvidos, a Mars Petcare também conta com projetos para combater o abandono animal globalmente, incentivando a adoção responsável e apoiando instituições que abrigam animais em situação de rua. Cerca de 85 mil colaboradores de Petcare, em mais de 80 países, trabalham em prol de Um Mundo Melhor para os Pets e estão reunidos sob os Cinco Princípios da Mars – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade –, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto