Logo
Imprimir esta página

Divorciados sim, mas vivendo sob o mesmo teto

Gisela Gusmão (*)

Você já viveu ou está passando pela experiência de compartilhar a mesma casa com o seu "ex" ou com a sua "ex"? É possível que casais separados vivam felizes e em harmonia debaixo do mesmo teto? A separação/divórcio na quarentena está desconfortável? Você não consegue dar o passo definitivo e pôr fim ao casamento?

Nas últimas décadas, o modelo tradicional de família tem dado lugar a novas configurações e, com isso, mudaram também as formas tradicionais de matrimônio, bem como das separações/divórcios. Em geral, o processo começava com o distanciamento físico de um dos pares, que deixava o lar, e os trâmites corriam por meses ou anos até que o divórcio fosse concluído.

Atualmente, nem todos seguem as tradições, pelo menos no que se trata de separação. Antigamente, quando um relacionamento chegava ao fim, cada um ia pro seu lado e pronto! Normalmente os filhos permaneciam com as mães e muitos dos pais formavam uma nova família e até mesmo desapareciam! Mas hoje em dia, para alguns casais, não é bem assim que acontece.

Falar em casais divorciados vivendo sob o mesmo teto chega a dar calafrios em algumas pessoas. No entanto, não raro, muitos casais escolhem essa configuração. Mas existem três situações distintas.

Na primeira situação estão aqueles que decidem continuar "Juntos Por Opção". Geralmente o fazem porque querem economizar dinheiro para investir na educação e lazer dos filhos e/ou para continuar a investir nos próprios estudos e carreira. Um ponto importante tem sido a oportunidade de atuar juntos no processo de educação dos filhos. Como esses "ex" vão acertar os ponteiros depende do que foi acordado entre as partes.

Normalmente, eles dividem igualmente as despesas, as tarefas da casa e o cuidado com os filhos. Se vão ou não levar namorados ou namoradas em casa depende do combinado, mas em geral levam para casa pessoas que estão no status de 'relacionamento sério'. Mas não é uma regra. Há casais mais liberais para os quais relacionamentos casuais não são um problema.

Em outra situação estão aqueles que estão "Unidos No Sufoco". São os que, em geral, gostariam de usufruir cada qual o seu espaço. Mas, por questões financeiras, não conseguem sobreviver sozinhos. Os contratos nesse caso são mais complicados, pois esses parceiros, muitas vezes, precisam ainda manejar questões com dívidas e desemprego de um dos pares ou de ambos. Por não terem uma situação definida e estável, há dificuldades para cumprir acordos, o que vai demandar muitas conversas, paciência e empatia a fim de encontrar a harmonia do lar. Há ex-casais, inclusive, que encontram o ponto de equilíbrio e passam a viver juntos por opção. O tempo e a criatividade são grandes aliados nesse processo.

Já os "Reféns Do Medo" são casos geralmente graves e tristes. Um dos pares impõe uma relação de abuso ao outro, quer seja material, de violência física, psicológica, sexual, ou tudo isso junto, usando de manipulação, chantagem e/ou ameaça para obrigar o outro a manter as coisas como sempre foram. Apenas o algoz se beneficia, sempre. Geralmente os acordos não são cumpridos pelo abusador ou pela abusadora, e, não raro, a vítima se vê obrigada a deixar a casa e arcar com inúmeros prejuízos materiais e emocionais. Se você está vivendo uma relação assim, procure ajuda terapêutica urgente e se necessário, o amparo legal. Quanto antes melhor!

Para quem ainda está vivendo debaixo do mesmo teto, como tem sido a relação nessa fase de isolamento social? Muitas pessoas, incluindo eu mesma, pensávamos que seria a pandemia da "sofrência". Imagine ficar em isolamento com alguém cuja presença nos incomoda! De fato, foram inúmeros os casos de pessoas atingindo o limite do estresse. Mas, surpreendentemente, alguns relatos apontaram questões positivas. Por exemplo, uma mulher contou que os dois trabalhavam muito, mal se encontravam e raramente conversavam. Com a pandemia, ela pôde notar que alguns pontos dos quais sempre se queixava já não faziam parte do repertório de defeitos do "ex". E ela está repensando a possibilidade de tentarem novamente.

Há de tudo! Não existe experiência igual. Mas lembre-se, você não está sozinho.

Boa sorte!

(*) Gisela Gusmão é colaboradora do site Idivorcei (https://www.idivorciei.com.br); Psicóloga, Psicanalista e Terapeuta de Casal e Família.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto