Logo
Imprimir esta página

BCG aponta 5 etapas para transformar adversidade em vantagem

Estudo do Boston Consulting Group analisou o que as empresas que saíram mais fortes da crise de 2008 fizeram para vencer aquele período adverso e apresenta lições

Da mesma forma como acontece agora com a pandemia de Covid-19, empresas em todo o mundo enfrentaram uma ameaça existencial durante a crise de 2008. O estudo do Boston Consulting Group How Comeback Kids Will Build The New Reality revela os truques lançados pelas organizações conhecidas como Comeback Kids para saírem da Grande Recessão ainda mais fortes do que entraram.

Para elas, diz a pesquisa, as crises econômicas significam oportunidades. Elas criam clareza e urgência em torno da necessidade de uma ação decisiva e aproveitam essa energia para inovar e redesenhar seus negócios.

Nesta análise, o BCG aponta cinco etapas específicas que as organizações ao redor do mundo podem realizar para transformar a adversidade em vantagem:

• Aja proativamente: Tome ações preventivas. Conserte antes que quebre.

Lição de 2008: As empresas que saíram bem da crise de 2008 agiram cedo para aumentar a liquidez e investir em aquisições estratégicas, e não esperaram ser diretamente afetadas para tomar ações atenuantes.

• Aumente a vitalidade: Evite a tentação de apenas aguentar e sobreviver. Com a escalada da volatilidade, mesmo as abordagens vencedoras não duram muito.

Lição de 2008: As organizações que melhor performaram na Grande Recessão buscaram inovar, explorar novas ideias e renovar suas estratégias para que pudessem alcançar um crescimento sustentável a longo prazo.

• Construa resiliência: Lide com essa disrupção e se prepare para interrupções inevitáveis ​​à frente. Comece cultivando habilidades e ideias diversas.

Lição de 2008: As Comeback Kids desenvolveram resiliência organizacional para resistir a choques futuros e antecipá-los. O planejamento de cenários funcionou como um sistema de busca de tendências.

• Simplifique a organização: Olhe além de cortes e número de funcionários. Prepare-se para enfrentar as dificuldades e torne-se ágil para explorar oportunidades.

Lição de 2008: As empresas com melhor desempenho se prepararam simplificando suas principais operações, redesenhando processos para capitalizar no digital e gerar eficiências.

• Tenha clareza de visão: Busque múltiplas fontes de crescimento, mas tenha temas específicos como alvo.

Lição de 2008: A maioria das empresas de alto desempenho investiu pesadamente para expandir para novos países e digitalizar processos. Alguns produtos foram bem-sucedidos e outros fracassaram, mas o objetivo permaneceu fixo.

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais, ajudando-as a enfrentar os mais importantes desafios e capturar as melhores oportunidades. O BCG foi pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado, em 1963. Hoje, ajudamos nossos clientes com total transformação, inspirando mudanças complexas, permitindo o crescimento das organizações, construindo vantagem competitiva e gerando resultados de impacto.

Para ser bem-sucedidas, as organizações precisam combinar recursos digitais e humanos. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG ajuda a solucionar desafios por meio da prestação de serviços de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia, design, corporate e digital ventures - além de propósito de negócios. Trabalhamos com um modelo colaborativo único que gera resultados e permite a nossos clientes prosperar. Para mais informações, acesse http://www.bcg.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto