Logo
Imprimir esta página

Limpeza profissional tem exigências diferenciadas

Limpeza profissional tem exigências diferenciadas

*Por Rafael Taino de Mattos

A busca por produtos de desinfecção e higienização vem passando por um grande crescimento nos últimos meses e o segmento de limpeza profissional I&I (Institucional e Industrial) também sentiu o forte aumento da demanda. No entanto, é preciso reconhecer detalhes deste mercado que o diferem da limpeza doméstica convencional.

O mercado de limpeza I&I vem seguindo a tendência global de higiene profunda e prolongada contra microrganismos, fungos e bactérias. Porém, para oferecer produtos de alta qualidade, é preciso levar em consideração exigências ainda maiores no quesito desempenho e produtividade deste setor, o que leva à discussão para detalhes técnicos e resultados mais práticos sobre os produtos e as soluções desenvolvidas.

Pensando especialmente nessas particularidades, a BASF oferece, por meio de seu portfólio, mais de 10 moléculas diferentes com atividade de desinfecção nas linhas Protectol® e Tinosan®. Estes produtos têm como objetivo proporcionar efeitos como long-lasting (longa duração), conservante, bactericida, fungicida ou até mesmo esporicida.

Um produto bastante versátil e extremamente eficiente em eliminação de microrganismos, o Protectol® GA, tem como ativo o glutaraldeído, agente de desinfecção classe alta extremamente eficiente contra fungos, vírus (incluindo os envelopados como os da classe corona) e bactérias Gram + e Gram - (inclusive microbactérias, um dos gêneros mais resistentes a processos de desinfecção química).

Essa solução é utilizada em diversos tipos de formulações de limpeza com propósito de auxiliar exclusivamente o mercado profissional de I&I na desinfecção de superfícies e equipamentos. Desta maneira, a desinfecção de espaços nos segmentos hospitalares, de criação de animais e processamento de alimentos e bebidas, por exemplo, pode ser facilmente alcançada.

Dependendo da sua concentração e formulação, o uso do Protectol® GA produz fórmulas de desinfecção de nível alto ou até mesmo esterilização. Para aplicações importantes, como desinfecção de instrumentos médicos, onde se busca esterilização ou alta desinfecção, este é um dos principais ativos existentes, podendo compor, inclusive, formulações para limpeza e higienização de pisos industriais e superfícies contaminadas.

Nos atentando à molécula deste produto, o glutaraldeído é um dialdeído estável em pH neutro a ácido, mas pouco estável em pH alcalino. Sua aplicação e formulação devem evitar temperaturas acima de 50ºC. O mecanismo de ação deste ativo é o de proporcionar ligações cruzadas em proteínas e enzimas, inativando-as e oferecendo alta eficiência desinfetante em pequenas dosagens, tais como de 0,10% a 0,15%. Para esterilização (o que inclui também a eliminação de esporos), concentrações de até 4% de ativo são encontradas. Entre outras características, o produto tem ação rápida e de amplo espectro, ação cross-link de proteínas, ação rápida e de amplo espectro, vantajoso custo-benefício frente a outros biocidas oxidativos, além de uso suportado pela BASF sob registro BPR (Biocidal Products Regulation).

Outro produto a se destacar para o mercado I&I é o Tinosan® HP 100. Este biocida tem ação no controle da propagação de contaminações microbiológicas. Seu potente efeito long-lasting / bacteriostático o torna um aliado especial na limpeza e desinfecção de superfícies em geral, principalmente contra bactérias gram + ou gram -. Essa solução tem como ativo o Dicloro hidroxi difenileter (Diclosan), composto que, em dosagem muito baixa, promove a inibição do crescimento de bactérias.

Este produto se mantém ativo em praticamente qualquer faixa de pH e sua estabilidade térmica supera os 100ºC. Por ser pouco solúvel em água, é sempre formulado juntamente com algum compatibilizante tensoativo e/ou álcool, mas não deve ser utilizado em formulações onde insumos oxidantes estão presentes, visto que, estas matérias-primas podem degradar o ativo Diclosan. Possui excelente desempenho em baixíssima dosagem, pode ser aplicado em limpadores de superfícies, desinfetantes, lava-louças em geral, lava-roupas líquido ou em pó e amaciantes e também tem uso suportado pela BASF sob registro BPR (Biocidal Products Regulation).

Neste mercado, onde produtos de alta performance são cada vez mais exigidos, a BASF vem se posicionando e mostrando toda a qualidade de seu portifólio para diversos tipos de aplicação em I&I. Há informações complementares sobre esta e outras especialidades na plataforma online shop@BASF - https://www.shop.basf.com/.

* Rafael Taino de Mattos é engenheiro bioquímico, consultor técnico de Formulações Industriais da BASF para a América do Sul


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto