Logo
Imprimir esta página

Christopher Murray defende em congresso que segunda onda da pandemia no Brasil será em abril

No Conahp 2020, o diretor do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) e professor na Universidade de Washington aponta a sazonalidade como um dos fatores de maior influência na disseminação do coronavírus, que ganha força com a chegada do outono e inverno

Diante da segunda onda de casos de Covid-19 registrada na Europa e nos Estados Unidos, a população brasileira se vê em alerta. Mas o diretor do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) e professor na Universidade de Washington, Christopher Murray, acredita que um novo pico só deve ocorrer no Brasil a partir de abril de 2021, e a gravidade vai depender da disponibilidade de uma vacina. A análise foi apresentada durante o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que está sendo realizado de 16 a 20 de novembro, 100% online e gratuito.

O modelo estatístico aplicado pelo IHME para análise de dados da pandemia foi desenvolvido em março, mas já em julho foi revisado e passou a analisar dados do passado recente, tendo capacidade preditiva sobre a próxima semana. O instituto leva em consideração a dinâmica da transmissão, assim como o modelo comportamental humano e dos governos, que leva em conta fatores como uso de máscara, mobilidade (que é possível medir por meio de dados obtidos a partir de celulares), taxa de isolamento social, disponibilização de testes e a sazonalidade.

"No Brasil, a mobilidade medida pelos celulares [que caiu drasticamente no mês de março] aumentou no início de abril. Neste momento, já está bem próxima de antes da Covid-19, apenas 10% a 15% abaixo", revela Murray. Já em relação ao uso de máscara, o especialista analisa que a taxa de adesão cai conforme o número de casos diminuem. Em novembro, os dados analisados pelo IHME revelam que, das 27 unidades federativas, uma apresenta adesão de 65% a 69% da população, enquanto todas as outras já estão abaixo de 64%.

Apesar disso, por causa da sazonalidade, o número de mortes por pneumonia - um dos indicadores de aumento de casos Covid-19 - tem queda associada à chegada do verão no hemisfério sul. "Os mesmos esforços que funcionam nos meses de verão podem não funcionar no inverno", explica Murray. "No Brasil, o timing da vacinação é que vai definir quão severa será a segunda onda."

Para ele, é mandatório que os governos de todos os países reimplementem medidas de isolamento social quando os sistemas de saúde atingirem novamente níveis críticos de ocupação. "A previsão é que o Brasil chegue a 188 mil mortes até 1º de março. Se o uso da máscara for adotado por 95% da população, como acontece em Singapura, 9 mil vidas podem ser salvas até a mesma data", explica.

O Conahp 2020 se encerra hoje. Acompanhe as palestras em https://evento.conahp2020.com.br/.

Veja outros destaques:

‘Ninguém pode oferecer cuidados de saúde sozinho’ afirma ministra de saúde de Portugal durante Conahp 2020

Conahp debate exaustão dos profissionais de saúde em meio à pandemia

Professora da Johns Hopkins destaca economia em lenta recuperação e relação direta com o êxito dos estudos de imunização


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto