Logo
Imprimir esta página

Barcos de Ilhabela (SP) brilham e conquistam títulos do Brasileiro de Vela de Oceano em casa

Barco Xamã durante a regata decisiva neste domingo / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias Barco Xamã durante a regata decisiva neste domingo / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Na classe IRC, o caneco ficou com o Xamã, barco reformado por caiçaras locais. Na classe C-30 o caneco ficou com o Caballo Loco. Velejadores olímpicos e campeões mundiais disputaram a competição com 400 velejadores

Foram definidos, neste domingo, os campeões do Brasileiro de Vela de Oceano - 20 anos da Copa Suzuki - realizado no Yacht Club de Ilhabela (SP). O evento foi patrocinado pela Suzuki Veículos e com co-patrocínio do GOFit.

Os barcos locais fizeram a festa e ficaram com os troféus nas disputas no canal de São Sebastião em um último dia com ventos próximos de 10 nós.

Na classe IRC, o Xamã levou o caneco vencendo as duas regatas realizadas no último dia, totalizando três vitórias nas cinco realizadas nos três dias de competição. O veleiro foi adquirido e reformado por dois meses durante a pandemia por dois caiçaras locais, Paulo Tinah Jesus e Atanawe Boechat, que fazem parte da tripulação comandada por Sérgio Klepacz.

"Realmente é uma grande felicidade pensando que no começo do ano não tínhamos barco nenhum. Graças ao Paulo Jesus 'Tinha', o Atanawe Boechat, que são dois dos melhores velejadores, melhor tático que existe, conseguiram levantar o barco e a equipe trabalhou maravilhosamente bem. Vou ser sincero do fundo do coração, era o vento que estávamos esperando e ali no nosso quintal de casa. Tinha que dar certo e deu. Saímos do 10º lugar no começo do campeonato e conseguimos esse título que foi muito emocionante", disse Klepacz.

Em segundo lugar ficou o Esculacho, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que no último dia arrancou com um terceiro e segundo lugares com Walcles Osório como comandante. O Asbar IV, de Santos (SP), comandado por Jonas Penteado.

A classe contou com velejadores de renome no cenário nacional e mundial. Jorge Zarif, campeão mundial de Finn em 2013, de Star em 2018, quarto na Rio-2016 e esperança de medalha para Tóquio-2021, esteve no +Bravíssimo, do Espírito Santo, que terminou o Brasileiro em oitavo lugar. Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, bicampeão Pan-Americano e com duas Olimpíadas no currículo, não conseguiu conduzir o Danadão, do Rio de Janeiro, ao bicampeonato nacional e terminou a disputa no sexto lugar. Samuel Albrecht, com presença confirmada em Tóquio-2021 e bronze no Pan-Americano de Lima 2019 na Nacra 17, ficou em quinto lugar com o barco gaúcho Crioula 29.

No Brasileiro da classe C-30, o Caballo Loco, também do Yacht Club de Ilhabela, levou a melhor no dia agitado com três regatas vencendo a primeiro e ficando em terceiro nas demais. O Brasileiro na classe contou com duas etapas, a primeira em Florianópolis (SC) no começo do ano.

O vice-campeão foi o Loyalty 06, que contou com André Fonseca, o Bochecha, com três participações olímpicas e três na Volta ao Mundo, The Ocean Race. O terceiro melhor barco da classe no Brasil foi o Kaikias Via Italia.

Na classe BRA-RGS, o barco de Ilhabela, Zeus, também de Ilhabela (SP), conquistou o troféu deixando o Comanda em segundo e o Ka Maua em terceiro: "Parabenizar os organizadores, pessoal do Yacht Club que nos recebeu muito bem. Tripulação se empenhou muito e nos saímos bem. Condições excelentes no último dia, vento de médio pra cima, foi bem bacana", disse Gereba, do barco Zeus.

Vencedores gerais definidos na Copa Suzuki

A Copa Suzuki encerrou a temporada com três etapas ao longo do ano. Na IRC, o título geral ficou com o Rudá/Blue Seal, de Santos (SP), deixando o Xamã em segundo e o Asbar IV em terceiro.
Na classe C-30 ,o Caballo Loco ficou com o título seguido pelo Kaikias e o Loyalty 06 em terceiro.

Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, comentou sobre a realização do evento: "A gente de ilhabela continua sendo a capital da Vela. Um ano tão diferente e estranho como foi 2020 a gente conseguir reunir as equipes, tanta gente boa competindo. Falar que é bom foi pouco, o ambiente foi maravilhoso.Queremos sempre valorizar a vela no clube ter portas abertas, tapete vermelho para os competidores, dar o que temos de melhor. Acho que conseguimos e a todos os velejadores ano que vem tem mais".

RESULTADOS FINAIS BRASILEIRO E ÚLTIMA ETAPA COPA SUZUKI

Brasileiro IRC

1 - Xamã - 8 pontos
2 - Esculacho - 12 pts
3 - Asbar IV - 13 pts
4 - Rudá/Blue Seal - 16
5 - Crioula 29 - 17
6 - Danadão - 17
7 - Lucky Alforria - 24
8 - +Bravíssimo 26
9 - Bravo-GOFit - 27
10 - Zorro - 33
11 - King - 39
12 - Montecristo - 43
13 - Aventador - 46
14 - Jazz 49
15 - Boto V - 56
16 - My Boy - 57

Brasileiro - C-30

1 - Caballo Loco - 18
2 - Loyality 06 - 27
3 - Kaikias - 28
4 - Zeus Racing Team - 29
5 - Le Terrible - 69
6 - Corta Vento - 75
7 - Katana Portobello - 81

Copa Suzuki -3ª etapa - BRA-RGS

1 - Zeus - 3 pontos
2 - Ka Mua - 6
3 - Comanda - 6
4 - Triton - 11
5 - Brazuca - 15
6 - BL3 Urca - 21

Copa Suzuki - 3ª etapa - HPE25

1 - Conquest - 6
2 - Ginga - 6
3 - Azzuro - 13
4 - Mussulo 25 - 14
5 - Artemis - 18
6 - Pé de Vento - 23

A 3ª Etapa da Copa Suzuki 2020, Campeonato Brasileiro IRC e C-30, contou com a organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio master da Suzuki Veículos, co-patrocínio do GOFit, e apoios da ABVO, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Service e FEVESP.

Siga a ABVO pelo instagram @abvobrasil para os resultados do dia. Siga nosso Facebook e acesse nossa página de Youtube e confira nossos vídeos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto