Logo
Imprimir esta página

A ascensão do basquete: modalidade cresce e figura entre as mais valiosas do mundo esportivo

Como a NBA se transformou na última década e se prepara para fortalecer a imagem por meio de um novo posicionamento cada vez mais global

Entre 2010 e 2020, o mercado esportivo teve grandes revelações entre organizações, clubes e marcas, que se destacaram ao longo de uma década como os nomes mais valiosos do segmento, segundo o ranking da Forbes. O que mais chama atenção, no entanto, é a ascensão da NBA e dos times de basquete americanos que ocupam três das cinco primeiras posições - New York Knicks (3º), Los Angeles Lakers (4º) e Golden State Warriors (5º), que estão à frente de equipes de futebol como Real Madrid e Barcelona.

"Temos uma grande participação dos esportes norte-americanos com o Dallas Cowboys e New York Yankees nas primeiras posições, e uma ascensão do basquete que saltou de apenas dois figurantes na lista de 2010 para nove equipes em 2020. Isso mostra que a liga mudou de patamar e é o maior ponto de transformação do esporte na última década", afirma Pedro Oliveira, cofundador da OutField Consulting , uma consultoria focada nos negócios do esporte e do entretenimento. Enquanto o futebol americano manteve o maior foco local e segue uma mentalidade mais conservadora, a NBA teve uma abordagem mais global e focada no mundo digital. E isso fez toda a diferença.

Atualmente, a liga americana de basquete se tornou o símbolo máximo de um posicionamento progressista, levantando a bandeira de luta contra o racismo e pela igualdade de gênero. LeBron James, um dos maiores ícones da modalidade, emplaca sua marca através de posturas inabaláveis sobre questões políticas e raciais, se tornando uma das vozes mais influentes do esporte global. Essa nova mentalidade, na qual atletas se mostram como pessoas "reais", colocando suas opiniões e batendo fortemente em teclas há muito debatidas pela sociedade, fizeram com que a NBA ganhasse uma popularidade global - e consequentemente, marketing.

"A liga e os times também passaram a se familiarizar mais com essas questões, o que traz um novo posicionamento de marca a nível mundial, além de um trabalho de geração de conteúdo e gestão de comunidades globais que se consolidaram como um diferencial competitivo", destaca Oliveira. Tudo isso culminou na valorização das organizações, tornando a NBA a liga que possui os times mais valiosos dentre as modalidades do top 50 do ranking, com um valor médio de US﹩ 3,28 bilhões por franquia, além de também ser a que oferece maior liquidez a seus acionistas.

"Nos últimos 10 anos, 14 franquias tiveram uma mudança de controle, ou seja, uma nova gestão com mais visão do todo corporativamente falando e que vem consolidando o basquete também comercialmente", finaliza. Ao que tudo indica, a NBA promete acender a paixão pela modalidade de uma forma cada vez mais popular, e claro, trazendo com ela novas formas de agir e engajar o público.

Sobre a OutField

Fundada em 2016 pelos empreendedores Lucas de Paula e Pedro Oliveira, a OutField é uma consultoria focada nos negócios do esporte e do entretenimento. A empresa nasceu para que o esporte na América Latina, a começar pelo Brasil, alcance seu potencial e se aproxime da grandeza das indústrias americana e europeia, aproximando o mercado esportivo do entretenimento por meio da inovação. Com escritórios em São Paulo e em Nova York (EUA), a OutField tem em seu portfólio marcas, clubes e atletas, como New Balance, Wix, Flamengo e Anderson Silva, com os quais atua para criar novas oportunidades de marketing, investimento e negócios dentro do esporte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto