Logo
Imprimir esta página

Eficiência energética pode acelerar recuperação de indústria e comércio no pós-pandemia

Com uso consciente de energia, empresas reduzem o consumo em até 50% e aumentam produtividade do negócio

Com a flexibilização das medidas de isolamento implementadas para a contenção da COVID-19, o mercado vem dando os primeiros sinais de recuperação. O volume de vendas do comércio varejista já retomou o patamar do início do ano - mas 65% de um total de 2,3 milhões de empresas comerciais e de serviços afirmam ainda estar amargando os impactos negativos da pandemia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somado à necessidade de reduzir os impactos dos reajustes nas tarifas de energia, que vão desde os simbólicos 0,09% no Maranhão até 6,6% na Paraíba e 10,32% no Espírito Santo, a procura por soluções que permitam economia devem impulsionar a demanda por projetos de eficiência energética.

Atualmente, o setor industrial é responsável por cerca de 41% do consumo de energia elétrica do Brasil, com 573 mil unidades consumidoras, e, de acordo com a CNI - Confederação Nacional da Indústria, a energia total gasta com motores elétricos, refrigeração, ar-comprimido e iluminação pode representar mais de 50% dos custos com energia elétrica de uma empresa, fazendo com que o consumo eficiente se torne uma prioridade. Para se ter uma ideia, um motor de alto rendimento consome entre 20% e 30% menos energia do que um motor tradicional; já para climatização, a troca de um sistema antigo por um novo pode representar economia de 30% a 50%; enquanto a substituição de lâmpadas tradicionais por tecnologia LED pode resultar em uma economia de 90%.

De acordo com Marcel Haratz, CEO da Comerc, o projeto de eficiência energética é personalizado e leva em consideração a estrutura e as principais necessidades do negócio. "Quando trocamos a instalação de compressores de ar, por exemplo, além de uma grande redução no consumo de energia direta no equipamento, obtemos maior confiabilidade no processo produtivo, uma vez que equipamentos mais novos tem menos paradas não programadas. Sem falar nos custos com manutenção corretiva, que também são reduzidos", afirma.

"A prerrogativa dos projetos de eficiência energética é produzir mais com menos recursos. Isso consiste em eliminar focos de desperdício e substituir equipamentos ultrapassados por mais modernos, resultando em maior produtividade", comenta Frederico Araújo, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO). Segundo estimativas da entidade, eficiência energética pode resultar em uma economia anual de R﹩ 4 bilhões para a indústria e R﹩ 2,4 bilhões para o comércio brasileiro.

Além da atratividade econômica, os projetos de eficiência energética oferecem mais sustentabilidade às operações. "Todos os projetos de eficiência energética reduzem as emissões de CO2, reduzindo a pegada de carbono das empresas e contribuindo não só para a sustentabilidade do negócio, mas do meio ambiente. Eficiência energética deve ser o primeiro passo para otimizar o consumo e os gastos com energia elétrica. Quando o consumidor reduz o desperdício, a economia é garantida", comenta Haratz.

A eficiência energética vem se popularizando nos últimos anos, mas o Brasil segue sendo um dos que menos investe na modalidade: é o 13º do ranking mundial, com US﹩ 3,26 per capita, enquanto na Alemanha, no topo do ranking, o investimento é quase 100 vezes maior (US﹩ 318,49 per capita). O desperdício de energia ainda é uma realidade no país: estima-se que, entre indústria e comércio, mais de 23TWh sejam desperdiçados todos os anos - o que representa 29% da geração de Itaipu em 2019. "É preciso ampliar a conscientização dos consumidores e das empresas. Desperdício de energia significa desperdício de recursos, e investir em eficiência energética é investir em produtividade", conclui Frederico Araújo.

Sobre a ABESCO

Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), entidade civil sem fins lucrativos, representa oficialmente o segmento de Eficiência Energética brasileiro. Composta por empresas de diversas áreas, a ABESCO tem o objetivo de fomentar e promover ações e projetos para o crescimento do mercado de Eficiência Energética, atividade que busca proporcionar meios para se produzir mais com a menor quantidade de energia. Acesse: http://www.abesco.com.br.

Sobre a Comerc ESCO

A Comerc ESCO, criada em 2015, é uma unidade de Eficiência Energética focada na redução do consumo de energia elétrica de empresas. Para isso, desenvolve e implanta projetos em iluminação, refrigeração (conforto e processo), motores e bombas, entre outros. Todas as soluções oferecidas contam com investimento da própria Comerc ESCO, que deve ser pago mensalmente pelo cliente com uma parcela da redução em sua conta de energia, até a quitação.

Sobre a Comerc Energia

A Comerc Energia é o maior e mais completo prestador de serviços relacionados ao mercado de energia no Brasil. Com um portfólio composto por mais de 2.300 unidades de consumo, pertencentes a aproximadamente 1.100 empresas, seu faturamento foi de cerca de R﹩ 3 bilhões em 2019. A Comerc Energia é composta de sete unidades de negócio, de modo a atender plenamente as necessidades de seus clientes. A Comerc ESCO estrutura projetos de geração distribuída e faz a gestão da geração e do consumo, além de desenvolver e implantar soluções de eficiência energética, com foco na redução do consumo de energia elétrica.

A Comerc Gestão é a maior gestora de energia do país, sendo responsável por gerir, em 2019, 3.500 MW médios, ou o equivalente a 5% da energia consumida no País. Também administra aproximadamente 5 GW de potência de mais de 130 geradores, produtores independentes e autoprodutores, o equivalente a 35% da potência total da usina hidrelétrica de Itaipu.

A Comerc Trading é uma das maiores comercializadoras independentes do país, negociando em 2019 uma média de 1,6 GWm por mês, considerando as operações de compra e de venda. Já, a Newcom é uma trading independente, com vocação para estruturar operações complexas que envolvam a compra e venda de contratos de energia. Sua carteira possui, ainda, operações de proteção de resultados e antecipação financeira. A Comerc Gás faz gestão do consumo de gás natural, auxiliando na contratação deste insumo, com possibilidades de redução de custo para empresas e apoio às complexas soluções regulatórias. Por fim, a MicroPower-Comerc desenvolve projetos de armazenamento de energia elétrica em baterias. No campo da inovação e da tecnologia, a Comerc atua, por meio do DocLabs, com um espaço para acelerar startups; e com soluções de tecnologia para corporações, com a empresa DOC 88 .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto