Logo
Imprimir esta página

5 estratégias de logística para e-commerce na alta temporada do varejo

5 estratégias de logística para e-commerce na alta temporada do varejo

Proximidade de datas comemorativas como Black Friday e Natal impulsionam táticas logísticas para o comércio eletrônico em período de alta demanda

Vendas bem-sucedidas na internet costumam ser resultado de uma boa experiência do consumidor desde o primeiro acesso no site até a chegada do pedido após a compra. A internet funciona como uma vitrine virtual para o varejo e, em períodos de alta demanda como a Black Friday e o Natal, ter boas estratégias de logística são um importante atrativo do comércio eletrônico para conquistar clientes.

Ao passo que as operações de entrega se tornam cada vez mais essenciais para os e-commerces que desejam avançar em seus nichos de mercado, muito em função do olhar mais interessado do consumidor em prazos de entrega mais rápidos, variadas opções de preço e de frete, promoções, segurança, e qualidade do serviço prestado, avançam estratégias relacionadas ao setor.

O especialista em logística Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística, especializada em entregas de itens leves para lojas físicas e de e-commerce, separou 5 estratégias para investir e gerenciar as entregas com sucesso diante das altas demandas de fim de ano. Confira:

1- Planejamento e Organização

O último bimestre do ano costuma reservar um aumento de vendas significativo para o setor do comércio e no universo online o crescimento da movimentação de mercadorias pode resultar em problemas para o negócio caso não haja planejamento e organização adequados para atender um público cada vez mais exigente, num cenário competitivo e em que a reputação pode ser elevada ou rebaixada em poucos cliques. É preciso investir na gestão de oferta e demanda, visando o controle de estoque, com atenção e cautela; garantir um sistema de atendimento e resposta rápido e eficaz; e se certificar que o transporte das mercadorias seguirá os prazos planejados e chegará ao destino final sem sobressaltos, para evitar desgaste no relacionamento com o cliente. Uma boa forma é fazer network com e-commerces de outros segmentos para verificar a efetividade da empresa de logística com a qual você pretende trabalhar no período.

2- Tecnologia

O avanço da tecnologia no campo logístico é um dos fatores que mais agrega ao e-commerce e nos períodos de elevação de pedidos feitos online pode ser um diferencial para quem quer conquistar o cliente frente a concorrência. Investir em tecnologia ou empresas de logística mais tecnológicas possibilida, por exemplo, agilidade e assertividade na coleta e análise de dados referentes a cada um dos pedidos feitos em seu comércio online. Outra ação é verificar se a transportadora escolhida possibilita o rastreio em tempo real da mercadoria para que os próprios clientes consigam acompanhar o processo de entrega dos volumes. Nos armazéns de distribuição recursos que facilitem a localização dos produtos em estoque também são indicados para melhorar a previsão de entrega para cada cliente.

3- Logística Last Mile

O alinhamento entre os e-commerces e as transportadoras escolhidas para a realização dos fretes deve considerar a efetividade da logística de last mile envolvida na operação. O conceito refere-se a última etapa de entrega da mercadoria no destino indicado pelo consumidor, que deve ocorrer da melhor forma possível para não prejudicar a satisfação do cliente durante a experiência de compra. São formas de garantir atenção à logística de last mile: a escolha por empresas de transporte que possuam entregadores suficientes e capacitados para atender a demanda que está por vir; parceiros comprometidos com cuidados de higiene e segurança visando reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus; e a utilização de aplicativos de comprovação de recebimento do produto “real time” para agilizar as informações relacionadas a cada entrega.

4 - Logística Reversa

A maioria dos e-commerces concentra seus esforços em garantir a entrega de seus produtos no tempo e termos acordados com os clientes, mas deixa de lado um fator importante: a logística reversa, que refere-se ao processo de devolução ou troca de uma mercadoria. Essa movimentação pode ocorrer por vários motivos, como a compra de um produto errado; peça danificada; mercadoria diferente da adquirida; ou mesmo a desistência da compra. Com a alta da demanda é esperado também um aumento nesse número de devoluções e para manter os clientes satisfeitos o ideal é fazer uma estimativa desse volume e otimizar o processo de logística reversa, mantendo o cliente satisfeito e com maior probabilidade de fidelização. Dentre as alternativas destaca-se a terceirização dos serviços de logística reversa por empresas especializadas.

5- Omnichannel

As estratégias de omnichannel (multicanal) estão em alta no mercado por conta da produtividade, redução de custos e melhoria na experiência de compra dos clientes. Sobretudo em período de alta demanda, essa estrutura será crucial em termos de competitividade por viabilizar entregas mais rápidas a preço justo. O omnichannel se destaca, por exemplo, pelas operações Ship From Store, que utiliza o estoque de lojas físicas para atender pedidos online. Os benefícios são mútuos: para o varejista possibilita utilizar o estoque disponível na loja mais próxima do cliente final, gerando entregas mais ágeis, baratas e satisfatórias; para a transportadora é uma forma de otimizar o serviço e aumentar a produtividade, uma vez que aproveita as rotas de entrega para realizar as coletas nas lojas; e, para o consumidor, que terá maior portfólio de produtos à disposição e receberá a mercadoria mais rápido, na loja mais próxima ou em casa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto