Logo
Imprimir esta página

Fundação Dom Cabral reformula seu programa voltado a médias empresas e ajuda companhias durante a pandemia

PAEX, Parceiros para a Excelência, é uma das soluções mais tradicionais da escola de negócios, com mais de 30 anos de existência e 500 empresas participantes atualmente. Currículo foi adequado e traz novos enfoques sobre gestão de crise, propósito e impacto social, além de planejamento para a retomada dos negócios.

Sabendo da importância de se adaptar ao que pedem mercado e empresas para lidar com o chamado "novo normal", a Fundação Dom Cabral, uma das 9 melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking 2020 do jornal britânico Financial Times, repaginou o seu portfólio e o adequou especificamente às necessidades trazidas pela pandemia. Assim, o PAEX (Parceiros para a Excelência), uma das mais tradicionais soluções da FDC, voltada a médias empresas e com mais de 30 anos de existência no mercado de educação executiva, transformou-se rapidamente para um modelo híbrido, combinando aspectos online e presenciais, que foram moldados para atender pontos cruciais para estas companhias, tais como gestão de crise, propósito e impacto social, além de planejamento para a retomada dos negócios.

Com cerca de 500 empresas compondo o programa atualmente, a Fundação Dom Cabral desenvolveu novas ferramentas próprias para o PAEX. Entre elas: um canvas de modelagem de negócios que agrega a abordagem em propósito e impacto social; e um mapa de resultados que visa não apenas objetivos financeiros, mas também econômicos, social e ambiental. Na dimensão de gestão da estratégia e dos resultados, a FDC adotou o OKR (Objetive and Key Results), metodologia de rápida adoção de resultados. Para este último pilar, foi adotado o Radar de Impacto, um observatório dinâmico dos aspectos que impactam o negócio e o gatilho para a definição dos quesitos.

"Essa nossa repaginação do PAEX é pensada em gerar valor para as empresas, mas com um olhar para o futuro. O modelo híbrido possibilitou o aumento da presença, em encontros virtuais, com os profissionais da FDC que fazem o acompanhamento das companhias. Dessa forma, estivemos mais perto na tomada de decisão das empresas, podendo auxiliá-las de maneira efetiva neste momento e fornecendo a estrutura e robustez ao modelo de gestão delas", diz Selma Rodrigues, gerente da FDC.

Segurança digital

Durante o planejamento de seu próximo ciclo de desenvolvimento, a Tempest, empresa focada em segurança digital, receava ficar engessada e enfrentar dificuldades para se adaptar a possíveis mudanças de mercado à realidade, como a que a pandemia trouxe. Por isso, já em 2018 a companhia buscou o PAEX para auxiliá-la no planejamento desse ciclo de desenvolvimento já iniciado. E durante o isolamento social o programa se mostrou valioso. "Entendemos que o que havíamos construído até o momento da pandemia era sólido e capaz de conduzir os nossos próximos passos. Ao mesmo tempo, a adaptabilidade foi fundamental para reavaliarmos e remodelar o que era necessário", diz Cristiano Lincoln Mattos, CEO da Tempest. "Em outros momentos, talvez a afobação causada pela pandemia nos levasse à estaca zero. Com o PAEX, os alicerces estavam firmes".

A empresa enxergava alguns entre seus principais desafios: condução estruturada de uma discussão acerca de um planejamento estratégico, seguindo um arcabouço metodológico; além de perspectiva de desenvolvimento do quadro de executivos, possibilitando, principalmente, um entendimento profundo das realidades e tendências do mercado. Os objetivos estão sendo superados. "Com o PAEX temos um ambiente de permanente discussão sobre os rumos da Tempest. Além disso, a orientação constante para resultados - um dos pontos altos do Parceiros - é nossa premissa", conta Mattos.

Sobre a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020 a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2019 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto