Logo
Imprimir esta página

Na contramão da crise, Clarios expande força de trabalho feminina

Com participação do Grupo de Diversidade & Inclusão da empresa, novas colaboradoras foram contratadas no período de pandemia da covid-19

Mulheres estão ocupando mais espaço na Clarios, líder global em soluções de armazenamento de energia, maior fabricante de baterias do Brasil e produtora da marca Heliar, líder entre as montadoras. Como forma de continuar apostando na força de trabalho feminina, a empresa, localizada em Sorocaba (SP), contratou recentemente mais mulheres para atuarem na área de produção de baterias automotivas. “Hoje temos cerca de 1,3 mil funcionários e 14% deles são mulheres. Consideramos que todos precisam ter iguais oportunidades, portanto procuramos mais representantes do gênero feminino que pudessem oferecer os seus dons e talentos para a Clarios”, afirma a gerente de Recursos Humanos da Clarios, Ursula Bueno.

As novas contratações fazem parte dos trabalhos do Grupo de Diversidade & Inclusão, que visa realizar atividades que ressaltem a importância das diferenças dentro do ambiente de trabalho. Ao todo, são cerca de 200 mulheres que compõem o quadro de funcionários da empresa, que possui um público majoritariamente masculino. “A ideia é incluir cada vez mais mulheres, além de considerar todas as outras diversidades, como parte dos nossos projetos futuros”, destaca Ursula.

Mesmo diante da pandemia da covid-19, a Clarios continuou os seus trabalhos, já que as baterias são consideradas como itens essenciais para abastecer os mercados de ambulâncias, automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus, que são usados para entregas, além de baterias estacionárias utilizadas em hospitais. Por conta disso, o RH buscou novos talentos nesse período e realizou processos seletivos focando, unicamente, na contratação de mulheres, para aumentar a presença feminina na fábrica.

O Grupo de Diversidade & Inclusão foi criado em 2017, quando a empresa foi a primeira da região de Sorocaba (SP) a se tornar signatária da ONU Mulheres. O Grupo se iniciou com 15 pessoas e hoje já conta com 35, que pensam em projetos para destacar a necessidade de respeito e direitos iguais de diversos públicos. Atualmente o Grupo atua em quatro frentes: Mulheres, LGBTQIA+, Raças e Etnias e Gerações. “São diversas ações, tanto dentro da empresa, quanto em nossos canais de comunicação interna e externa, que auxiliam para que todas essas pessoas se sintam acolhidas e valorizadas na empresa”, destaca.

Depoimentos delas

As 12 contratações ocorridas recentemente foram pensadas para incluir mulheres em áreas da produção que antes somente contavam com funcionários homens. “Foi realizado um projeto com a participação de coordenadores de áreas onde nunca tivemos mulheres trabalhando. Na sequência, foi realizado o processo seletivo e hoje elas trabalham de igual para igual com os homens”, explica Ursula.

A auxiliar de produção Larissa Fernanda de Oliveira Santos Macedo, 26 anos, é uma das contratadas pela Clarios. “No começo fiquei assustada, pois achei que os homens não iriam me recepcionar bem por acharem que poderia ser difícil trabalhar com uma mulher. Mas me surpreendi, pois eles me acolheram bem e me ajudam muito”, afirma.

A operadora de produção Shirley da Cunha Sousa, de 38 anos, também aceitou o desafio de trabalhar num ambiente mais masculino. “Eles foram muito acolhedores e está sendo uma boa experiência para eles também, já que não estavam acostumados a trabalhar com uma mulher junto deles”, afirma.

Shirley considera como muito positiva essa atitude da Clarios e espera poder contar com mais parceiras mulheres na sua rotina de trabalho futuramente. “Eu gosto dessa área, sinto que tenho uma boa desenvoltura para isso. Então acredito que tenham mais mulheres como eu por aí que podem ter essa oportunidade que estou tendo”, considera.

Sobre a Clarios

Antes Johnson Controls Power Solutions, a Clarios é líder global em soluções de armazenamento de energia, maior fabricante de baterias do Brasil e produtora da marca Heliar, líder entre as montadoras. Em parceria com nossos clientes, buscamos atender a uma demanda cada vez maior por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16 mil funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de baterias em constante evolução para praticamente todos os tipos de veículos. Utilizamos tecnologias que oferecem desempenho único e de última geração e trazem ao dia a dia confiança, segurança e conforto. Agregamos valor a cada elo na cadeia de suprimentos, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que compartilhamos. Saiba mais sobre a Clarios em www.clarios.com. A Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners, uma empresa de serviços comerciais e industriais, focada na propriedade e operação de negócios de alta qualidade. A Brookfield Partners está nas Bolsas de Valores de Nova Iorque e Toronto (NYSE: BBU) (TSX: BBU.UN).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto