Logo
Imprimir esta página

Eleições: a Busca pela Informação Segura Abre Espaço Para a Imagem Empresarial

A menos de um mês das eleições municipais, o Instituto Datafolha revela: jornais impressos, sites de notícias, programas de rádio e televisão são os meios mais confiáveis para obter informações sobre o pleito. É o que concluiu uma pesquisa realizada pelo instituto nos dias 5 e 6 deste mês, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Segundo o levantamento, as redes sociais são os canais com menor credibilidade, embora mais de um terço dos entrevistados indique que lê notícias no Facebook e WhatsApp.

No Rio, foram ouvidas 900 pessoas. Para elas, a confiança nos jornais impressos está em 35%; nos programas de rádio, em 37% e nos televisivos, em 36%. Entre os eleitores paulistanos, 41% confiam em jornais e programas de televisão para se informar sobre as eleições. Das 1.092 pessoas entrevistadas na capital paulista, 35% responderam que confiam parcialmente nos jornais e 20% disseram que não confiam. Sobre os programas de TV, 33% não confiam e 24% confiam parcialmente.

Credibilidade Jornalística e Imagem Empresarial

A questão da credibilidade da notícia não é nova. Diante de tantas incertezas, em grande parte provocadas pelas fake news, a sociedade busca nos meios jornalísticos a segurança das informações. Assim, quando a consulta aos veículos se expande de forma vigorosa, é essencial saber como está a presença da empresa nestes espaços. Em momentos delicados como este, que reúne vetores de risco como: pandemia, crise econômica e eleição, a boa imagem corporativa é fundamental. A imagem, leia-se credibilidade, respeitabilidade e confiança, é vital para definir a aceitação de seus produtos e serviços e, por consequência, determinar o sucesso ou o fracasso das ações empreendidas.

Para se obter uma resposta de forma rápida e segura, a melhor ferramenta é a Análise de Mídia, ou seja, a análise do conteúdo jornalístico veiculado nestas mídias. A análise vai identificar, mensurar e avaliar a presença da empresa em todos os espaços publicados nestes meios de comunicação. O conjunto de dados coletados vai indicar qual imagem da empresa que está chegando à população e aos públicos alvo através das mídias. Estas informações, articuladas, vão compor um instrumento de Marketing vital para a definição das estratégias de comunicação. Ao mesmo tempo, a Análise de Mídia soluciona uma das grandes dificuldades dos profissionais de comunicação e marketing: quantificar e qualificar os resultados obtidos nas mídias.

Quer saber mais? Veja em: http://www.background.com.br/index.php?page_id=69

Bette Romero é jornalista, professora, Mestre em Educação e Diretora da Background Maxx Comunicação (www.background.com.br), agência especializada em análise de imagem nas mídias. E-mail: / LinkedIn e Facebook: Bette Romero Burlamaqui/Twitter: @bette_romero.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto