Logo
Imprimir esta página

Pandemia evidencia importância de valorizar o cinema nacional

Pandemia evidencia importância de valorizar o cinema nacional

Plataforma de streaming promove masterclass gratuita para assinantes sobre distribuição de curtas-metragens que é considerado um dos principais desafios do cinema nacional

Em meio a pandemia de Covid-19, o isolamento social proporcionou à população uma série de novos hábitos e percepções. Entre eles, a tecnologia em prol da arte ajudou a entender a importância desses elementos na vida dos seres humanos. Além de ser uma distração, as plataformas de streaming e as conhecidas “lives” serviram de apoio emocional para quem viu a rotina mudar de uma hora para outra. Outro ponto também destacado nesse momento foi a importância de valorizar a cultura nacional, que está mais presente no dia-a-dia do que muitos imaginam.

Por outro lado, os meios tradicionais sofreram um baque com a necessidade de adiar eventos, fechar salas de cinema, dentre outros. Assim, a produção nacional - seja no audiovisual ou outros meios - enfrenta desafios na realidade atual.

Com isso, a tecnologia se tornou mais uma vez a principal aliada desse meio. “Vivemos em um impasse muito grande, pois as pessoas perceberam a necessidade da arte em suas vidas, seja para superar períodos conturbados ou simplesmente para se distrair. Porém, ao mesmo tempo, vivemos em um momento desafiador em que as atividades comuns precisaram ser canceladas e o meio cultural ficou sem praticamente nenhum incentivo para sobreviver”, alerta Daniel Jaber, ator e sócio-fundador da plataforma Cardume.

Aliado

Porém, a boa notícia é que o cinema tem um importante aliado há alguns anos e que cresceu durante a pandemia: as plataformas de streaming. Enquanto as salas de cinema permanecem fechadas e, antes mesmo da pandemia, eram consideradas de difícil acesso para quem possui uma renda menor, a solução veio através dessas plataformas que oferecem acessibilidade em todos os sentidos.

Entre elas, uma das principais, atualmente, é a Cardume, que consegue unir o útil ao agradável, de forma simples: o cinema nacional é valorizado enquanto a população pode desfrutar de obras com ótimo custo-benefício.

Com apenas 5 reais por mês, é possível ter acesso ao extenso catálogo que conta com mais de 115 filmes de curta-metragem nacionais. “Conseguimos através desse valor incentivar mais pessoas a consumirem esse tipo de conteúdo, além, é claro, de reverter parte do lucro gerado para os produtores dos filmes e ações de fomento para o meio audiovisual”, destaca.

Masterclass gratuita expõe um dos principais desafios do audiovisual brasileiro

Quando se trata de valorizar o audiovisual nacional, os profissionais da área ainda contam com diversos obstáculos. Entre eles, a distribuição das produções é considerada um dos principais desafios atuais. Ao perceber essa característica, a equipe da Cardume se juntou com a produtora Daniela Marinho para uma super aula sobre o assunto.

A masterclass será conduzida por Daniela e vai apresentar 10 dicas quentes e valiosas sobre o lançamento de curtas-metragens em festivais nacionais e internacionais. “Com essas dicas, os participantes poderão elaborar estratégias fortes para a circulação de seus curtas, auxiliando a pesar fatores de escolhas nesse processo como: quando pagar, quando inscrever, em quais festivais submeter seus filmes, duração do curta, entre outras que os realizadores e produtores enfrentam nesta etapa de lançamento”, conta Daniela.

Sobre Daniela Marinho

Daniela Marinho é produtora, mestre em Comunicação pela UnB e graduanda em Direito. Foi produtora local em mais de 60 mostras de cinema realizadas em Brasília. Co-produtora dos curtas "All Still Orbit" (2016), lançado em Rotterdam, e "O Mistério da Carne" (2018), com estreia internacional em Sundance. Produtora Associada do curta O Véu de Amani"(2019), ganhador do Kikito de melhor roteiro. Atualmente desenvolve com a roteirista e diretora Rafaela Camelo o longa "Sangue do Meu Sangue", ganhador do Prêmio Cabíria em 2019 e participante dos laboratórios BrLab e Produire au Sud em 2020.

Serviço

Para participar da masterclass, basta ser assinante da Cardume. A masterclass acontece neste sábado (24), às 15h.

Para conhecer mais da Cardume ou assinar, acesse: cardume.tv.br

Fonte: Daniel Jaber, sócio fundador da Cardume, Ator e estatístico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto