Logo
Imprimir esta página

Boletim diário sobre os desenvolvimentos recentes na zona de confronto militar entre a Armênia e o Azerbaijão

Durante a noite de 14 a 15 de outubro, a situação ao longo de toda a linha de contato entre Artsakh e o Azerbaijão estava relativamente estável e tensa.

Na manhã de 15 de outubro, as forças armadas do Azerbaijão, em violação do cessar-fogo humanitário, retomaram o fogo de artilharia ativo nas direções norte e sudeste da linha de contato.

Em 15 de outubro, as forças armadas do Azerbaijão retomaram o bombardeio de Stepanakert, a capital de Artsakh (www.youtube.com/watch?v=4bIIt8dq8Gs)

Às 19:00, hora local, as forças armadas do Azerbaijão bombardearam o assentamento Karmir Shuka da região de Martuni em Artsakh com o uso do sistema de foguetes de lançamento múltiplo “Smerch”, resultando na morte de um civil.

Em 15 de outubro, as forças armadas do Azerbaijão bombardearam o vilarejo de Knaravan, na região de Shahumyan de Artsakh, resultando na ferida de um civil.

Em 15 de outubro, a mídia social do Azerbaijão e vários jornais publicaram um vídeo mostrando militares azeris capturando, humilhando e matando dois prisioneiros de guerra armênios (www.youtube.com/watch?v=QKZSW58TX2E)

Um prisioneiro de guerra azerbaijano Yulsiv Nuradin Bakhtiyaroglu está internado em Artsakh há 10 dias, onde foi submetido a uma cirurgia.

O defensor dos direitos humanos de Artsakh, Artak Beghlarian, disse em uma entrevista que todos os prisioneiros de guerra azerbaijanos estão recebendo tratamento médico obrigatório de acordo com o direito internacional, normas humanitárias e legislação nacional de Artsakh.

Durante a noite de 15 a 16 de outubro, a situação ao longo de toda a linha de contato entre Artsakh e o Azerbaijão estava relativamente estável e tensa. Na manhã de 16 de outubro, as forças armadas do Azerbaijão lançaram ataques de artilharia em várias direções da linha de contato.

Na manhã de 16 de outubro, após um intenso bombardeio de uma hora, as forças armadas do Azerbaijão lançaram um ataque em grande escala na direção norte da Linha de Contato.

Em 16 de outubro, as forças armadas do Azerbaijão iniciaram fogo de artilharia pesada na direção da cidade de Martuni, assentamentos de Karmir Shuka e Berdashen da região de Martuni, a vila de Togh da região de Hadrut e os assentamentos de Aygehovit, Aghavno e ​​Tigranavan da região de Kashatagh de Artsakh.

Desde o início da guerra, as forças armadas do Azerbaijão sofreram as seguintes perdas: 5959 soldados, 552 tanques e outros veículos blindados, 4 sistemas pesados ​​de lança-chamas “TOS”, 2 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo “Smerch” e “Uragan”, 181 drones, 16 helicópteros de combate e 21 aeronaves.

O número de perdas entre os militares do Exército de Defesa de Artsakh chegou a 644. O número de perdas entre civis é de 34.

Em 16 de outubro, o Azerbaijão divulgou acusações infundadas contra a Armênia por atacar a região de Ordubad, em Nakhichevan. O Ministério da Defesa da Armênia declarou que nenhum míssil foi disparado na direção da região de Ordubad de Nakhichevan e enfatizou que é mais uma mentira da liderança político-militar do Azerbaijão que visa expandir a geografia do conflito.

A Armênia reitera que não há solução militar para o conflito de Nagorno Karabakh e reconfirma seu total apoio aos copresidentes do Grupo de Minsk da OSCE. A liderança político-militar do Azerbaijão é totalmente responsável pelas consequências.

Declarações recentes

Em 15 de outubro, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse em uma entrevista: "É perigoso. Agora temos os turcos, que intervieram e forneceram recursos ao Azerbaijão, aumentando o risco, aumentando o poder de fogo que está ocorrendo nesta luta histórica por este lugar chamado Nagorno-Karabakh, um pequeno território com cerca de 150.000 pessoas, mas altamente contencioso.

É um conflito antigo. A resolução desse conflito deve ser feita por meio de negociações e discussões pacíficas, não por meio de conflitos armados, e certamente não com terceiros países que vêm emprestar seu poder de fogo ao que já é um barril de pólvora. Esperamos que os armênios consigam se defender contra o que os azerbaijanos estão fazendo e que todos, antes que isso aconteça, acertem o cessar-fogo, e depois se sentem à mesa e tentem resolver isso - isto é - o que é um conjunto de problemas verdadeiramente histórico e complicado".

Em 15 de outubro, o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro, em sua carta dirigida ao Presidente do Artsakh Arayik Harutyunyan afirmou que a Secretária-geral da Organização dos Estados Americanos continuará a acompanhar o conflito de Nagorno Karabakh até o princípio da autodeterminação de o povo em Artsakh está garantido.

‘O princípio da autodeterminação é crucial neste caso porque significa a melhor garantia dos direitos civis e políticos para o seu povo, bem como a única forma de preservar sua identidade e seu modo de vida”.

Em 15 de outubro, a Câmara Municipal de Milão, Itália, reconheceu a independência de Artsakh (Nagorno-Karabakh) e condenou a agressão turco-azerbaijana. A moção urgente de reconhecimento de Artsakh foi aprovada na Câmara Municipal por unanimidade. De acordo com a moção, a Câmara Municipal encarregou o prefeito de Milão e as autoridades executivas da cidade de pedir às autoridades nacionais da Itália que reconhecessem a República de Artsakh. “O reconhecimento pode levar não só à restauração da justiça, mas também ao fim do silêncio que há muito se tornou cúmplice do crime”, afirmou a Câmara Municipal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto