Logo
Imprimir esta página

Geocycle fecha parceria sustentável com a Associação de Catadores de Pedro Leopoldo

Empresa do Grupo LafargeHolcim transforma resíduos não-recicláveis recolhidos na cidade em combustível alternativo para a indústria

Em linha com o compromisso de desenvolvimento sustentável de seus negócios e das comunidades em que está presente, a Geocycle anuncia uma parceria inédita: a empresa do Grupo LafargeHolcim se uniu à Associação de Catadores de Pedro Leopoldo (ASCAPEL) para fazer a gestão do rejeito gerado após o processo de separação da coleta seletiva realizada na cidade mineira. A Geocycle realiza, por meio de coprocessamento, a transformação de resíduos industriais e urbanos que não podem ser reciclados em combustível alternativo utilizado na indústria. O termo de parceria foi assinado em setembro.

"Temos uma parceria de longa data com a comunidade de Pedro Leopoldo e, por meio desse novo acordo, poderemos contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável da cidade, agregando o importante trabalho já realizado pela ASCAPEL. O coprocessamento é complementar à coleta seletiva, dando um destino final para itens que não podem ser reciclados e que seriam descartados em aterros sanitários", explica Nelson Vianna, Gerente Geral da Geocycle no Brasil.

A coleta do material reciclável separado pelos próprios moradores (nas residências e nos Muros Inteligentes, criados pelo Recoa - Rede Comunitária em Ação) é realizada pela ASCAPEL que também é responsável pela separação do material que pode ser reciclado, como garrafas plásticas, embalagens e papéis. Antes da parceria, todos os rejeitos não recicláveis eram enviados para o aterro sanitário, gerando um custo de transporte e disposição desse material que fica a cargo da prefeitura. Agora, a ASCAPEL direciona os rejeitos para a Geocycle, que faz a destinação apropriada sem custo para ASCAPEL e o município.

"Esse acordo veio em um momento muito oportuno, já que estávamos com uma quantidade considerável de resíduo não reciclável armazenada no nosso galpão que seria levada para o aterro. Essa parceria reforça a nossa preocupação com o meio ambiente, já que com a ajuda da Geocycle conseguimos dar uma destinação apropriada para esse material", afirma Izaura Aureliano, Consultora da ASCAPEL .

Com a parceria, o rejeito da reciclagem enviado pela ASCAPEL é processado em trituradores e utilizado como combustível alternativo nos fornos de cimento da LafargeHolcim por meio da tecnologia do coprocessamento. O processo segue os altos padrões de análise, controle e manejo dos resíduos. A primeira carga enviada para unidade da Geocycle de Pedro Leopoldo, no fim de setembro, totalizou 1.300 quilos de resíduos, como isopor, rótulos de embalagens, embalagens plásticas laminadas e papéis não recicláveis.

Em 2019, a empresa firmou parceria com a Prefeitura de Pedro Leopoldo para destinação de pneus. Mais de 2.000 pneus deixaram definitivamente de serem potenciais criadouros de larvas do mosquito e outras doenças. A LafargeHolcim faz parte do Comitê de Prevenção de Arboviroses do município de Pedro Leopoldo, que coordena diversas ações na cidade.

"Muito importante o correto gerenciamento de resíduos sólidos produzidos e na destinação final ambientalmente adequada para minimizar os impactos ambientais adversos. Dessa forma, a Prefeitura contribui para evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, além de possibilitar geração de renda para os catadores associados e economia aos cofres públicos. É um investimento no meio ambiente e em saúde pública que traz retornos imprescindíveis para a qualidade de vida dos moradores da cidade", informa a Prefeitura .

Sobre a Geocycle

Divisão global do grupo franco-suíço LafargeHolcim, a Geocycle está no Brasil desde 1996, onde administra o coprocessamento de 173 mil toneladas de resíduos por ano nas cinco fábricas da cimenteira: Caaporã (PB), Cantagalo (RJ), Barroso, Montes Claros e Pedro Leopoldo (MG).

Ao substituir o combustível fóssil (carvão mineral e coque de petróleo) por material alternativo, o coprocessamento preserva os recursos naturais não renováveis, reduz as emissões de CO2 e evita que resíduos industriais e residenciais sejam destinados a aterros e lixões. Com 30 anos de experiência na destruição térmica de resíduos, a Geocycle conta com 180 unidades em 50 países, distribuídos por cinco continentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto