Logo
Imprimir esta página

Mais cor, por favor

Semana Feira Consciente, que acontece de 16 a 23 de outubro, com a participação da top chef Luciana Berry, celebra o Dia Mundial da Alimentação e promove debate sobre o consumo de frutas, legumes e hortaliças entre os brasileiros

Que o reino vegetal conquistou o cardápio de chefs renomados como Alain Passard, René Redzepi e Alex Atala não é novidade. Ainda falta, no entanto, que frutas, legumes e hortaliças conquistem também a cozinha do dia a dia de qualquer um. Isso porque apenas 22,9% dos brasileiros comem cinco porções (400g) diárias de frutas, legumes e verduras, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O dado é da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2019, e divulgada pelo Ministério da Saúde em abril deste ano.

A Vigitel 219 apontou também que 55,4% dos brasileiros apresentam excesso de peso e 20,3% estão obesos – em 2006, início do monitoramento, o índice de obesidade era de 11,8%. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, divulgada pelo IBGE no ano passado, já apontava o cenário. As despesas com alimentação em domicílio com cereais, leguminosas e oleaginosas caiu significativamente: passou de 10,4% em 2002-2003 para 5% em 2017-2018.

No aspecto comportamental, a pandemia do novo coronavírus transformou os hábitos de consumo e fez com que as pessoas repensassem como compram, cozinham e comem. Essas mudanças puderam ser captadas pelo levantamento Global Consumer Insights Survey 2020, da PwC. De acordo com a pesquisa, 63% dos 4.447 entrevistados disseram estar mais focados em cuidar da rotina alimentar.

DO CAMPO À MESA

Por isso tudo, nada mais oportuno do que a Semana Feira Consciente, evento promovido pelo Hortifruti Saber & Saúde, programa que conecta os consumidores aos produtores de frutas e hortaliças, revelando o caminho que os alimentos percorrem do campo até a chegada às casas dos consumidores. O programa conta com diversos parceiros. Entre eles, a Abrafrutas, o sistema CNA e o Ibrahort.

A Semana tem o apoio da CropLife Brasil, entidade que reúne empresas e instituições que atuam no desenvolvimento de sementes, mudas e proteção de cultivos. O objetivo é promover o setor de frutas e hortaliças, enfatizando a ciência associada à produção deles. O evento pretende abordar os principais aspectos relacionados à origem desses alimentos assim como seus valores nutricionais, estimulando escolhas mais embasadas e o consumo consciente. Ou seja, quem participar vai entender como e por que deve deixar o prato mais colorido.

RECEITAS DE TOP CHEF

A programação começa na sexta-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, cujo tema deste ano é "Crescer, Nutrir, Sustentar. Juntos", e vai até 23 de outubro, quando será encerrada com um encontro virtual sobre o tema Feira consciente de hoje e de amanhã. Vão participar do encontro os seguintes especialistas: a bióloga Adriana Brondani, o engenheiro de produção agroindustrial Giampaolo Buso, a nutricionista Sueli Longo e a chef de cozinha Luciana Berry.

Adriana, mestre e doutora em ciências biológicas, revela o papel da ciência na entrega de alimentos mais sustentáveis e saudáveis; Giampaolo, diretor executivo da PariPassu, empresa que desenvolve soluções de tecnologia para a gestão agrícola, aborda a rastreabilidade e a trajetória dos alimentos até a mesa do consumidor; Sueli, especialista em nutrição esportiva e diretora do Instituto de Nutrição Harmonie, explica o que é alimentação saudável e, ao mesmo tempo, sustentável. Luciana, por sua vez, vencedora da 2ª edição do programa Top Chef Brasil, da Record, vai mostrar como levar o sabor brasileiro para a cozinha e ensinar diversas receitas saborosíssimas.

Além do encontro virtual, a Semana Feira Consciente vai distribuir por e-mail diversos conteúdos elaborados por especialistas sobre a história, o uso e as potencialidades dos vegetais encontrados no Brasil. Para receber o material e participar do encontro, gratuitamente, basta inscrever-se no site https://materiais.croplifebrasil.org/semana-feira-consciente .

Veja a programação:

Conteúdos por e-mail

16/10 A produção sustentável de alimentos

19/10 A diversidade de frutas de um país tropical chamado Brasil

21/10 Muito além de saladas e sopas

Encontro virtual

23/10 Feira consciente de hoje e de amanhã


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto