Logo
Imprimir esta página

Em iniciativa inédita, Órama lança selo ESG para fundos de investimentos

Plataforma quer estimular boas práticas por parte das gestoras

Pioneira em oferecer investimento digital no Brasil, a Órama se prepara para dar mais um passo importante – e até então inédito no país. Nos próximos dias, os fundos de investimentos disponíveis na plataforma poderão receber um selo ESG – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e Governança), criado e concedido pela própria Órama. Com isso, os clientes terão uma visão clara dos produtos que estão alinhados com estes propósitos.

De mais de 600 fundos disponíveis na plataforma, quatro receberão o selo neste primeiro momento. “A ideia é estimular que outros fundos também adotem práticas ESG para que essa lista cresça. Para nós, é muito gratificante liderar uma iniciativa como esta, pois é uma tendência mundial e um caminho sem volta”, afirma Habib Nascif Neto, CEO da plataforma de investimentos.

A seleção dos fundos é feita com base na avaliação dos critérios adotados pelos próprios gestores, muitos deles aderentes a compromissos como o PRI (Principles for Responsible Investment), GSIA (Global Sustainable Investment Alliance), em linha com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

“A rentabilidade acaba sendo uma consequência das boas práticas adotadas, que vão atrair colaboradores engajados, consumidores conscientes e evitar impactos socioambientais negativos”, comenta Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama.

A chegada do selo acontece simultaneamente com o lançamento da carteira de fundos ESG recomendada pela Órama. “Devido às características dos produtos que receberão o selo, a carteira é adequada ao investidor qualificado e com horizonte de longo prazo. A nossa primeira carteira terá mínimo de investimento de R$ 35 mil”, destaca Sandra.

A especialista também lembra que há uma longa estrada neste quesito:

“No Brasil, ainda são poucas as alternativas de investimentos sustentáveis ou ESG, voltadas para obter resultados de caráter socioambiental, para o público em geral. Todavia, será excelente acessar novas opções para diversificar e aumentar os retornos neste ambiente de juros baixos”.

Neste momento, os fundos com o selo da Órama são o Empírica Vox Impacto FIC FIM CP (IQ), o SulAmérica Total Impacto FIA, o Fama Ações FIC FIA e o JGP ESG FIC FIA (IQ).

Entenda o que é ESG

ESG é um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. A adoção do ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que práticas sustentáveis passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas.

Sobre a Órama Investimentos

A Órama é uma plataforma de investimentos com estrutura totalmente online. Pioneira nesse segmento no Brasil, dá acesso aos melhores produtos para todo o público, seja qual for a faixa de renda, perfil e objetivos do cliente. Atua de forma transparente e independente, para democratizar o acesso aos investimentos e maximizar a rentabilidade. Criada em 2011 por profissionais experientes do mercado financeiro, é premiada pela Amazon Web Services como uma das empresas mais inovadoras em serviços financeiros. Foi escolhida duas vezes consecutivas como melhor corretora e, em 2019, como melhor empresa de investimentos pelo Prêmio Yubb. Pioneira no conceito de Taxa Zero, fomenta a educação financeira por meio de e-Books, blog, vídeos e em seu canal no YouTube, que conta com conteúdo claro, simples e qualificado para orientar o investidor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto