Logo
Imprimir esta página

Contratações de profissionais de energias renováveis crescem 35% em 2020, revela Michael Page

Crescente busca das empresas por novas oportunidades de investimento em energias limpas impulsiona a demanda

A crescente busca das empresas por novas oportunidades de investimento em energias renováveis ou pela aquisição de projetos em desenvolvimento no setor provocou uma onda de contratações de profissionais no segmento de energia limpa. É o que aponta levantamento realizado pela Michael Page, empresa líder mundial em recrutamento executivo de média e alta gestão, parte do PageGroup. De acordo com a consultoria, a busca por executivos cresceu 35% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo Guilherme Filgueiras, gerente executivo da Michael Page, a pandemia de covid-19 intensificou o investimento das empresas em setores que fortaleçam a saúde e o bem-estar, reduzindo possíveis vulnerabilidades econômicas. "São vários os benefícios de se aplicar a energia renovável. Evita a disseminação de gases de efeito estufa, que induzem às mudanças climáticas e reduz custos empresariais fixos em até 80%, por exemplo. As energias limpas são importantes para investirmos em uma retomada econômica sustentável e as empresas já estão atentas a isto", conclui.

Confira a relação dos cargos mais demandados pelas empresas:

Gerente de desenvolvimento de projetos

O que faz: busca novas oportunidades de negócio e realiza o desenvolvimento do projeto até o início de sua implementação. As oportunidades podem ser greenfields (projetos de Capex), ou seja, quando o produto do projeto é realizado a partir do zero, em situações em que não se conta com instalações e facilidades pré-existentes, ou brownfields (M&A), quando o produto do projeto é realizado para se somar a algo já existente.

Perfil da vaga: o profissional deve conhecer muito do mercado de energia e regulatório. É importante que tenha experiência no desenvolvimento dos projetos, principalmente na prospecção de terreno, regularização e análises de viabilidade. Também deve ter habilidade em gerenciar os stakeholders envolvidos. Geralmente, abrange profissionais com conhecimentos em Engenharia, Finanças e Vendas.

Motivo para a alta: atentas aos benefícios de uma retomada econômica sustentável, as empresas estão buscando novas oportunidades de investimento em energias renováveis no Brasil ou na aquisição de projetos em desenvolvimento.

Média salarial: R﹩ 15 mil a R﹩ 25 mil

Gerente/diretor de projetos

O que faz: responsável pela execução de projetos. Recebe a demanda dos times de desenvolvimento e responde pela parte de construção, instalação e comissionamento.

Perfil da vaga: o profissional deve conhecer bem o mercado de energia e dominar tecnicamente o conceito de projetos de infraestrutura. Existe um grande número de trabalhadores de grandes obras migrando para projetos de energias renováveis, já que oferecem menos complexidade. É preciso ter experiência em projetos de grande porte.

Motivo para a alta: O crescimento do investimento em energia renovável se traduz em novos ativos de geração e são os profissionais de gestão de projetos que serão demandados para a construção desses empreendimentos.

Média salarial: R﹩ 15 mil a R﹩ 25 mil

Gerente/diretor de organizações e métodos

O que faz: responsável pela gestão das operações e manutenção dos ativos de geração de energia renovável.

Perfil da vaga: trata-se de um perfil raro no mercado, já que o número de ativos ainda é baixo. Assim, há espaço para a participação de profissionais de outros setores, desde que consigam se adaptar rapidamente a uma nova realidade. É essencial ter conhecimento técnico do maquinário, a exemplo de aerogeradores, módulos solares, trackers, entre outros, além de senso de urgência e prontidão.

Motivo para a alta: um levantamento realizado pela Bloomberg aponta que o investimento total em nova capacidade de energia renovável foi de US﹩ 132,4 bilhões no primeiro semestre de 2020, um aumento de 5% em relação aos US﹩ 125,8 bilhões revisados ​​no mesmo período de 2019. Assim, o aumento de ativos vai demandar progressivamente estes perfis, principalmente no que diz respeito à energia solar.

Média salarial: R﹩ 15 mil a R﹩ 25 mil

Sobre a Michael Page

A Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado. Fundada na Inglaterra em 1976, é especializada em recrutar candidatos em middle e top management, em todo o mundo, sendo a consultoria de recrutamento líder e pioneira na América Latina. Atualmente possui mais de 5.400 colaboradores em 36 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto