Logo
Imprimir esta página

Conecta Sebrae 2020 coloca mulheres como protagonistas no cenário de inovação do Paraná

Empreendedoras que participam de uma jornada de estímulo à inovação serão premiadas no evento que terá pautas sobre empreendedorismo e diversidade

O Conecta, evento de inovação do Sebrae/PR, deve receber representantes dos ecossistemas de inovação de todo o Paraná e vai colocar as mulheres como destaque nesse cenário. Na voz de palestrantes femininas nacionais expressivas, os participantes vão debater a importância da diversidade nas empresas, o estímulo ao empreendedorismo feminino e sobre como a inovação pode estar mais presentes em seus negócios. A sexta edição do evento acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, de maneira 100% digital, e as inscrições são gratuitas.

Durante o Conecta, as participantes do programa Sebrae Delas, de estímulo à cultura empreendedora feminina apresentarão um Demo Day e também serão premiadas por suas ideias na etapa Ideathon, do programa Elas Inovam, uma jornada de inovação para mulheres. O Ideathon é uma maratona, de segunda a sexta-feira, que estimulará as mulheres a pensarem em ideias inovadoras para diferentes campos de atuação. As participantes receberão treinamentos e mentorias e as três melhores ideias serão premiadas com horas técnicas com consultoria.

O programa Elas Inovam capacitou mulheres de todo o estado de forma 100% digital com conteúdos e oficinas relacionados à gestão de problemas complexos, comunicação remota, marketing de influência e novos modelos de negócio no momento atual. Todos os conteúdos, assim como os projetos que serão elaborados no Ideathon, já estão adaptados para as mudanças trazidas pelo Coronavírus.

Segundo a coordenadora estadual de empreendedorismo feminino do Sebrae/PR, Dianalu de Almeida, essa é a primeira vez que o Ideathon é oferecido especialmente para o público feminino e de maneira 100% digital. Ela explica que os programas ajudarão a romper alguns paradigmas culturais para trazer as mulheres para o mundo da inovação.

“Queremos que elas se reconheçam e acreditem que podem participar do mundo da inovação com a mesma capacidade que os homens. E essa inovação pode ser aplicada inclusive para negócios considerados tradicionais”, destaca.

Rafaela Pollan, de Realeza, passou a usar vídeos e outras ferramentas digitais para divulgar a livraria e papelaria após aprendizados do programa Sebrae Delas. Crédito: Divulgação

Entre as participantes está a empresária Rafaela Pollan, de Realeza, no sudoeste do Paraná. Ela administrava uma livraria e papelaria com o marido, Valdair Pollan, e ainda cuidava da estrutura de fotocópias da empresa em uma universidade do município, no início da pandemia. Com as aulas suspensas, o negócio de fotocópias zerou e as vendas na livraria foram impactadas. O casal teve que se dividir e Rafaela continuou administrando o estabelecimento comercial e foi convidada a participar do Programa Sebrae Delas.

Após consultorias, oficinas e trocas de experiências entre as participantes, tudo de forma digital, Rafaela Pollan está colhendo os frutos. As entregas, que praticamente não existiam antes da pandemia, agora estão disponíveis até para municípios vizinhos. E interessados de outras regiões do Brasil já entraram em contato.

“Hoje, temos faturamento igual ao do começo do ano, antes da pandemia, mesmo sem aulas e sem a sala de fotocópias. O Sebrae tem grande importância no processo de reinvenção do negócio, com os conteúdos do Sebrae Delas e as conversas com outras empresárias participantes, que compartilharam ideias e experiências e me apoiaram a mudar.”

A reinvenção partiu da mudança de postura de Rafaela, assumindo o protagonismo como mulher, mãe e empresária. O uso das redes sociais passou a ser levado a sério. “Nunca havia feito um vídeo na vida. Hoje, são mais de 20 e tenho um canal no Youtube, 1 Minuto de Livro. Utilizamos o Instagram para divulgar produtos e o WhatsApp para fechar negócios”, detalha Rafaela.

De Curitiba, a empresária Daniele Felde, possui uma franquia da Chá e Arte, loja especializada em chás e infusões. Também participante do Elas Inovam, Daniele afirma que os programas de empreendedorismo feminino ofereceram conteúdos de grande importância além da oportunidade de fazer novos contatos com empreendedoras de diferentes locais do país. Ela também vai participar do Ideathon e espera implantar inovações em seus negócios. “O que aprendemos é que a inovação não diz respeito apenas à tecnologia. Temos a expectativa de aplicar novas ideias para os próximos meses e anos e estamos amadurecendo alguns projetos. Queremos inovar em um negócio considerado tradicional”, explica.

Daniele Felde pretende usar os ensinamentos do Conecta e do Idetahon para trazer inovações para a sua franquia de chás. Crédito: Renata Baumel

Daniele, que saiu do mercado da tecnologia para abrir a franquia, diz estar com grandes expectativas para os aprendizados que terá durante o Conecta e afirma que é muito importante o estímulo para que as mulheres estejam presentes no ambiente da inovação. “Muitas mulheres acabam empreendendo e às vezes nem se dão conta disso. Todos esses programas e aprendizados oferecem incentivos para que elas possam crescer de forma mais estruturada e profissional”, ressalta.

Palestras

As mulheres também estão em destaque nas palestras do Conecta, com temas que vão de empreendedorismo feminino e importância da diversidade a blockchain e estratégias de negócios. Entre alguns dos destaques estão Rosine Kadamani, CEO da Blockchain Academy, Lindalia Sofia, CEO da Ions Consultoria e eleita uma das líderes mundiais de empreendedorismo pela NASA, Lisiane Lemos, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Google, que vai falar sobre a importância da diversidade para a inovação, e Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

O Conecta ainda prevê uma premiação para o ecossistema que possua mais mulheres participantes durante o evento.

Ao final dos três dias, haverá um momento de descontração com bandas do Paraná. Entre as palestras, os participantes também poderão interagir e realizar o networking através do aplicativo Meu Sebrae, que oferecerá conteúdos sobre o evento, a programação completa e permitirá que os usuários possam se conectar e interagir a partir de interesses em comum.

A programação inicia na quinta-feira, dia 8/10, a partir das 18 horas, com a realização do credenciamento e das primeiras palestras, se estende na sexta-feira, das 14 às 20 horas, e termina no sábado, das 9 às 13 horas.

Para mais informações, a programação completa e os convidados confirmados acesse o site do Conecta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto