Logo
Imprimir esta página

BTG Pactual lança seu primeiro ETF ESG no Brasil com base em índice inovador e com carteira diversificada

BTG Pactual criou um fundo de índice ESG baseado no S&P/B3 Brazil ESG Index, recém-lançado pela S&P Dow Jones

O BTG Pactual (BPAC11), maior Banco de Investimentos da América Latina, anuncia hoje ao mercado brasileiro o ETF (ESGB11), fundo de índice negociado em bolsa que considera aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) das empresas constituintes.

Trata-se do primeiro ETF de um índice ESG com ampla representatividade de mercado - composto por 96 ações -, que oferece aos investidores uma nova opção de investimento em empresas comprometidas com melhores práticas de sustentabilidade. O ESGB11 replicará a carteira que integra o Índice recém-lançado na B3 - S&P/B3 Brasil ESG (SPBRESBP). Esse índice é inovador pois além de ter uma carteira bastante diversificada, utiliza as notas ESG como principal fator de ponderação.

O novo fundo está disponível na plataforma do BTG Pactual digital e também será distribuído por outros parceiros do mercado. O ESGB11 chega para atender uma demanda de investidores que valorizam ESG como parte de suas estratégias de investimento. "O mercado de ETFs ESG já é bastante desenvolvido em outros países, com fundos consolidados, mas ainda pouco explorado no Brasil. Estamos suprindo uma agenda que tem grande potencial de crescimento nos próximos anos", complementa Andrea Cardia, sócia e gestora de renda variável da BTG Pactual Asset Management.

Entre os principais diferenciais dos ETFs com relação a outros ativos estão: baixas taxas de administração, liquidez imediata, baixo investimento mínimo e simplicidade.

"O novo produto consolida e amplia as práticas ESG do Banco. A agenda ESG é obrigatória e queremos oferecer aos nossos clientes de todos os segmentos oportunidades para investirem em empresas que tenham boas práticas ESG", diz Beatriz Freitas, Diretora Executiva e Head de ESG do BTG Pactual. No início do ano, o Banco lançou a frente de negócios de impacto, que fomenta a criação de produtos e serviços que unam retorno financeiro com impacto socioambiental positivo.

O S&P/B3 Brasil ESG, estruturado pela S&P Dow Jones - divisão da S&P Global - é um índice com alta diversificação: as 10 maiores empresas representam 39% do total do Índice ESG versus 45% no Ibovespa e 62% no ISE. Estudos da S&P mostram que o Índice apresentou um dos melhores desempenhos do mercado no acumulado médio e longo prazos e com a melhor relação de risco/retorno.

"Recentemente, aspectos ESG passaram a ter relevância sem precedentes para investidores e vimos uma demanda crescente por índices que incorporam dados e princípios de sustentabilidade em suas metodologias" diz Reid Steadman, Diretor Executivo e Chefe Global de Índices ESG da S&P DJI. "Estamos entusiasmados em trabalhar com o BTG Pactual e a B3 no desenvolvimento deste índice inovador, que tem como finalidade permitir que os investidores brasileiros atinjam seus objetivos de investimento ESG", complementa Steadman.

O Índice S&P/B3 Brasil ESG segue o sistema de avaliação ESG reconhecido internacionalmente e utilizado no índice Dow Jones Sustainability Index. "Esse índice tem uma característica inclusiva por partir de um universo grande de empresas e utilizar a performance ESG como principal fator de ponderação, o que permite empresas ampliarem sua participação à medida que avancem em suas agendas de sustentabilidade. Acreditamos que esse índice vá fomentar melhores práticas ESG no mercado de capitais brasileiro", diz Andrea Weinberg, sócia e gestora de renda variável da BTG Pactual Asset Management.

Sobre o BTG Pactual 

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior Banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management. Desde sua criação, em 1983, o BTG Pactual tem sido administrado com base na cultura meritocrática de partnership, com foco no cliente, excelência e visão de longo prazo. A instituição se consolidou como uma das mais inovadoras do setor, tendo conquistado diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, conta com quase 3 mil colaboradores em escritórios espalhados pelo Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto