Logo
Imprimir esta página

Como uma startup cresceu na pandemia com aplicação de testes automatizados

Projeto suportado pela Evo Systems, preparou a plataforma para atender mais de 790 mil pessoas

A SeuVale, empresa de benefícios digitais, iniciou as atividades há menos de um ano e foi idealizada para atender estabelecimentos de todos os tamanhos, com soluções completas e integradas, levando qualidade de vida a beneficiários e empresários que cedem benefícios. O plano de negócios nasceu com o propósito de ser uma empresa inovadora e pioneira em oferecer ao mercado os tradicionais vales em formato de benefícios digitais, permitindo a realização de pagamentos aos estabelecimentos com o uso do celular, através da captura de QRCode, eliminando totalmente a necessidade de cartões de plástico ou maquininhas. A SeuVale oferece uma plataforma diferenciada às empresas contratantes e cobra taxas justas dos estabelecimentos credenciados. Tudo começou com um plano piloto iniciando o atendimento com vales refeição, que seriam aceitos em restaurantes no entorno de São Caetano do Sul, mas com a pandemia e todos os restaurantes fechados, foi necessário alterar os planos. Foi aí que o time da SeuVale se viu obrigado a pivotar o negócio e surgiu uma oportunidade de adaptar e usar a plataforma para suportar um projeto social chamado Cartão Comida Boa, do Governo do Paraná.

O projeto Cartão Comida Boa viabilizado pela SeuVale, foi idealizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e da CELEPAR, custeado pelo governo por meio do Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza, nasceu para atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, por meio do aplicativo SeuVale foram cadastrados mais de 6 mil estabelecimentos no ramo de venda gêneros alimentícios, para atender mais de 790 mil pessoas, em 399 cidades paranaenses. “Não esperávamos um projeto tão grande, mas juntamos forças, unimos a equipe e fornecedores parceiros, como a Evo Systems, para adaptar e estabilizar a plataforma para atender à necessidade”, explica Paulo Fonseca, CEO e CoFundador da SeuVale.

A Evo Systems é parceira de tecnologia da SeuVale desde o início do projeto. Foi uma das responsáveis pela criação do principal portal de gestão de benefícios da SeuVale, que conta com várias interfaces, entre elas, a geração e disponibilização do benefício. “Assim que a SeuVale pivotou, teve que adequar a plataforma para atender mais de 10 mil atendentes indicados pelo Governo do Estado do Paraná, que usaram o portal de gestão para distribuir mais de 790 mil benefícios. Nossa equipe multidisciplinar entrou em campo para garantir usabilidade (sistema fácil para os atendentes do governo) e performance (sendo rápido para atender muitas pessoas e evitar a formação de filas)”, explica Leonardo Dias, sócio-diretor da Evo Systems.

Paulo explica que entendeu se tratar de um projeto para beneficiar pessoas de baixa renda, que não têm acesso ou que possivelmente poderiam ter dificuldades de usar seus celulares, para baixar aplicativos, por exemplo. Então, a SeuVale adaptou a plataforma e criou QRCodes, que foram impressos em cartões pelo órgão estadual para distribuição à população. “Ao criar o cartão com QRCode para os beneficiários, nasceu todo o processo de captura invertida, e da respectiva distribuição presencial dos benefícios. Para viabilizar esta logística, contamos com apoio da Evo Systems para realizar vários ajustes em nosso portal de gestão de benefícios, preparando e escalando o ambiente para suportar o alto volume de dados, sem interrupções e com confiabilidade”, explica Paulo.

Neste portal de gestão de benefícios, tanto o front-end, quanto o back-end foram desenvolvidos em conjunto pelas equipes da Evo Systems e da SeuVale. Também merece destaque do lado da Evo Systems e se caracteriza como principais diferenciais da empresa, a transferência de conhecimento e especialidade em automação de testes. “As recomendações geradas com uso de ferramentas de automação de testes foram fundamentais para que a SeuVale pudesse realizar stress tests para encontrar e resolver gargalos sistêmicos. Hoje com a plataforma estável, estamos prontos para crescer muito mais e ampliar o leque de benefícios”, ressalta Fonseca.

Entre os serviços da Evo Systems, aplicados pelos arquitetos, designers, gerentes de projetos, analistas da empresa, para a plataforma SeuVale, destacam-se: desempenho de sistemas, testes automatizados com simulação de milhares de acessos simultâneos, desempenho de banco de dados e sistemas em nuvem. Uma recomendação da Evo Systems, quanto ao uso de um programa de incentivo a startups de uma plataforma em nuvem também gerou créditos de 10 mil dólares para a SeuVale.

O próximo passo da SeuVale é estender o contrato com a Evo Systems para novas oportunidades de negócios em benefícios, como por exemplo na área da saúde.

A Evo Systems é uma empresa de consultoria de inovação, especializada na aplicação de engenharia de software de ponta, como impulso para alavancar negócios. Entre os serviços oferecidos, destaque para consultoria de transformação digital, BPM (Business Process Management) com mapeamento e automação de processos, diagnósticos (Assessment) de ambientes de produção de software, desenvolvimento de apps e sistemas.

A Evo Systems é formada por uma equipe multidisciplinar, composta por engenheiros e profissionais com ampla formação acadêmica e experiência em tecnologia de hardware e software. A empresa conta com uma divisão especializada em treinamentos personalizados, mentoria de startups e programas de aceleração de produtos digitais. Além disso, é também especializada em desenvolver sistemas e plataformas, customizando e integrando soluções de mercado ou criando aplicações totalmente novas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto