Logo
Imprimir esta página

Escritora Lêda Selma é premiada com Troféu Jaburu 2020

A mais alta comenda cultural de Goiás vai neste ano para a escritora Lêda Selma, ex-presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), que receberá o Troféu Jaburu. Depois do jejum de oito anos, a literatura volta a receber a homenagem, o último foi em 2012 e o vencedor foi o escritor Edival Lourenço. Em razão da pandemia e decreto do governador de Goiás Ronaldo Caiado, o prêmio de bronze com escultura da artista Neuza Morais chega às mãos da escritora somente em 2021.

A primeira agraciada com o Jaburu foi a escritora Cora Coralina, há 40 anos, escolhida pelo Conselho Estadual de Cultura que neste ano completa 53 anos. A cada ano, uma pessoa da área cultural é destacada para receber a honraria. Outros nomes de destaque do universo cultural goiano também receberam o prêmio anteriormente, como Siron Franco, Goiandira do Couto, Leolídio Di Ramos Caiado, Maestro Joaquim Jayme, João Batista de Andrade, Juca de Lima, Miguel Jorge, Antônio Poteiro e Edival Lourenço, dentre outros.

Segundo Carlos Willian Leite, presidente do Conselho Estadual de Cultura, Lêda Selma recebe a honraria pelo seu trabalho na literatura e atuação no meio cultural. "Sua notável atuação na literatura, tanto na poesia e na prosa, como em relevantes projetos literários, que obtiveram reconhecimento nacional, além de seu destacado trabalho como gestora cultural, evidenciado no senso inovador e criativo, muito têm contribuído para o enaltecimento das letras e da cultura de Goiás", declara.

Para a escritora o Troféu Jaburu é a consolidação de uma carreira literária. “Para mim, é a convicção de que contribuí, com o que tinha de melhor, no âmbito literário, para a cultura do nosso Estado”, afirma Lêda Selma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto