Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial do Cacau: Mars celebra iniciativas sustentáveis para a cadeia de suprimentos do cacau

Dia Mundial do Cacau: Mars celebra iniciativas sustentáveis para a cadeia de suprimentos do cacau

MCCS e CocoaAction Brasil colaboram para a constante evolução da qualidade do cacau utilizado nos produtos Mars Wrigley

Há mais de 100 anos, a Mars iniciou um intenso relacionamento com o chocolate e, com o passar do tempo, tornou-se uma das maiores compradoras de cacau do mundo. No Brasil, a empresa encerrou 2019 entre as TOP 4 do mercado de chocolates, com 5,2% de participação em valor, além de ter SNICKERS® como a marca de Candy Bars que mais girou em território nacional no mesmo ano. Tal sucesso fez com que a empresa adquirisse um maior entendimento sobre as medidas necessárias para transformar a cadeia de suprimentos do cacau, que enfrenta desafios agronômicos, econômicos, ambientais e sociais no Brasil. Entre as iniciativas da empresa, destacam-se o Centro Mars de Ciência do Cacau (Mars Center of Cocoa Science, MCCS), e a participação voluntária no CocoaAction Brasil, que são parte da estratégia de sustentabilidade para a cadeia de cacau da empresa "Cocoa for Generations".

O MCCS é uma estação de pesquisa da Mars, criado em 1982 em Barro Preto, sul da Bahia, uma das áreas mais significativas para a plantação de cacau no mundo. A estação de pesquisa tem o objetivo exclusivo de pesquisar o cacau para atingir um fruto de alta qualidade agronômica e sabor único, além de desenvolver técnicas adequadas de cultivo a pleno e no sistema tradicional "Cabruca", bem com desenvolver novas plantas por meio de técnicas de melhoramento genético. As pesquisas conduzidas no MCCS também apoiaram os esforços para sequenciamento do genoma do cacau da Mars, e ajudaram a demonstrar a utilidade do genoma do cacau na identificação de regiões do DNA que influenciam a características de importância econômica, como alta produtividade, maior resistência ou tolerância a doenças. Essa investigação agronômica, genética, molecular e química do cacaueiro garante o aumento da produção e obtenção de amêndoas que podem proporcionar uma experiência completamente nova para os amantes de chocolate.

Pensando em oferecer um desenvolvimento sustentável para as futuras gerações da comunidade onde o MCCS está inserido, a Mars construiu a Escola Municipal Virginia Mars, em parceria com o município de Barro Preto, centro educacional para crianças - do maternal ao nono ano do ensino fundamental - e alfabetização de adultos. Atualmente, mais de 180 alunos estão matriculados na escola, onde poderão transformar-se em cidadãos formadores de opinião, e mais de 100 famílias são atendidas pelo projeto. Por meio de parcerias com governo local, a Mars também oferece serviços médicos e odontológicos para a comunidade de Barro Preto.

Além disso, a Mars é uma das entidades que compõe a CocoaAction Brasil, iniciativa pré-competitiva público-privada da World Cocoa Foundation (WCF) que uniu empresas processadoras de cacau e fabricantes de chocolate no Brasil, governos locais e parceiros-chave para desenvolver e melhorar a sustentabilidade da cadeia produtiva do setor de cacau brasileiro Em 2019, quatro prioridades foram trabalhadas com projetos em execução dentro dos pilares "produtores", "comunidades", "planeta" e "ambiente facilitador". São elas:

• Controle de pragas e doenças: prevenir entrada de novas doenças e pragas e sua disseminação no Brasil, com foco na prevenção da disseminação na Monília (Monilíase)

• Melhoria das condições de trabalho na cadeia produtiva do cacau: parceria com setores públicos e parceiros chaves para o trabalho conjunto na prevenção do trabalho infantil e das condições degradantes de trabalho na cadeia de cacau.

• Definir ações coletivas de controle de desmatamento: apoiar sistemas de produção de cacau sustentáveis e positivos para a floresta, incluindo o status do país como um líder nas áreas de reflorestamento e preservação da biodiversidade pelo cacau por meio dos modelos de produção agroflorestal e de Cabruca do País.

• Enabling Environment: aproximação e relacionamento com entidades e atores do cacau, construção de confiança, identificação de sinergias e obtenção de suporte para identificar demandas do setor.

Um futuro sustentável para o cacau

Tendo em mente que a cadeia de suprimentos do cacau possui diversos pontos de fragilidade, a Mars desenvolveu uma estratégia sustentável para criar um caminho para os produtores de cacau, suas famílias e suas comunidades prosperarem, uma vez que eles são o centro dessa estratégia. O Cocoa for Generations, lançado em 2018 e apoiado por um investimento de mais de US﹩ 1 bilhão nos próximos anos, tem como principal objetivo concretizar a visão da Mars de um futuro sustentável para o cacau, aumentar a renda do pequeno agricultor, proteger as crianças e preservar as florestas. A principal medida que auxilia o cumprimento dessa meta é garantir que 100% do cacau fornecido para a produção dos chocolates Mars Wrigley seja rastreável, ou seja, adquirido de forma responsável em todo o mundo até 2025.

"A Mars é referência internacional no estudo do cacau e nossa paixão e compromisso por essa matéria prima e ciência faz com que os resultados sejam ainda mais positivos para a cadeia de suprimentos e todos os envolvidos. Estamos comprometidos com o meio-ambiente, as pessoas e a economia, principalmente das comunidades que fazem parte de nossa cadeia de fornecedores, além de colaborar diretamente para atingirmos as estratégias sustentáveis da empresa. E faz todo sentido investirmos em iniciativas no Brasil, afinal, o País é uma das grandes apostas de negócios para Mars globalmente. Apesar de todos os desafios econômicos pelos quais nosso País passa no momento, mantemos firme o propósito de expandirmos nosso negócio e solidificarmos as nossas marcas.", afirma Mariana Lucena, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Wrigley Brasil.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US﹩ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, em linha com o seu propósito de "Criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto