Logo
Imprimir esta página

Engajamento e clima organizacional à distância no Grupo Locaweb

Área de Gente & Gestão é responsável pela transformação cultural e cuidados com saúde dos colaboradores no home office

Engajar colaboradores à distância parece muito desafiador no cenário atual, mas para o Grupo Locaweb, empresa de serviços digitais Business to Business que tem uma equipe de recursos humanos estruturada e dedicada a saúde e bem-estar dos colaboradores, as mudanças não foram vistas com resistência.

A empresa tem consolidado há quatro anos o Programa Conexão Saúde, voltado a saúde física, mental e financeira, que foi adaptado ao home office. Além disso, com o isolamento social por conta da pandemia, a empresa elaborou duas pesquisas especiais para esse momento, ambas no formato online. A primeira com o objetivo de medir a satisfação dos colaboradores quanto ao trabalho remoto, ações e benefícios oferecidos pela empresa no momento de pandemia, bem como a comunicação com os líderes e empresa. A segunda pesquisa foi aplicada para embasar o plano futuro da retomada gradual, compreendendo quão confortáveis os colaboradores com o retorno ao escritório, além de entender o cenário que o colaborador vive: se tem filhos em idade escolar, se mora com pessoas do grupo de risco, pontos essenciais que devem ser considerados quando chegar a hora dos times voltarem ao escritório.

"Desde a reestruturação do programa, temos um foco na saúde mental dos nossos colaboradores. Vimos que a tendência global era que as doenças mentais se tornassem cada vez mais frequentes. Assim, oferecer ferramentas para que os funcionários se cuidem demonstra a preocupação da companhia com o ser humano. A disponibilização de atendimento psicológico virtual, assim como as rodas de conversa são pontos que tem reforçado bastante o engajamento interno e essa percepção de cuidado, além dos benefícios de cesta básica e ajuda de custo para esse momento", conta Simony Morais, gerente de Gente & Gestão da Locaweb.

Outro ponto importante é uma comunicação clara, oportuna e transparente, sendo a chave para manter o engajamento com os colaboradores. O Grupo Locaweb procura manter uma relação próxima com os funcionários de diferentes áreas, unidades e cargos, criando novas oportunidades de interação entre as equipes. Além disso, a comunicação com a gestão foi fortalecida para propor soluções específicas para cada área, contribuindo no direcionamento e produtividade das equipes nesse novo contexto.

O papel do endomarketing também foi transformado para este momento. De ações e comunicações internas até todo o processo de experiência do colaborador em diversos sentidos, tudo em um esforço de juntar no digital quem está distante fisicamente há tantos dias. A nova visão dessa e das demais áreas do Recursos Humanos nesse momento tem sido fundamental para direcionar ações que foquem diretamente nas questões que precisam ser resolvidas com mais urgência, seja a comunicação sobre diretrizes da empresa, novos protocolos e a condução das ações de qualidade de vida.

"Somos uma empresa de tecnologia, mas que valoriza muito o contato humano. Era comum irmos nas mesas dos colegas para resolver pequenas questões do dia a dia e nunca perdemos a chance de fazer confraternizações, eventos e ações presenciais para reunir o time. Com a pandemia, estamos passando por uma transformação , com as pessoas dando mais atenção para a comunicação por e-mail e Instagram interno. Temos usado um misto de ferramentas para nos mantermos próximos das equipes, sendo que o líder tem um papel fundamental para o engajamento e sensação de segurança de todos", conta Morais.

No Grupo Locaweb as decisões são compartilhadas e o atual cenário trouxe desafios e reflexões sobre o estilo de liderança de cada um e como extrair as potencialidades dos times a distância. Para apoiar nesse processo, foi lançada a edição 2020 do programa de líderes em um formato online inédito, com temas sobre como desenvolver equipes de alta performance, negociação, influência, gerenciamento de conflitos e action learning.

Sobre a Locaweb

O Grupo Locaweb é um dos pioneiros em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital, que atua em três frentes: BeOnline, SaaS e Commerce, com o propósito de ajudar negócios a nascerem e prosperarem por meio da tecnologia. Com 22 anos de história, hoje a empresa conta com mais de 1.500 colaboradores, 400 mil clientes e 20 mil desenvolvedores parceiros. Ao todo são sete marcas: a All iN, especializada em marketing digital; a Delivery Direto, app de delivery para restaurantes; a KingHost, de hospedagem de sites; a Locaweb Corp, que entrega desde simples projetos até escopos totalmente customizados com atendimento exclusivo; Locaweb Pro, voltada para desenvolvedores e agências digitais; a Tray, voltada para o mercado de e-commerce; a Yapay, que lida com meios de pagamentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto