Logo
Imprimir esta página

Documentário “Onde a natureza faz história”, do Ecofuturo, estreia no Canal Futura

O filme, inédito na TV, vai ao ar neste sábado, dia 3, e apresenta o trabalho de proprietários rurais que unem geração de renda à conservação da Mata Atlântica

O Canal Futura, emissora referência em educação do Grupo Globo, exibirá o minidocumentário produzido pelo Instituto Ecofuturo, “Onde a natureza faz história”, neste sábado, 3 de outubro, às 21h, em todo território nacional. O filme, dirigido por Marcio Isensee e Sá, apresenta a história de pequenos e médios proprietários rurais de Mogi das Cruzes (SP), no entorno do Parque das Neblinas – reserva ambiental gerida pelo Instituto –, que participam de um projeto que é realizado há mais de 10 anos pelo Ecofuturo, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável da região.

O documentário traz o relato de diversos proprietários que transformaram suas relações com a vegetação remanescente em seus territórios, valorizando a importância da restauração e conservação da Mata Atlântica e, ainda, descobrindo oportunidades de geração de renda a partir do cultivo de espécies nativas. A produção é um retrato do trabalho construído a diversas mãos, em mais de uma década de projeto, e mostra a troca de saberes, o cultivo das relações, a promoção do conhecimento e, também, a história da área e das pessoas que trabalham pela sua proteção.

Além da estreia neste sábado, o curta-metragem será reexibido nos dias 5/10, às 3h, em 07/10, às 2h, e no dia 10/10, às 2h. O Futura é transmitido em todo o País pelas principais operadoras por assinatura e em canais de TVs universitárias parceiras e na TV aberta por meio das antenas digitais. A emissora também está disponível no serviço de streaming gratuito Canais Globo. Não perca!

Sinopse | Onde a natureza faz história
(19:54min) | 2020
Em Mogi das Cruzes (SP), produtores rurais contribuem com a proteção da Mata Atlântica e promovem o manejo de produtos florestais, como frutos da palmeira-juçara e cambuci. É uma estratégia que integra o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental. A presença do Parque das Neblinas na região fomentou a criação de uma rede de proprietários que, desde 2008, se reúne para troca de conhecimento, visando a valorização da floresta em pé. Com cerca de 80% dos remanescentes de Mata Atlântica dentro de propriedades privadas, esta iniciativa é fundamental para a manutenção dos recursos florestais e hídricos na grande São Paulo, além da transformação positiva da realidade local.

Para assistir ao trailer, clique: https://fromsmash.com/g0NzdFJkWh-et

Sobre o Parque das Neblinas

Certificado pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto