Logo
Imprimir esta página

Arujá ganha pontos de entrega voluntária para coleta de vidro

Styllus Supermercados e Vila Gastronômica agora têm PEVs para coleta de vidro; quatro condomínios também ganharam pontos de entrega voluntária

A cidade de Arujá (SP) conta agora com seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coleta de vidro. A iniciativa, que garante que as embalagens de vidro pós consumo possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem serem descartadas no meio ambiente, é da MassFix, prestadora de serviços de coleta, separação e processamento de cacos de vidros oco/embalagens, planos e laminados que fornece matéria-prima para produção de novos produtos em vidro.

Os PEVs estão localizados no Styllus Supermercados e na Vila Gastronômica e são abertos a toda a comunidade. Nestes PEVs podem ser entregues vidros planos e vidros de embalagens (confira abaixo como separá-los corretamente). Outros pontos foram instalados nos condomínios Arujazinho IV, Arujá Country Club, Arujá Lagos Residencial e Loteamento Arujá 5, mas são apenas para uso dos condôminos.

Tipos de vidro e como separá-los para entrega no PEV

Vidros de embalagens (ocos) - São as garrafas, potes, vidros de perfume e similares. Para entregar no PEV, retire as tampas das garrafas e potes (as tampas de plástico e metal devem ser entregues para coleta seletiva).

Vidros planos - São aqueles empregados na construção civil, em vidraçarias, distribuidores e em indústrias, como a automobilística, de janelas, box e móveis. Para entregar no PEV, separe o vidro da madeira e/ou alumínio e dos restos de obras, como cimento, argamassa, pedaços de tijolos e pedras. No caso de para-brisas, retire as borrachas e outras peças.

Nunca misture porcelanas, louças, cerâmicas e similares, pois esses materiais não são reciclados.

Benefícios da reciclagem do vidro

Usar cacos de vidro nos fornos de produção de novas garrafas e potes traz grandes benefícios ambientais, entre eles a redução do consumo de recursos naturais, como areia, barrilha e calcário. Além disso, reciclar vidro é mais econômico do que produzir vidro a partir de matérias-primas virgens, pois demanda menos energia no processo de fusão, e também reduz a emissão de CO2.

O vidro é 100% reciclável, infinitamente, seja fundindo-o com uma parte de matéria-prima virgem, seja fundindo somente com cacos de vidro. O material apresenta excelente desempenho no processo de reciclagem, sem perda nenhuma de volume. Com um quilo de cacos de vidro pode-se fazer um quilo de vidro novo.

Como o vidro é reciclado?

O processo de reciclagem do vidro consiste nas etapas de triagem, separação de contaminantes, trituração e molde. Na primeira etapa, o vidro é separado de acordo com seu tipo e cor, o que vai facilitar os próximos passos da reciclagem. Após serem separados, os vidros são separados de contaminantes para remover todas os elementos que não são vidros, como gargalos, tampas, pedras, porcelanas, metais e etc.

Em seguida, o material é triturado em pedaços, comumente chamados de cacos, que vão para as recicladoras, como a Verallia, fabricante de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Cliente da MassFix, as fábricas da Verallia no Brasil utilizaram 53% de caco reciclado na produção em 2019.

Na última etapa, a do molde, a fabricante de embalagens funde os cacos de vidro em fornos com temperatura acima dos 1.300°C. Com o vidro derretido, a indústria de embalagens o usa na produção de novas garrafas e potes, que vão para diversas fábricas de alimentos e bebidas para envasar seus produtos.

Letícia Zydowicz, gerente de EHS da Verallia, acrescenta que para cada 10% dos cacos de vidro que entram no processo produtivo, são usadas aproximadamente 3% a menos de energia, com redução proporcional de emissão de CO2. “Escolher o vidro para ser a embalagem preferencial de seus produtos não é apenas uma escolha econômica, mas é, principalmente, um caminho inteligente e consciente. A nossa linha de produtos é eco-projetada, ou seja, atende aos requisitos técnicos, otimizando o uso de recursos naturais”, completa Letícia.

“Sabemos que temos papel fundamental para a preservação dos recursos naturais de nosso planeta. Incentivamos a reciclagem não apenas porque esse é o nosso negócio, mas porque construir um amanhã mais limpo é fundamental para garantir um futuro para as próximas gerações”, finaliza Juliana Schunck, diretora da MassFix

Endereços dos PEVs de vidro no Arujá

Styllus Supermercados

Rua Major Benjamin Franco, 555, Jardim Vitória

Vila Gastronômica

Rua Jurandir Sanches Maiolino, 135, Caputera (no estacionamento Station Park)

Sobre a MassFix

A MassFix trabalha na gestão de resíduos de vidro, oferecendo o serviço de coleta, limpeza e preparação para a reciclagem nos mais diferentes segmentos, coletando e fornecendo todos os tipos de vidros. São três unidades: Mogi das Cruzes (SP), Guarulhos (SP) e Contagem (MG). Acompanhe a MassFix no Facebook e no LinkedIn. Para mais informações acesse www.massfix.com.br.

Sobre a Verallia

A Verallia é a líder europeia e a terceira maior produtora global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, com soluções inovadoras, personalizadas e ecológicas. O Grupo registrou receita de 2,6 bilhões de euros e produziu 16 bilhões de garrafas e potes em 2019. A Verallia emprega cerca de 10 mil pessoas e tem 32 fábricas de produção de vidro em 11 países. A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA - ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br.

A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto