Logo
Imprimir esta página

Brasileiros se abrem para inclusão e querem que todos tenham as mesmas oportunidades

Lives, comemorações de jogadores de futebol e um grande interesse no curso de LIBRAS definem novos rumos para a Educação e a sociedade

O Brasil, pós-pandemia, traz desafios indiscutíveis à garantia de direitos iguais no tocante ao acesso à informação, comunicação, liberdade de expressão e participação democrática. Há tempos existem políticas que favorecem e, de certa forma, incluem pessoas com deficiência no âmbito social e profissional, no entanto, ainda falta muito para diminuir a estigmatização e a exclusão social.

Não podemos negar que uma boa parte da população brasileira, finalmente, entendeu que é preciso incluir e não excluir os cidadãos, independente da deficiência que portam. Igualmente, não podemos negar que bons exemplos, neste sentido, estão sendo vistos no panorama social, desde o início da quarentena, como lives musicais da Marília Mendonça, do Thiaguinho, da dupla Simone e Simaria e Vitor Kley, com a presença de intérpretes de LIBRAS. E esta é uma tendência que vemos também no mundo do esporte, por meio de jogadores de futebol como Marinho (do Santos) e Thiago Galhardo (do Internacional) que, nas últimas semanas, comemoraram os gols em LIBRAS no intuito de tornar o esporte mais inclusivo.

Porém, as demonstrações não param por aí, tendo em vista que a WR Educacional, empresa da área de educação com mais de 3 mil cursos livres on-line, registrou um aumento de 12,78% na procura dos cursos de Libras, Noções Básicas sobre o Autismo, Educação Inclusiva e Educação Especial.

Para Francislene Lopes Soares, Diretora Pedagógica e uma das fundadoras da plataforma, "o interesse por esses cursos cresceu não só porque as pessoas estão vendo mais ações inclusivas por parte do Governo e das mídias nacionais mas também pelo fenômeno da globalização. Esse grande boom tecnológico, que foi o advento da internet, trouxe um novo olhar ao ser humano, uma vontade de encurtar distâncias, de aprender/ensinar coisas novas, ajudar e participar da inclusão de pessoas com deficiência neste novo mundo. Aprender LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é como aprender um novo idioma, é se inserir no mundo do outro e inseri-lo no nosso."

Além disso, para a fundadora há, ainda, a questão de que profissionais da área da Educação estão se preparando para o retorno às atividades presenciais e cresce o desejo se esforçar, ao máximo, para tratar todos os alunos com igualdade. Por isso, eles estão em busca de um aperfeiçoamento profissional, uma capacitação como esta que oferecemos aqui na WR Educacional, a fim de que sejam não apenas professores, mas também facilitadores do novo idioma e da inserção social de alunos com deficiência.

Dia do Surdo

Dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo e durante o mês estão acontecendo diversas atividades de conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

Entretanto, por que setembro? O mês foi escolhido pelos surdos para comemorar e relembrar a luta por seus direitos devido ao fato o INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos, ter sido fundado no dia 26 de setembro de 1857.

Uma das maiores demandas dos surdos são referentes aos governos e estados criarem mais escolas bilíngues para o ensino das LIBRAS e a fundadora e Diretora pedagógica da WR Educacional explica, a seguir, o porquê.

"Esses cursos são importantes para profissionais da área educacional que precisam ter o conhecimento das linguagens e do tratamento as crianças e adolescentes especiais. Ele contribui para a educação, mas também é um ensino fundamental para o convívio do dia a dia", finaliza.

"Esses cursos possibilitam, aos educadores, o conhecimento de novas linguagens e realidades do cotidiano de crianças e adolescentes especiais, com múltiplas deficiências e/ou com deficiência auditiva. Neste último caso, o conhecimento de LIBRAS vem facilitando a comunicação e o convívio com os que possuem esta deficiência, os surdos e mudos, bem como sua inserção social. O professor, mais do que nunca, deve ser uma ponte facilitando o processo de ensino/aprendizagem e a inclusão social promovendo a igualdade entre seus educandos apesar da diversidade e da individualidade de cada um. Isto posto, neste momento, não há ferramentas mais necessárias que o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de práticas que levem à educação inclusiva, à educação especial e o conhecimento e reconhecimento de transtornos como o Autismo, a Síndrome de Asperger, deficiência mental e outras."

Sobre a WR Educacional

A WR Educacional possui uma gama enorme de cursos livres, gratuitos e de nível básico voltados para atender às necessidades dos alunos, dos profissionais e de todos que prestam ou têm interesse em prestar concurso público. Ademais, todos os seus cursos possuem certificado válido em todo o território nacional, carga horária aprovada, conforme os critérios do Ministério Público de Minas Gerais e pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Logo, seus certificados são úteis para atualização de seu currículo, para comprovação de títulos em concursos públicos e, até mesmo, como comprovação de horas complementares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto