Logo
Imprimir esta página

Dia do Sorvete: pesquisa revela principais hábitos de consumo da sobremesa entre brasileiros

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Levantamento feito pela Takasago mostrou que 49% dos entrevistados consomem sorvete pelo menos uma vez por semana

Para celebrar o Dia do Sorvete, comemorado hoje (23), a Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – fez uma pesquisa de hábitos de consumo da sobremesa entre os brasileiros e compilou dados interessantes. O levantamento mostra, por exemplo, que 49% das pessoas entrevistadas consomem sorvetes pelo menos uma vez por semana, sendo que 43% tomam como sobremesa após o almoço ou jantar. Entre os sabores frutais, o preferido é o de morango. Já entre os indulgentes é o de chocolate. A pesquisa foi feita com 80 pessoas, sendo 75% do gênero feminino e 25% masculino; 33% têm entre 35 e 44 anos. Os participantes receberam um link para responder a um questionário on-line.

O sorvete sempre esteve presente nos lares ao redor do mundo. Ele surgiu na China há quatro mil anos como um doce feito à base de leite e arroz congelado na neve. Só em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes, inaugurando, assim, a primeira sorveteria da história. A partir daí, lojas foram surgindo no mundo todo, abrindo portas para um universo de diferentes sabores e texturas geladas encontradas no mundo inteiro.

No Brasil, a importância da sobremesa é grande, ainda mais se levarmos em conta o clima. De acordo com a Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o país é o 10º maior produtor mundial de sorvetes. Essa paixão nacional, segundo a entidade, movimentou R$ 13 bilhões em 2019. O Brasil ocupa a sexta posição entre os países no mundo que mais consomem sorvetes: são 5,5 litros por habitante/ano. “Temos uma demanda forte para o desenvolvimento de novos aromas para movimentar a indústria do sorvete no Brasil, principalmente, para o verão, época de maior consumo. Diante disto, estamos sempre antecipando novas tendências e desenvolvendo conceitos de produtos para diferentes públicos, utilizando diversas abordagens e estudos com consumidores”, explica Rafaela Bedone, Gerente de Marketing & Consumer Insights de aromas na Takasago.

“Em especial, nesses meses que antecedem o verão, a demanda de aromas cresce para a categoria do sorvete. Os consumidores se interessam por produtos refrescantes, sabores frutais e com algum benefício, como adição de suco para sentirem o gosto real da fruta ou redução de açúcar. Já nos dias mais frios, como sobremesa ou para momentos de relaxamento, procuram por produtos mais premium com sabores indulgentes, demandando opções com texturas diferenciadas com inclusões como pedaços de chocolates ou nuts para uma experiência melhor”, adiciona Rafaela.

Diante da crescente demanda por novos conceitos, a Takasago fez seu estudo com consumidores para direcionar o desenvolvimento de novos aromas para a indústria. Confira os principais resultados da pesquisa:

- Frequência:

49%: pelo menos uma vez por semana; e

15%: de 2 a 3 vezes por semana.

- Preferência de sorvete

42%: Massa (pote 1l/2l)

25%: Quilo

16%: Pote individual

14%: Picolé

- Momento de consumo

53% consomem sorvete por quilo à tarde;

43% consomem picolés após o almoço, como sobremesa;

33% consomem sorvete de pote após o jantar, como sobremesa.

- Aspectos importantes na decisão de compra

76% Sabor

29% Textura

- Sabores favoritos

Frutais: Morango, Limão, Coco, Abacaxi, Uva

Indulgentes: Chocolate, Avelã, Mousse de Limão, Cookies & Cream, Chocolate e Nozes.

Sobre a Takasago

Fundada no Japão há 100 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto