Brasil, 20 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Primeira rede de franquias do Brasil voltada para o ciclismo chega ao território mineiro

Sportix Bike Shop chega à Belo Horizonte com a expectativa de acompanhar um mercado promissor de bikes na região

Famosa por seus charmosos botecos e uma gastronomia de dar inveja ao restante do país, Belo Horizonte também chama atenção por outros motivos. Suas ruas arborizadas e ciclovias em expansão são um convite a fomentação da prática do ciclismo na cidade. Por isso, não é à toa que notícias indicam que a cidade deve ultrapassar a meta de 200 km de ciclovias em funcionamento até o fim de 2016.

E o número de pessoas circulando de bike pela capital mineira impressiona. Dados coletados por grupos de ciclistas locais revelam que o número de praticantes transitando por Belo Horizonte (MG) aumentou em 380% em seis anos. Grupos esses que fazem toda a diferença no desenvolvimento dessa cultura na região.

E é em meio a essa cultura que apaixonados por bike como Merck Marra Júnior investem. Engenheiro de minas, pós-graduado em Negócios, com 25 anos de atuação na indústria de cimento na área de processos, o empreendedor desistiu do cargo de diretor industrial de uma grande empresa para abrir seu próprio negócio, em um ramo complemente diferente do seu. Depois de todos esses anos na indústria, o engenheiro Merck, de 50 anos, começou a se questionar se não poderia atuar em uma área que agregasse valor à sociedade de alguma forma. “Além disso, eu buscava uma atividade que me proporcionasse mais satisfação pessoal”, conta ele. E assim, surgiu a ideia de abrir um negócio na área de esportes, especificamente, com bicicleta, sua eterna paixão.

E foi nessa linha que o engenheiro apostou suas fichas recentemente. Resultado? A inauguração, em 18 de julho, da unidade da rede de franquias Sportix Bike Shop, em Belo Horizonte. A rede de bicicletas e acessórios pioneira no Brasil, voltada a ciclistas profissionais e amadores, chega com o pé direito em terras mineiras, estreando sua primeira unidade no Estado.

Merck passou a fazer parte de um grupo que não para de crescer. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) apurou um crescimento nominal de 7,6% na receita do setor no 1º trimestre, deste ano, comparado ao mesmo período de 2015. O faturamento foi de R$ 31,331 bilhões subiu para R$ 33,709 bilhões. E dentre os segmentos que apresentaram maior crescimento nesse período destaca-se: Esporte, Saúde Beleza e Lazer, com 12%, da fatia total.

Nas palavras do novo franqueado: “Decidi trabalhar por conta própria em um ramo que me desse prazer” – pensamento que deve permear a mente de muitos brasileiros atualmente. Ciclista e apaixonado por bikes, outro motivo o incentivou a voltar suas forças a esse novo investimento foi a sensação de “vender saúde”.

Ele conta que uma pesquisa realizada na Europa recentemente revelou que a cada R$ 1 investido no ciclismo, consegue-se uma economia de R$ 4 no sistema de saúde. “Então, existe uma tendência de crescimento do mercado, a medida que as pessoas tomam conhecimento dos benefícios que o ciclismo pode trazer para sua saúde”, explica.

Mas, apesar de ser amante do ciclismo, faltava a Merck um pouco de conhecimento técnico, específico do ramo. “Por isso, decidi buscar esse conhecimento em franquias”. E no caso da Sportix, o que mais me o atraiu foi a inovação da rede nesse segmento, a proporção do investimento, o conhecimento técnico e as condições diferenciadas de compras.

O novo investidor também acredita no poder do ciclismo como solução para a mobilidade urbana e fomentador de boas práticas para o meio ambiente. “As pessoas estão começando a se importar com as emissões de dióxido de carbono que os veículos emitem e optam, cada vez mais, pela bicicleta como um meio de transporte não poluente – é um perfil de ciclista urbano que vem aumentado no Brasil”.

E apesar das incertezas que envolvem todo novo negócio, as expectativas do novo franqueado são otimistas. “Pretendo superar o plano de negócios da rede até o final de 2016, oferecendo produtos de ponta em termos de tecnologia e excelência em serviços”, revela. Afinal, na análise de Merck, em Belo Horizonte e região, a demanda, tanto por bikes esportivas e urbanas, é grande atualmente. “O perfil dos consumidores é variado, mas, tem a predominância de atletas e esportistas mais jovens. A região é muito forte em mountain bike, mas o ciclismo de estrada está crescendo também com a popularização do triathlon”, revela. “Espero um crescimento consistente no mercado de bikes, no geral, em patamares de 10% ao ano”, finaliza Merck.

Planos de Expansão

Essa unidade em Belo Horizonte representa mais um avanço nos planos de expansão da Sportix, que já possui três unidades – São José do Rio Preto, Alphaville (Barueri) e Salvador (BA) –, e não para de crescer. A próxima loja deve ser inaugurada em Natal (RN). “Nossa meta é fechar 2016 com, no mínimo, oito unidades pelo país, no total”, conta Fernando Lucas, diretor executivo da Sportix Bike Shop. Em 2015, a rede Sportix Bike Shop faturou R$2,5 milhões, a meta para 2016 é que esse valor chegue a R$6,8 milhões e, em 2017, a R$11,5 milhões.

INCENTIVOS AO CICLISMO EM BH

A cidade possui diversas associações para incentivar o uso da bicicleta. Uma delas é a Mountain Bike BH, formada por ciclistas amadores que incentiva a prática do esporte com segurança. Outro grupo é a Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo), uma instituição sem fins lucrativos, formada por cidadãos que defendem o direito da bicicleta como transporte pelas vias da capital. A BH Em Ciclo participa do planejamento urbano da cidade, promove discussão com gestores públicos e capta as demandas dos ciclistas.

E a Sportix Bike Shop BH também está nessa onda. Segundo Merck, a loja tem a expectativa de criar um ponto de encontro onde os ciclistas podem aproveitar a estrutura do “bike café” para se reunirem, trocar experiências, assistir a vídeos ou simplesmente tomar um café! “Além disso, a loja promoverá eventos para os ciclistas que já curtem dar uma pedalada e para aqueles que pretendem iniciar no esporte, mas ainda precisa de um ‘empurrãozinho’”, adianta o franqueado.

SOBRE A SPORTIX BIKE SHOP

Baseado em modelos de negócios do segmento no exterior chega ao Brasil a Sportix, a primeira franquia de bicicletas com acessórios voltada a novos e experientes ciclistas. No mercado desde 2007, a marca é importadora exclusiva de conceituadas marcas mundiais voltadas ao ciclismo, além de desenvolver e comercializar sua própria linha de produtos e vestuários. Com sucesso de sua marca própria e a consolidação do seu nome no mercado, a Sportix Bike Shop entrou em 2013 para o franchising e iniciou seu processo de expansão em 2015. Além de ser pioneira no segmento, a rede também possui uma das melhores e maiores lojas, voltada ao ciclismo, do Brasil.

www.sportix.com.br

Sportix Bike Shop Belo Horizonte

Avenida dos Bandeirantes, 20, Bairro Sion, Belo Horizonte (MG)

Contato: (31) 3318.5370