Logo
Imprimir esta página

Como concorrer a uma vaga se não tenho experiência?

O mercado de trabalho sempre foi desafiador e competitivo, com a pandemia, a instabilidade e a elevada taxa de desemprego, jovens entre 18 e 24 anos ocupam a maior parcela dentro desse nicho. Concorrer a uma vaga sem experiência parece ser impossível. Mas não é!

A especialista em recolocação profissional Ana Chauvet ensina dicas para ingressar no mercado mesmo sem experiência.

1. Estude: Antes de mais nada é necessário que o candidato tenha estudado a empresa que quer trabalhar. Saiba a missão, os valores e objetivos. Entenda se realmente aquela vaga ou instituição faz sentido. “Não adianta sair disparando currículos para todas as vagas sem saber se você está dentro do perfil procurado, se aquela empresa é o que você realmente quer para um crescimento profissional, se está dentro dos valores que você compactua”.

2. Tudo igual: “Disparar currículos iguais e genéricos podem ser um desperdício de tempo. Se você escrever um currículo focado em cada vaga que realmente quer participar da seleção terá um sucesso maior”.

3. Autoconhecimento: “Destaque no currículo suas habilidades, suas experiências e o que aprendeu em cada uma delas. Não use respostas clichês, seja verdadeiro e autêntico. O currículo é a porta de entrada e para que você tenha um destaque maior é necessário que você transpareça nele realmente o seu potencial”.

4. Surpreenda: “Seja original. Surpreenda. Coloque no currículo um link para uma apresentação em vídeo, ofereça suas redes sociais e mostre um portifólio, que pode ser de trabalhos feitos na faculdade”.

5. Claro e completo: “O currículo precisa ser claro e conter todas as informações primordiais. São elas: Dados pessoais; objetivo; formação cursos e habilidades; experiência profissional (caso tenha) e voluntariado”.

6. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o e-mail colocado no currículo pode te descartar da vaga. Ele precisa ser profissional, nada de apelidos ou simbolismos. A melhor opção é o nome e sobrenome.

7. Outro fator que pode desqualificar o candidato é a dificuldade de contactá-lo. Forneça números de telefone que você tem fácil acesso e que a empresa conseguirá te achar, incluindo telefones para recado”.

8. Complemente: “Estamos na era do online. Faça cursos online e enriqueça o seu currículo demonstrando que mesmo sem uma ocupação você está sempre tentando se atualizar e melhorar. Mas não saia fazendo qualquer curso. Procure por especializações que irão complementar ou serão diferenciais para aquele cargo que você deseja ocupar. Não é necessário colocar todos os cursos que você já fez no currículo e sim, ser objetivo e colocar somente os que podem te qualificar ainda mais para a vaga que está buscando”.

9. Formação acadêmica x mercado de trabalho: “Quando o candidato está procurando por uma vaga no meio acadêmico ele pode dar mais destaque a formação profissional. Já para o mercado de trabalho as experiências profissionais são mais valorizadas. Para quem não tem essa experiência, deve -se valorizar ainda mais as qualificações”.

10. Complemento: “O candidato pode colocar no currículo trabalhos informais, contato que eles tenham tido uma frequência e estejam de acordo com a vaga que se quer conquistar. Participações em ONGs, prêmios, reconhecimentos e trabalhos voluntários também podem ser colocados e irão complementar”.

11. Whatshapp: “O mesmo cuidado que o candidato deve ter em suas redes sociais, se colocadas no currículo, deve estar presente no whatshapp, quando ele é o número fornecido a empresa. Cuidado com a foto e com as citações usadas no status. Tudo será avaliado pelo recrutador”.

12. Truques de mestre: “Currículos não podem ter milhões de páginas, devem ser salvos em PDF, carta de apresentação podem ser um diferencial, assim como cartas de recomendações (que para quem não tem experiência pode ser feita por um professor, por exemplo), networking é fundamental e pode ser feito por redes sociais, como o LinkedIn”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto