Logo
Imprimir esta página

Amazon: cada vez mais impactando nossas vidas

Vivaldo José Breternitz

Talvez ainda não tenhamos percebido os impactos que o crescimento da Amazon trará à nossa vida diária, provavelmente porque a empresa ainda não está muito presente no Brasil.

Alguns desses impactos serão positivos, ao permitir-nos comprar com mais conforto e muitas vezes gastando menos, em função da economia de escala obtida pela Amazon ao negociar grandes quantidades com produtores, além de seu refinado sistema logístico. Também haverá impactos negativos, com muitos pequenos varejistas fechando as portas, por não conseguirem concorrer com a gigante, por exemplo.

Para termos uma ideia da proporção que as operações da Amazon estão tomando, vamos analisar o que ela faz em termos de aumento de seu quadro de pessoal, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá, onde está contratando mais 100 mil trabalhadores para seus centros de distribuição, altamente automatizados com o uso intensivo de robôs e inteligência artificial; 100 novos centros foram abertos neste mês.

A empresa já havia contratado 175 mil novos funcionários em março e abril, dentre os quais 50 mil temporários - atingindo assim 1 milhão de funcionários em todo o mundo. A título de comparação, os grandes bancos brasileiros, Bradesco, Brasil e Itaú, tinham, cada um, por volta de 100 mil funcionários no início de 2019.

O menor salário pago a esses trabalhadores é de US﹩ 15 por hora, mas em determinados locais, onde a mão de obra é mais escassa, há um bônus de mil dólares na assinatura do contrato. A empresa tenta preencher outras 33 mil vagas nas áreas administrativa e de tecnologia, com salário médio anual de US﹩ 150 mil, incluídos benefícios.

Esse exército ajudou a empresa a lucrar 5,2 bilhões de dólares no segundo trimestre deste ano, mesmo tendo gastado cerca de 4 bilhões em iniciativas ligadas ao combate à covid-19.

É assustador pensar no poder de uma empresa desse porte e que segue crescendo.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto